A realidade ilusória | Desvendando o que engana nossos olhos

Divulgue e opinie
Leitura: 3 min.

A observação é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas por quem deseja ser um analista do comportamento não verbal. Devemos ter cuidado com as ilusões reais.  Tratei disso na postagem intitulada: O que uma pessoa precisa para ser especialista em linguagem corporal? na qual você poderá ter mais informações sobre a capacitação que precisa para ser um analista profissional.

Apesar de, no geral, as pessoas interessadas nesses assuntos serem muito prudentes e atentas, noto que acreditam demasiado em seus sentidos, principalmente não visão.

A observação compõe-se de um conjunto de tarefas que dependem da visão e da forma como processamos as imagens. Entretanto, nosso Sistema Nervoso Central pode nos pregar algumas peças se não tivermos cuidado.

Vou dar um exemplo e peço que observe o vídeo abaixo:

Muita gente cai nesse golpe e não deve existir Carioca que não parou no Largo da Carioca para ver esse estilo de jogo. A rapidez com que se faz o movimento impede que percebamos a troca das fichas. O jogador vai jurar que acompanhou a ficha marcada desde o início. Entretanto, na realidade, ele acompanhará enquanto o golpista quiser.

 

Prestamos atenção em mais de uma coisa simultaneamente?

Nossa percepção é assim. Não temos toda a capacidade que pensamos possuir. Nem mesmo os nossos olhos são confiáveis o suficiente. Quando julgamos que “vimos” algo, pode ser que não tenhamos visto de fato.

Vejamos outro vídeo mais impressionante ainda:

https://vimeo.com/62062878

 

♦ ATENÇÃO

Percebeu como não somos capazes de prestar atenção a diversos eventos simultâneos.

Mudaram o set de filmagens, os acessórios da roupa do mágico e a maioria das pessoas nem nota essas modificações.

Nunca esqueça disso quando estiver observando o comportamento das pessoas, pois, assim como numa mágica, seus olhos podem não ver o que deviam.

 

Quais são as implicações para a observação do comportamento humano?

Mais um exemplo:

1 - Leia o que está escrito:2 - Depois clique aqui3 - Explicação

ilusões reais

Você deve ter lido a seguinte frase:

frio-1

Será que é isso mesmo? Clique na próxima aba.

Isso estava escrito Veja novamente
frio-2 frio-4

É óbvio que a expressão HQIF EAZ EPJQ não tem significado na Língua Portuguesa.

♦ DICA

Completar a informação com base na experiência anterior nem sempre é uma vantagem.

É por esse motivo que devemos ser cuidadosos com a nossa percepção e nas operações que o nosso cérebro faz, principalmente quando não temos um controle consciente delas. Esses mecanismos “maravilhosos” do cérebro, assim como propagados por alguns, podem te ajudar ou te prejudicar. Vai depender da situação e da sua sorte.

Quando se trata de observação e análise do comportamento humano, devemos ser cuidadosos com essa tendência não-consciente de chegar a conclusões mesmo sem dispor de todos os elementos concretos necessários.

Não existe mágica!

♦ FATO

Esses mecanismos podem te colocar em situações embaraçosas e induzir que você tire conclusões erradas e se envolva em problemas com graves consequências, dependendo das decisões que você tomar com base nessas informações que serão “completadas” pelo seu cérebro.

Se nós houvéssemos apostado que você não conseguiria ler a sentença inicial, ganharíamos a aposta.

♦ ATENÇÃO

Os estelionatários, por exemplo, usam muitos desses mecanismos para aplicar os seus golpes. Então é muito benéfico conhecer como tudo isso funciona. Existem ilusões reais.

 

Seu cérebro pregou uma peça em você, não?

Uma possível explicação para você ter conseguido ler e completar a frase acima se deve ao fato de que conseguimos usar o contexto para fazer previsões sobre o que está por vir.

Por exemplo, quando ouvimos um som que nos leva a esperar outro som, o cérebro reage como se já estivéssemos ouvindo esse segundo som.

Isso é semelhante à maneira como nosso Sistema Nervoso responde a um arranjo de letras ou palavras. À medida que ele decifrava cada palavra no exemplo acima, também realiza uma “predição” sobre as palavras que seguiriam para formar uma frase coerente

Além disso, existem outros processos psicológicos que podem facilitar ou dificultar nossas observações.

Aproveite e veja o artigo: Percepção do movimento biológico.

Em suma, nós antecipamos o que vemos, ouvimos ou percebemos.

 

Deep Fake: ilusões reais em vídeo

Não podemos nem mais acreditar em vídeos…. Existem ilusões reais. Há algum tempo surgiu uma tecnologia denominada de deep fake. Sua popularização se deu a partir de 2019, com o famoso ator Nicolas Cage, se passando pelo então presidente Donald Trump, e logo se tornou uma febre mundial.

Resultados impressionantes são conseguidos. Um exemplo é o clipe de sua música The Heart Part 5, no qual o rapper Kendrick Lamar utilizou deep fakes de nomes como Will Smith, Kobe Bryant e Kanye West. Somente um observador atento consegue perceber que se trata de uma edição.

O deep fake consiste em uma técnica baseada em deep learning, na qual algoritmos de Inteligência Artificial reconhecem padrões com base em um banco de dados. Após isso, o sistema reproduz os movimentos para se assemelharem ao vídeo de origem.

Veja um exemplo abaixo:

Acredite, não é Morgan Freeman!

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

3 comentários em “A realidade ilusória | Desvendando o que engana nossos olhos”

Opine sobre isso!