Entrevista de Sergio Senna ao Portal G1

Veja a entrevista do Dr. Sergio Senna ao Portal G1 sobre linguagem corporal e entrevistas de emprego, prova, trabalho de faculdade e outras situações que necessitam preparo.

A primeira dica importante é que ninguém conhece você melhor que você mesmo, então a recomendação é saber quais são as suas características, o seu perfil e as suas experiências anteriores.

Não mentir e nem aumentar nada (o que também é considerado mentira), pois você pode ter que demonstrar o que informou.



Na entrevista, foi destacado que:

  • Perguntas em dinâmicas de grupo que questionam sobre qual animal o candidato seria, em geral, querem saber as características individuais que a pessoa e o bicho têm em comum.
  • Cada método de avaliação tem uma razão por trás.
  • Para se sobressair em um grupo de alta qualificação e nível competitivo, é importante focar em seus resultados e no estabelecimento de vínculos com os parceiros anteriores.
  • Ser narcisista, ou seja, só falar de si mesmo é prejudicial.
É importante lembrar que o maior desafio no mundo atual é ser decente e contribuir para os outros e para a empresa. É preparar-se para a vida, não apenas para uma entrevista de emprego.

Sinais de mentira são facilmente identificados na maioria das pessoas e deixarão você mais lento, porque precisa pensar mais para inventar uma história. Quem está nervoso tende gaguejar, suar, enrubescer e ter os batimentos cardíacos acelerados – da mesma forma que o mentiroso. Por essa razão, o entrevistador experiente aprende a diferenciar esses sinais aparentemente contraditórios.isso, o entrevistador – que não deve ser adversário do entrevistado – tem que estar habilitado a diferenciar essas situações distintas.

Nunca se pode esquecer que pesquisas científicas como as conduzidas por Alexander Todorov, da Universidade Princeton, nos EUA, atestam que a primeira impressão sobre uma pessoa desconhecida pode ser formada em até 30 milissegundos. Entretanto, essa primeira percepção segue sendo construída nos momentos seguintes. Por essa razão, é importante se vestir e falar adequadamente em uma entrevista de emprego. Ser bonito não é a questão, mas transmitir uma boa impressão.

Finalmente, se destaca que treinar para as entrevistas e administrar bem o tempo são fatores essenciais.


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Entrevista de Sergio Senna ao Portal G1. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/dr-sergio-senna-e-entrevistado-pelo-portal-g1/> . Acesso em 4 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Entrevista de Sergio Senna ao Portal G1. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 4 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/dr-sergio-senna-e-entrevistado-pelo-portal-g1/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Reportagens and tagged , , , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta