Anatomia de um sorriso

Divulgue e opinie

Quando eu era criança, ouvi um ditado popular de que era preciso mais de 40 músculos para franzir a testa, mas apenas 15 para dar um sorriso.  A moral do ditado era que devíamos sempre sorrir por que era mais fácil e gastava menos energia. Vejamos então a anatomia de um sorriso.

Ouvi também versões desse dito em que variavam as quantidades de músculos envolvidos. Mesmo descobrindo que as coisas não funcionam assim, a ideia central (sorrir x franzir a testa) do ditado ainda me parece boa, mas não pelas razões apontadas.

A justificativa apresentada não poderia ser mais imprecisa, pois os principais músculos expressivos da face não passam de quarenta (segundo as maiores listagens).
Então, para acionarmos 40 músculos expressivos, precisaríamos da face inteira e mais alguma coisa, não apenas do Frontal (que o principal músculo responsável per franzirmos a testa).

Abaixo, listo os músculos expressivos da face (vejamos a anatomia do sorriso), com o número ao lado que indica existirem dois (bilaterais) ou apenas um músculo:

1. Frontal (1)

2. Depressor do supercílio (2)

3. Prócero (1)

4. Corrugador do supercílio (2)

5. Levantador da Pálpebra Superior (2)

musculos-da-face-sorriso-ibralc-linguagem-corporal-3

6. Orbicular dos olhos (2)

7. Temporal (2)

8. Levantador lábio superior e da asa do nariz (2)

9. Nasal – Parte Transversa (1)

10. Levantador lábio superior (2)

11. Zigomático menor (2)

12. Zigomático maior (2)

13. Levantador do ângulo da boca (2)

14. Bucinador (2)

15. Depressor do ângulo da boca (2)

16. Depressor do lábio inferior (2)

17. Mento (1)

18. Masseter

19. Orbicular da boca (1)

20. Risório (2)

21. Platisma (1)

No total 29 músculos principais (mas poderíamos acrescentar alguns como o número 7 – Masseter(2), por exemplo). Então, perceba que a lista dos músculos expressivos pode variar um pouco.


O sorriso e os músculos (anatomia do sorriso)

Afinal, quais são os responsáveis pelo sorriso ou por franzir a testa?

Para franzir a testa você precisa apenas contrair o músculo FRONTAL (1). Algumas pessoas também contraem o Prócero e o Corrugador do Supercílio nessa expressão.

Então, para franzir a testa precisamos, no mínimo, de apenas um músculo!

Para sorrir, você pode utilizar:

  • 12 – Zigomático Maior(2) (que produzirá um grande sorriso largo) e de outros levantadores de lábio superior como o 13– Levantador do Ângulo da Boca(2) e o 10 – Levantador do Lábio Superior(2).
  • Além disso, o sorriso pode envolver também a área dos olhos. Nesse caso, contraímos a parte orbicular do 6 – Músculo Orbicular dos Olhos(2).
  • Existem diversos tipos de sorrisos que podem envolver a contração de outros músculos como o 21 – Platisma e o 20 – Risório, por exemplo.
  • Existe também o sorriso de cortesia (amarelo) com a contração do 11– Zigomático Menor.

 _____________________________

 
 Aqui temos um sorriso largo em que o principal músculo envolvido é o Zigomático Maior e no qual observamos a contração da parte orbital do músculo Orbicular dos Olhos.  Nesse sorriso, vemos a contração do Frontal, do Platisma e do Risório. Tudo indica que é um sorriso utilizado para encobrir alguma situação embaraçosa.

 _____________________________

Então, sorrir envolve uma quantidade de músculos maior do que franzir a testa. Entretanto, sorrir lhe trará mais felicidade.

Cientificamente, se sustenta essa afirmação por meio da hipótese de feedback fisiológico músculo-Sistema Nervoso Autônomo.

O Prof. Ekman escreveu bastante sobre isso e também realizou uma série de experimentos para demonstrar essa ideia. Abaixo, incluo a conclusão de um dos artigos nos quais os Drs. Robert Levenson, Paul Ekman e Wallace Friesen expõem os seus achados (incluindo o que não pode ser afirmado). Veja:

[pdf-embedder url=”https://ibralc.com.br/wp-content/uploads/2020/12/levenson-1990-conc.pdf”]

Em uma próxima postagem, desenvolverei esse tema explicando melhor como (e o porquê) você pode mudar o seu humor colocando um sorriso no rosto naqueles dias que você não está muito animado.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!