A importância da sincronia com o ambiente.
No artigo anterior, “É hora do Show!“, pudemos observar a importância da coerência de um ambiente em relação aos seus objetivos (seja um programa de TV ou empresa). Demonstramos alguns erros cometidos em programas, e deixamos no final do artigo uma “dica” do que seria um cenário correto (coerência do ambiente em sincronia com a proposta do programa – o exemplo citado foi do programa “Agora É Tarde“).
Tais erros ainda são muito comuns. Além dos exemplos no artigo anterior, podemos ver diversos outros, e para tanto, basta assistir TV, ir ao Shopping, galerias, empresas, etc. Acreditamos que isto se deva a uma carência de conhecimento acerca da linguagem não verbal por parte dos cursos de Publicidade e Propaganda, bem como nos cursos de Arquitetura, mais especificamente sobre o conhecimento da influência que o ambiente exerce nas pessoas que interagem nele.
Você pode não perceber, mas o resultado de um ambiente bem sincronizado com sua proposta e público alvo faz a diferença (ou seja, possuir um ambiente “confortável”, em termos de linguagem não verbal, para o entrevistado, cliente ou até colaborador da empresa, e ainda, que o mesmo seja projetado de tal forma que atenda os desejos do programa/empresa – definindo por exemplo, se deseja um ambiente que propicie confrontos ou um trabalho colaborativo).
Para um melhor entendimento, sugerimos a leitura do artigo anterior “É hora do Show!“, onde demonstramos alguns erros cometidos na criação de ambientes (seja em programas de tv, lojas, stands, etc). O presente artigo trata-se de uma continuação.
Descontraindo o ambiente.
Além do recente programa de entrevistas “Agora É Tarde”, há muito mais tempo Marília Gabriela vem apresentando o programa de entrevistas “De Frente com Gabi“, e com uma habilidade incrível conseguiu sincronizar todos os aspectos do seu programa.
De Frente com Gabi
– O título do programa foi muito bem formulado, pois já demonstra qual o clima pretendido pela entrevistadora: o de extrair informações diferenciadas em relação à outros programas, através de perguntas mais “diretas”;
– Observe o cenário: uma mesa posta entre os dois, o que indicaria uma idéia de “confronto”;
– O fundo escuro do cenário, não tendo mais ninguém que desperte a atenção de ambos, ou influencie o direcionamento da entrevista (como programas de palco que possuem platéia). Este último item poderia também propiciar um clima maior de “intimidade” se a disposição da mesa e cadeiras fosse outro, mas escaparia a idéia central do programa, que é o “embate” entre entrevistador e entrevistado – em um nível mais intelectual.
Observe então, como parte da fama de entrevistadora dura/difícil da Marília Gabriela se deve ao ambiente do seu cenário.
Outros entrevistadores também tornaram o cenário do programa mais agradável, podemos perceber isso no “Ellen Degeneres Show“, vejam como os entrevistados (Kanye West e Caitlin Burke) ficam mais interessados e descontraidos:
Lembram-se da postura bem mais contida do presidente Obama anteriormente (mostrado no programa “The Tonight Show”, apresentado pelo Jay Leno)? O mesmo agora demonstra uma postura bem mais descontraida, conforme podemos observar na foto abaixo:
Se tiverem a oportunidade de assistir aos dois programas, irão perceber que no último (“Ellen Degeneres Show“) a grande maioria fica à vontade, o que faz com que os entrevistados se “soltem” mais, tornando o tom do programa bem mais informal e divertido. Evidentemente que os entrevistados poderão apresentar barreiras, mas estas podem apenas representar nervosismo pela entrevista na TV ou algum padrão (como forma de sentar, falar, gesticular, etc).
Observem o posicionamento das cadeiras na foto abaixo, que ocorreu no programa do “Ratinho”:
Como o quadro apresentado (entrega de resultado de DNA) sempre tem pelo menos dois participantes, o apresentador foi inteligente: deixou um participante de frente para o outro, sem nenhum tipo de barreira (o apresentador se posicionou de forma mais afastada, para que não ficasse entre os dois), e ainda, deixou ambos desprotegidos em relação a ele e a platéia.
Resultado do posicionamento propicia o conflito, e como o clima já não era agradável, observem o que aconteceu em seguida: confusão e embate, só que desta vez físico.
Mas será que o apresentador desejava o conflito? Pelo que conhecemos do programa, apostariamos que a resposta seria SIM! O apresentador, por vezes, se utiliza do conflito para aumentar a audiência.
Tais mudanças também podem ser observadas nos telejornais, que parecem, também, entenderem as vantagens da retirada de barreiras em um cenário (conforme explicamos no artigo “Prezado cliente, sinta-se em casa!“), observem um trecho retirado da reportagem “Telejornais e programas da Globo Nordeste se modernizam com novo cenário”, no site pe360graus.globo.com:
“Conseguimos uma evolução do nosso cenário. Agora nossos apresentadores estão numa área mais espaçosa, mais clean, o que colabora para não tirar a atenção do público. Os telespectadores ganham também com o dinamismo, com a riqueza de maneiras que a notícia pode chegar até eles”
Casa nova…hábito novo.
Para ficar mais claro, vamos comparar o Obama do “The Tonight Show” com o Obama do “Ellen Degeneres Show“, que anteriormente observamos por fotos. Conforme prometido no artigo anterior, disponibilizamos dois vídeos.
A comparação da mesma pessoa, através de vídeos, em ambientes e situações diferentes, é a melhor maneira de se perceber mudanças no comportamento “padrão” do sujeito.
Assistam o primeiro vídeo e em seguida o segundo, e observem as diferenças que explicamos ao longo dos artigos, acerca da influência do ambiente nas pessoas que interagem nele:
Entrevista no “The Tonight Show”
Entrevista no “Ellen Degeneres Show“
Após assistir aos vídeos, fica mais evidente a mudança da postura em ambientes diferentes. Enquanto no primeiro vemos uma postura mais defensiva e contida, no segundo podemos observar um Obama bem mais descontraido.
Evidentemente que a postura do apresentador, e outros fatores, influenciam no clima do programa, mas a proposta do presente artigo é demonstrar que o ambiente faz parte da equação final deste clima do programa – ou clima organizacional da empresa -, portanto, devemos ficar atentos e começar a dar-lhe o devido crédito.
De agora em diante, observe sua loja, stand e diversos outros ambientes, e se questione: meu ambiente está em sincronia com nossa proposta?
E você? O que pensa sobre isso? Deixe-nos o seu comentário!
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Edinaldo Oliveira
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