Apertos de mão de Donald Trump

Hoje, um amigo me enviou o link de um vídeo no qual se realiza uma análise sobre alguns elementos da linguagem corporal do Presidente Donald Trump e de alguns de seus interlocutores. Assisti com atenção, mas apesar do respeitável currículo da Dra. Lillian Glass, que realizou a análise, tenho que discordar da maioria dos comentários.

Assista primeiramente com atenção (está em inglês):

É bom ressaltar que um analista experiente nunca confunde a interpretação que faz do comportamento de uma pessoa comum com aquela que realiza a partir dos comportamentos de um político ou de um bem sucedida pessoa de negócios. Qual será então a diferença a ser considerada?

Nesses casos, devemos considerar que a probabilidade de um político ou pessoa de negócio estar preparada para alterar a sua linguagem corporal é muito maior do que um na população geral.

O comportamento intencional não deve ser interpretado da mesma forma que o comportamento não verbal espontâneo. Com a popularização desse conhecimento, muitos vêm utilizando técnicas para influenciar as emoções alheias.

Vou explicar melhor. Uma das grandes utilidades da observação do comportamento não verbal é que ele permite inferência sobre uma parte não consciente do comportamento das pessoas. Quando a pessoa lê livros, faz cursos e estuda o assunto, não importando a qualidade do conhecimento a que tem acesso, essa pessoa começa a controlar o seu comportamento conscientemente. Então é um erro grave e primário atribuir o mesmo valor a essas observações.

Nossa analista comete esse erro ao inferir que as pessoas gostam de Trump ou que Trump gosta delas. O movimento dessas pessoas pouco têm relação com o que gostam ou não….

Uma das primeiras sentenças ditas pela senhora já me fez ter um pouco de má vontade em assistir o vídeo… Ela diz: “um aperto de mão pode dizer tudo a respeito de uma pessoa”… É óbvio que não pode…. alguém tem alguma dúvida? Um aperto de mão é só isso…. um aperto de mão! Que redução da amplitude do comportamento humano…. meus alunos nunca me escutaram falando uma bobagem dessas….

Dá pra notar o artificialismo de Trump. Ele possui um certo padrão comportamental de puxar as pessoas em sua direção (o que ela interpreta como calor humano). No caso de Trump, a minha opinião é mais na direção de uma tentativa intencional para provocar algum tipo de reação nos seus interlocutores.

Outra hipótese mais plausível e elaborada é tentar mostrar para a mídia uma proximidade emocional com as personalidades com que interage. Esse é quase sempre um desejo dos políticos: mostrar mais proximidade do que realmente existe com os seus interlocutores.

Esse procedimento pode causar nas pessoas uma reação recíproca de proximidade (real ou fingida) ou o inverso: aversão ou constrangimento, como vemos em vários momentos.

Partamos então para algumas análises naquilo que discordo da eminente especialista norte-americana:

Constrangimento de Shinzu Abe

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc

Aqui fica claro o constrangimento do Primeiro-Ministro Japonês. O indicador importante é a mão fechada que está marcada com a seta vermelha. Além disso, assistindo o vídeo com atenção, dá para perceber que ele se inclina na direção de Trump por que é PUXADO pelo aperto de mão (chega até a desequilibrar), o que é bem diferente de inclinar-se espontaneamente.

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-1

Segundos depois, a vítima japonesa mostra o seu constrangimento e o alívio de ter se livrado do aperto de mão….. Observa a expressão de constrangimento e alívio (na sequência). Observe também como ele se ajeita na cadeira como quem diz ” ainda bem que acabou”…..

Aperto de mão entre Trump e Trudeau – Realidade ou tentativa de manipulação recíproca?

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-2

Nessa interpretação ela acerta…. realmente é aparente a aproximação entre Trump e Trudeau… eu só não seria ingênuo achando que essa afetividade é genuína.

Constrangimento de Benjamin Netanyahu

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-3

Ela faz longas considerações sobre a tensão entre Trump e Obama. Um dos principais indicadores dessa tensão é o aperto de boca, tanto de Trump, quanto de Obama.

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-4

Eu só não consegui entender como ela diz que o Primeiro-Ministro de Israel está confortável se ele mostra o mesmo aperto de boca que indica tensão e que ela muito bem destacou anteriormente na análise Trump-Obama…. Alguém sabe me explicar como ela viu isso como positivo?

Constrangimento do Juiz Neil Gorsuch

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-5

O exemplo mais extremo é esse. O Juiz nomeado para a Suprema Corte está totalmente desconcertado e resiste visivelmente às puxadas de Trump, evitando mostrar qualquer tipo de submissão ao Presidente. Observe novamente o vídeo…. dispensa comentários mais elaborados. Totalmente o contrário da análise da estimada especialista.

donald-trump-aperto-mao-linguagem-corporal-ibralc-6

Na sequência do vídeo, o constrangimento do juiz fica ainda mais claro…..

Tenho visto muitas interpretações descuidadas, mas essa ultrapassou todos os limites do razoável.

Lembre-se:

  • o comportamento humano é multideterminado: não existe uma só razão pela qual um comportamento ocorre;
  • políticos e homens de negócio treinam e apresentam certos comportamentos de forma intencional para provocar reações nas pessoas;
  • não seja ingênuo….

Boas interpretações e dê uma olhada em nosso conteúdo

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Apertos de mão de Donald Trump. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/apertos-de-mao-de-donald-trump/> . Acesso em 27 Apr 2017.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2017). Apertos de mão de Donald Trump. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 27 Apr 2017, de https://ibralc.com.br/apertos-de-mao-de-donald-trump/.

The following two tabs change content below.
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Publicado em Aperto de Mão e com a Tags , , , , , , , , .

Deixe uma resposta