Aécio no SBT as expressões de desprezo continuam….

Como especialista, psicólogo, doutor, depois de tanto estudo e prática com mais de 13 anos trabalhando diretamente com políticos todos os dias, aprendi que são certas expressões que interessam nesses momentos. O que adianta dizer que alguém está nervoso? Não seria isso esperado de qualquer um em contextos de tanta importância?

Apos o debate entre os candidatos à Presidência da República na Rede Bandeirantes, escrevi um artigo no qual mostrei expressões de desprezo do candidato Aécio Neves. Destaquei a elevada frequência (7 vezes em cerca de 5 minutos) e mencionei que isso pode ser prejudicial para a sua campanha.

No debate ocorrido no SBT, as expressões estiveram novamente presentes, mas em uma taxa menor.

Muitas pessoas me questionaram sobre o porquê analisar essa expressão e não a linguagem corporal geral.

São certas expressões as que podem ser cruciais em um momento crítico da eleição. Por isso venho me dedicando a analisar uma que pode prejudicar o candidato Aécio Neves.

É importante destacar que esse fenômeno ocorre em nível EMOCIONAL  e não tem relação com as propostas ou soluções apresentadas para os problemas do Brasil.

 

Recordando o que é o duping delight

Expliquei que o duping delight:

O duping delight é um prazer proveniente do êxito de uma estratégia ou mesmo da antecipação psicológica desse êxito, não necessariamente associado ao ato de enganar.Sergio Senna

Veja o padrão na imagem abaixo:

Duping Delight

 

É caracterizado por esse sorriso discreto, normalmente unilateral, cujo deslocamento é provocado pela contração do músculo Bucinador. Não raras vezes, algumas pessoas podem fazer algum gesto obsceno oculto como o cidadão à esquerda da foto.

É importante destacar que é uma reação NÃO CONSCIENTE (durante os primeiros breves momentos). Depois a pessoa percebe e, normalmente, tenta controlar.

Veja o candidato Aécio Neves durante o primeiro bloco de perguntas e respostas no debate do SBT:

 

duping-sbt-1

 

Nesse momento era dito pela candidata Dilma: “Eu gostaria muito de saber por que vocês sempre torceram contra esse que é um dos programas mais democráticos” (Aécio olha para a câmera) ….

 

Aécio Neves e o Duping Delight no debate do SBT

A legenda das fotos contextualizam o que estava sendo dito ou ocorrendo na hora da expressão. Preste atenção a esses detalhes.

 

Como as expressões de desprezo podem afetar o eleitorado indeciso?

Diferentemente dos correligionários, os indecisos são afetados negativamente pelas expressões de desprezo. As pessoas que não têm compromisso emocional acabam sentindo uma certa aversão por essas expressões de narcisismo e orgulho soberbo…. Isso ocorre pois cada um de nós já foi vítima de alguém assim,  que pode ter ocorrido em várias intensidades emocionais. Ao ver as expressões, essa memória emocional é evocada e associada ao candidato.

Ao perceber tantos indicadores de desprezo e superioridade presumida, o eleitor indeciso tende a sentir AVERSÃO, pois há uma recuperação de suas emoções anteriores com esse tipo de expressão e com os demais comportamentos associados.

Isso não tem nenhuma relação com a competência ou preparo do candidato. Ocorre em nível emocional…. Daí a importância dessas minhas observações.

Nunca é demais lembrar que Cristovam Buarque perdeu uma eleição ganha no Distrito Federal em 1998 exatamente por essa mesma razão……

Conseguiu ver os indicadores não verbais que mostramos aqui? Aproveite e teste as suas habilidades.

 

Siga acompanhando nossas matérias. Veja uma seleção de artigos que vão te ajudar a entender a MENTIRA NA POLÍTICA:


Mentira na política - linguagem corporal

A mentira na política

Vivemos dias difíceis, nos quais a mentira na política tomou uma proporção imensa.... Observar a linguagem corporal pode te ajudar a melhorar as suas escolhas na hora das eleições. Abaixo, você encontra uma seleção de ...
Leia Mais

Um abraço

Sergio Senna

 


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Aécio no SBT as expressões de desprezo continuam..... Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/aecio-sbt-expressoes-de-desprezo-continuam/> . Acesso em 3 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2014). Aécio no SBT as expressões de desprezo continuam..... Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 3 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/aecio-sbt-expressoes-de-desprezo-continuam/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Comunicação Não Verbal, Conhecimento Básico, Curiosidades, Microexpressões, News, Política.

One Comment

  1. Muito interessante a abordagem e o aconselhamento à equipe de campanha de Aécio Neves. Acredito que seria de grande valia se o respeitável doutor abrisse o mesmo espaço para analisar as expressões faciais da outra candidata, Dilma Roussef, uma vez que aos olhos deste humilde telespectador, também revela desprezo e nojo principalmente quando recebe alguma crítica ao seu governo ou seu partido político. De outra forma, poderá ficar a impressão que sua avaliação tenha sido encomendada pelos adversários do candidato PSDBista.

Deixe uma resposta