Sua saúde e a sinceridade | Os benefícios de falar a verdade

Divulgue e opinie
Leitura: 2 min.

Hoje, tomei conhecimento de uma pesquisa curiosa sobre os benefícios de falar a verdade.

A pesquisadora desejava saber se se viver uma vida sincera pode melhorar a saúde das pessoas. Resolvi, então, propor essa rápida reflexão.

Veja o vídeo abaixo no qual explico a pesquisa:

parar

Anita E. Kelly, PhD, professora de psicologia na Universidade de Notre Dame relatou que as pessoas que reduziram as mentiras cotidianas tiveram os indicadores de saúde melhorados.

Falar a verdade melhora a sua saúde. Benefícios de falar a verdade

A parte prática da pesquisa foi conduzida durante 10 semanas em uma amostra de 110 pessoas. Aproximadamente metade dos participantes foram instruídos a parar com as mentiras durante as 10 semanas.

A outra metade serviu como um grupo de controle que não recebeu instruções especiais sobre a mentira. Ambos os grupos tiveram que comparecer ao laboratório para fazer um exame médico e passar pelo polígrafo sobre as mentiras que haviam contado.

Os benefícios de falar a verdade

Segundo os autores, os participantes do grupo que reduziu a quantidade de mentiras apresentaram menos queixas e se sentiram muito melhor durante a experiência. Relataram, ainda, que suas relações pessoais haviam melhorado, o que, segundo o estudo, está na raiz da causa do bem-estar físico.

sua-saude-e-a-sinceridade-os-beneficios-de-falar-a-verdade-ibrale-450Outra conclusão interessante vem do relato dos participantes que se esforçaram para não mentir. Ao final das 10 semanas, os participantes desse grupo afirmaram que já não faziam um grande esforço para não mentirem.

♦ ATENÇÃO

Alguns disseram que perceberam os benefícios de falar a verdade sobre suas relações diárias, em vez de exagerar, enquanto outros disseram que pararam de apresentar falsas desculpas.

Aqui no Portal, temos alguns artigos que falam sobre a mentira. Entre eles, alguns que trazem informações sobre como nosso sistema nervoso autônomo reage quando mentimos, descarregando uma grande quantidade de substâncias químicas que alteram o nosso funcionamento orgânico e psicológico.

Além disso, venho expondo às pessoas que a mentira é sempre nociva (mas nem sempre conseguimos afastá-la do nosso comportamento) pois mesmo uma “mentirinha boba” prepara o mentiroso para mentir mais e melhor….

Fico feliz ao ver que conclusões tão óbvias vêm sendo sustentadas por trabalhos científicos de forma sistemática.

Depois dessa pesquisa, lembre-se:

Quer viver mais e com qualidade? Pare de mentir!

Para uma atualização científica sobre o assunto, veja:

Honesty: A multidimensional study as motivation for national character building [citado nas referências]

Problemas com a mentira? Experimente os benefícios de falar a verdade

como-parar-mentir-ibrale-10-dicas

Artigo revisto e ampliado em novembro de 2023.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Referências

Fitriah, M., & Madjid, A. (2020). Honesty: A multidimensional study as motivation for national character building. Hayula: Indonesian Journal of Multidisciplinary Islamic Studies4(1), 99-116.

Kelly, A. E., & Wang, L. (2012). A life without Lies: How living honestly can affect health. In American Psychological Association Annual Conference.

4 comentários em “Sua saúde e a sinceridade | Os benefícios de falar a verdade”

  1. Excelente artigo. Em nome do Dr. Sérgio Senna e do Edinaldo Oliveira parabenizo todos os colaboradores do IBRALC pela inovadora iniciativa ao abordar a área da comunicação não verbal. Ainda sou iniciante no estudo da mesma, mas fico empolgado ao acompanhar o trabalho de vocês. Não só pelo compartilhamento de informação (Científica) do que existe de mais atual na área, como também, de instruir a todos que não existe “mentirinha boba”, que a mentira é sempre nociva, pois, prepara o mentiroso para mentir mais e melhor (argumentos explicitados no presente artigo). A mentira não é uma questão apenas moral, mas também, uma questão de saúde. Enfim, parabéns pela inciativa, e sobretudo pelo profissionalismo com o qual tratam do assunto.

    Abraço a todos,

    Anderson Bezerra

    Responder

Opine sobre isso!