Quais são as mentiras famosas que marcaram a história?

Divulgue e opinie

Mentiras famosas, uma atrás da outra!

Navegando pela Internet a gente acha coisas interessantes. Recentemente vi um Blog sobre mentiras com um post intitulado “as maiores mentiras do mundo”.

Como a mentira é um dos temas que explicamos no Portal, resolvi reproduzir a matéria aqui, uma vez que a página somente está disponível no cache do Google e consta que o Blog foi desativado em outubro de 2009.

Mentiras FamosasAqui vai uma seleção de algumas das mentiras famosas da História.

 

Eva e a serpente no Paraíso

A primeira mentira que se tem notícia foi contada pela serpente à Eva no jardim do Éden. Para convencer a mulher a comer o fruto proibido, a serpente conta uma mentira, dizendo que, ao contrário do que Deus declarou, a desobediência não resultaria em morte. No entanto, o resultado da desobediência foi a expulsão tanto de Adão quanto de Eva do Jardim do Éden.

 

Bill Clinton e Mônica Lewinsky

Quando a ex-estagiária da Casa Branca, Mônica Lewinsky, revelou que teve um caso com o então presidente dos EUA, Bill Clinton, ele negou veementemente que tivesse tido relações sexuais com a moça, afirmando que era uma mentira.

À medida que foram surgindo evidências e testemunhos cada vez mais incriminadores, Clinton acabou por assumir, completamente constrangido, seu envolvimento com Lewinsky diante de todo o país.

 

Galileu Galilei e a Terra quadrada

Mentiras FamosasNo século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei conseguiu provas de que o planeta em que vivemos é redondo e não quadrado, como se acreditava na época. Mais que isso: descobriu que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o contrário.

Sua descoberta entrava em conflito o que pregava a Igreja e logo Galilei virou alvo da Santa Inquisição. Para fugir da execução, destino de quem discordava da Igreja naquela época, quando teve de prestar depoimento às autoridades clericais, negou tudo que tinha dito até então e declarou que concordava com a teoria da Igreja.

 

Vladimir Herzog e o suicídio

Em 1975, foram divulgadas fotos do corpo do jornalista Vladimir Herzog, preso político da ditadura, enforcado em sua cela. Segundo a versão oficial, ele teria cometido suicídio.

No entanto, depoimentos de outros presos políticos indicaram morte por tortura. A própria foto do corpo de Herzog evidencia a fraude e a mentira. A altura da qual pendia não era suficiente para que conseguisse se enforcar sozinho e seu corpo trazia marcas inegáveis de tortura. O legista que fez o laudo oficial na época confessou, anos depois, que nem sequer viu o corpo.

 

Tania Head e o 11 de setembro

Em setembro de 2006, o New York Times chocou o mundo ao revelar que Tania Head, um dos maiores ícones do 11 de setembro, era, na verdade, uma fraude.

A hispano-americana não apenas sustentava estar presente no WTC no momento do atentado como elaborou uma história complexa e comovente, se tornou presidente da associação de sobreviventes, brigou por auxílio do governo ao grupo, deu palestras etc. Cinco anos depois, o jornal revelou que Tania que, na verdade, se chama Alicia Esteves Head, nem sequer estava em Nova York na ocasião.

 

Gregos e o cavalo de Troia

Mentiras Famosas - cavalo-tria-ibralc-linguagem-corporalEm desvantagem na guerra contra Troia, os gregos usaram a mentira para virar a mesa. Fingiram render-se e, como prova de que aceitavam a derrota, presentearam os inimigos com uma enorme escultura de cavalo. Os troianos o aceitaram de bom grado e levaram para dentro de seu território.

No interior do cavalo, estavam escondidos soldados gregos que, na calada da noite, atacaram os troianos desprevenidos.

E para você, quais foram as mentiras famosas da história? Deixe o seu comentário ou história.

Link para as 11 maiores mentiras (em inglês)

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!