Nesse artigo explicamos que os golpes envolvem promessas e como um golpista te convence, prometendo algo que não tem condições de cumprir.
É a fase da promessa e faz parte de nossa série que mostra a radiografia dos golpes. Na matéria “Protegendo-se contra os golpes | Descubra como eles funcionam”, vimos que, no geral, os golpes têm três fases:
- A promessa;
- A adesão ou fidelização;
- O truque.
Veja a minha explicação sobre a fase da Promessa:
Quando explicamos a fase da promessa, dissemos que o vigarista precisa:
- (1) chamar a atenção da vítima;
- (2) estabelecer algum tipo de contato; e
- (3) introduzir a sua proposta.
♦ DICA
Para chamar a atenção da vítima, os picaretas utilizam um arsenal de técnicas que, em golpes mais elaborados, podem contar com a participação de outros comparsas, visando a dar mais credibilidade ao picareta que está interagindo com as vítimas.
Imagine a seguinte cena:
Você está com um amigo em um bar conversando. Passa alguém (a golpista) na sua frente e, nesse exato momento, outra pessoa a cumprimenta e diz: “você vinha tanto aqui, senti a sua falta!”.
♦ ATENÇÃO
Nada foi dito a você, entretanto a mensagem que os vigaristas querem que seja percebida é que alguém é frequentadora do bar e conhecida.
Isso ajuda a construir o ambiente de credibilidade para a abordagem. Se as vítimas forem homens e o protagonista do golpe uma mulher bonita, o objetivo de chamar a atenção estará quase que certamente atingido.
Logo em seguida, algum artifício será utilizado para estabelecer o contato. Muitos golpistas, depois de chamarem a atenção, deixam que as vítimas tomem a iniciativa.
♦ ATENÇÃO
A iniciativa da vítima é importante para parecer que não há intencionalidade dos pilantras na interação. Isso aumenta a credibilidade do encontro.
Em nosso exemplo, a vigarista esperará um pouco para ver se a vítima em perspectiva toma alguma iniciativa. Caso isso não ocorra, algum tema servirá de contexto para que o contato seja estabelecido.
Normalmente é uma pergunta. Pode ser algo sobre a qualidade da bebida que as vítimas estão ingerindo ou algo sobre o local. Qualquer coisa que sirva de motivo para estabelecer uma conversa.
♦ DICA
É importante ter atenção para interações que acontecem repentinamente.
É difícil identificar em ambientes nos quais se esperam interações aleatórias, como em bares e casas noturnas, por exemplo.
Nesse momento, outro evento qualquer pode ocorrer para dar continuidade à construção do ambiente de credibilidade.
Lembro-me de um golpe em que um dos picaretas pedia autógrafo à protagonista da trapaça para que ela passasse por celebridade. Mais uma vez, nada foi dito às vítimas. Entretanto, elas viram a pessoa dando autógrafo para um “fã”. Geralmente, isso é suficiente. Não é necessário falar, apenas encenar algo diante das vítimas.
♦ DICA
Uma das estratégias mais utilizadas nos golpes é criar situações que levem a vítima a inferir e estabelecer suposições que facilitem o engano. Podem ser relativas a profissões, posição social, etc.
Toda essa construção do ambiente psicológico ajuda a “desarmar” as vítimas para receberem melhor a promessa “irrecusável”, que é a grande característica dessa fase.
♦ EXEMPLO
Em nosso caso, a proposta pode ser a troca de um cheque de R$ 300,00 que a vigarista tem por R$ 200,00 em dinheiro que você tenha no bolso. Ou pagar a conta dela com seu cartão e ela te dá o cheque… coisas assim.
Descrito dessa forma, parece que ninguém cairia em um golpe desses, mas inserido em todo o contexto não-verbal e nos ambientes reais, qualquer incauto seria vítima fácil. Afinal, por que não ajudar uma celebridade que esqueceu os cartões e precisa apenas de R$ 200,00?
Normalmente, os estelionatários observam a vítima em potencial com cuidado, antes e durante a fase da promessa. Qualquer dificuldade que achem ser insuperável (como uma vítima cuidadosa, por exemplo), fará com que suspendam a operação.
Sob o ponto de vista psicológico, pessoas vaidosas, gananciosas ou apenas curiosas são vítimas potenciais e as mais procuradas pela atenta percepção dos estelionatários. Essas características as fragilizam brutalmente, tornando-as presas fáceis…
A curiosidade, apesar de inocente, pode trazer muitos danos.
♦ EXEMPLO
Lembro de um gestor de um dos meus locais de trabalho que comprometeu a toda a nossa rede de informática ao clicar em um link intitulado “veja a dança do anão pornô”.
Você, em sã consciência, clicaria num link desses? Pois bem, ele clicou. A consequência foi que a rede da organização foi desligada e levou duas semanas para que técnicos especializados pudessem solucionar o problema.
Quais são as estratégias preventivas contra as sedutoras promessas de um golpe?
- Guarde sempre reservas com estranhos que tentam iniciar uma conversa com você (apenas repetindo o velho conselho de nossas mães); Se a pessoa é desconhecia, faça perguntas (os golpistas odeiam perguntas, mas estão preparados para elas).
- Lembre-se de que quanto mais você dificultar, menos valerá a pena para os estelionatários e eles poderão mudar de ideia quanto a enganar você, pois há uma grande fila de pessoas esperando para serem lesadas.
- Perceba se as respostas são evasivas. Como os golpes envolvem promessas, qualquer desafio que você fizer a essas promessas será respondido de forma evasiva;
- Fique atento quanto à realização de alguma promessa ou proposta durante contato com desconhecidos, pois esse é o principal indicador de que você pode ser a vítima de um golpe. Porque alguém desconhecido, que te aborda de forma tão natural, teria uma proposta tão boa para te fazer?
♦ DICA
Para encerrar, lembre-se. Se uma proposta é boa demais para ser verdade, provavelmente ela não é verdadeira! Golpes envolvem promessas.
Artigo original elaborado em janeiro de 2013, atualizado e ampliado em agosto de 2022.
Boa leitura e um abraço
Sergio Senna
Nossos Cursos
Visite as nossas matérias em inglês – ELATI
Conecte-se ao IBRALE:
Receba nossa Newsletter
Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.
Nossos Temas
Aceleração Social Ansiedade Cientistas Famosos Conhecimento Básico Crenças e Valores Educação Socioemocional Emoções Emoções Básicas Estratégias e Dicas Golpes Influência Inteligência Emocional Linguagem Corporal Manipulação Mentira Mentira e Comportamento Mentira e Linguagem Corporal Microexpressões Persuasão Tecnologia e Emoções