Falar a verdade melhora a sua saúde

Hoje o Edinaldo me enviou um link de uma pesquisa curiosa sobre a mentira. A pesquisadora desejava saber se se viver uma vida sincera pode melhorar a saúde das pessoas. Resolvi, então, propor essa rápida reflexão.

Veja o vídeo abaixo no qual o Dr. Sergio Senna explica a pesquisa:

Anita E. Kelly, PhD, professora de psicologia na Universidade de Notre Dame relatou que as pessoas que reduziram as mentiras cotidianas tiveram os indicadores de saúde melhorados.

Falar a verdade melhora a sua saúde

A parte prática da pesquisa foi conduzida durante 10 semanas em uma amostra de 110 pessoas. Aproximadamente metade dos participantes foram instruídos a parar com as mentiras durante as 10 semanas. A outra metade serviu como um grupo de controle que não recebeu instruções especiais sobre a mentira. Ambos os grupos tiveram que comparecer ao laboratório para fazer um exame médico e passar pelo polígrafo sobre as mentiras que haviam contado.

Segundo os autores, os participantes do grupo que reduziu a quantidade de mentiras apresentaram menos queixas e se sentiram muito melhor durante a experiência. Relataram, ainda, que suas relações pessoais haviam melhorado, o que, segundo o estudo, está na raiz da causa do bem estar físico.

Mentira - BastaOutra conclusão interessante vem do relato dos participantes que se esforçaram para não mentir. Ao final das 10 semanas, os participantes desse grupo afirmaram que já não faziam um grande esforço para não mentirem. Alguns disseram que perceberam a possibilidade de simplesmente dizer a verdade sobre suas relações diárias, em vez de exagerar, enquanto outros disseram que pararam de apresentar falsas desculpas.

Aqui no Portal, temos alguns artigos que falam sobre a mentira. Entre eles, alguns que trazem informações sobre como nosso sistema nervoso autônomo reage quando mentimos, descarregando uma grande quantidade de substâncias químicas que alteram o nosso funcionamento orgânico e psicológico.

Além disso, venho expondo às pessoas que a mentira é sempre nociva (mas nem sempre conseguimos afastá-la do nosso comportamento) pois mesmo uma “mentirinha boba” prepara o mentiroso para mentir mais e melhor….

Fico feliz ao ver que que conclusões tão óbvias vêm sendo sustentadas por trabalhos científicos de forma sistemática.

Depois dessa pesquisa, lembre-se:

 

Quer viver mais e com qualidade? Pare de mentir!

 

Um abraço

Sergio Senna

 

Referências

A Life Without Lies: How Living Honestly Can Affect Health,” Anita E Kelly, Session 3189, 12 to 12:50 p.m., Saturday, Aug. 4, Room W303C, Level III, Orange County Convention Center.


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Falar a verdade melhora a sua saúde. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/falar-a-verdade-melhora-a-sua-saude/> . Acesso em 4 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Falar a verdade melhora a sua saúde. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 4 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/falar-a-verdade-melhora-a-sua-saude/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in A Mentira and tagged , , , , , .

4 Comments

  1. Excelente artigo. Em nome do Dr. Sérgio Senna e do Edinaldo Oliveira parabenizo todos os colaboradores do IBRALC pela inovadora iniciativa ao abordar a área da comunicação não verbal. Ainda sou iniciante no estudo da mesma, mas fico empolgado ao acompanhar o trabalho de vocês. Não só pelo compartilhamento de informação (Científica) do que existe de mais atual na área, como também, de instruir a todos que não existe “mentirinha boba”, que a mentira é sempre nociva, pois, prepara o mentiroso para mentir mais e melhor (argumentos explicitados no presente artigo). A mentira não é uma questão apenas moral, mas também, uma questão de saúde. Enfim, parabéns pela inciativa, e sobretudo pelo profissionalismo com o qual tratam do assunto.

    Abraço a todos,

    Anderson Bezerra

    • Olá Anderson,

      Obrigado pelos comentários. Espero que continue acompanhando as novidades no portal.

      Abraço,

      Edinaldo

  2. Olá Dr. Sérgio,

    A idéia é esta: compartilhar informação, científica, do que existe de mais atual na área. Poucos fazem isto!

    Abraço,

    Edinaldo

Deixe uma resposta