Fora Temer – Argumentação na Câmara dos Deputados

wladimir-costa-25-10-17

Foto de Luis Macedo – Câmara

Ontem, 25/10/2017, estava assistindo a votação sobre a segunda denúncia contra o Presidente Temer, apresentada pela Procuradoria Geral da República, quando percebi algumas argumentações interessantes e que servem ao propósito do Portal IBRALC que é avaliar crenças, valores, persuasão, em uma contexto de mentiras e tentativas de confundir os eleitores.

É sempre interessante destacar o descolamento entre os políticos e o eleitor. Um indicador que pode sustentar essa afirmação consiste na diferença entre a popularidade do Presidente e o tamanho de sua base de sustentação. Para alguém que conta com menos de 10% de apoio popular, ter pelo menos metade dos votos dos parlamentares, é um milagre!

E não sou apenas eu que acha isso…. veja a manchete do The Guardian

Accused of corruption, popularity near zero – why is Temer still Brazil’s president?

If Brazil’s recent decline could be plotted in the falling popularity of its presidents, Michel Temer represents the bottom of the curve. In 2010, Luiz Inácio Lula da Silva ended his second term with an 80% approval rating. In March 2016 – four months before she was impeached – his protege and successor Dilma Rousseff ‘s administration had a 10% rating.

 

Após assistir todas as justificativas, participe da enquete:

 

Vejamos algumas intervenções curiosas (esperamos os seus comentários):


Deputado Pr. Marco Feliciano – PSC – SP

Sr. Presidente, eu perguntei aos meus seguidores quem eles gostariam que investigasse Temer. Se era o STF ou o juiz Sergio Moro.

Pediram Moro e para o juiz Sergio Moro julga-lo só em 1/1/2019. Por isso eu voto com o Relator.

Comentário: Fiquei atônito com a argumentação…. 😯

Mas o risinho revelador que se observa na face do parlamentar chama-se duping delight. Veja detalhes sobre isso no artigo abaixo:

O prazer profundo: Duping Delight


 

Deputado Toninho Pinheiro – PP – MG

Há mais de 30 anos estão roubando o Brasil e nós precisamos ter consciência que o povo não quer um ladrão. Então nós temos que pedir a Deus sabedoria para não deixar acontecer o roubo. Vamos deixar as ofensas de lado. [sic] a todos nós com humildade. Voto sim.

Comentário: Será que é um gerador de lero? Pq eu concordo com tudo o que disse, mas não parece que justifica o voto. Vejamos:

Há mais de 30 anos estão roubando o Brasil – Vedade!

e nós precisamos ter consciência que o povo não quer um ladrão – Com certeza!

Então nós temos que pedir a Deus sabedoria – Massa, pois do jeito que está, só com intervenção divina mesmo…

para não deixar acontecer o roubo – Certamente!

Vamos deixar as ofensas de lado – TOP! É sempre bom ser educado, não é?

[sic] a todos nós com humildade – humildade é boa!

Voto sim! 😳 😯 😯 😯 Como apareceu esse voto depois de uma fala dessas???


 

Deputado Professor Victório Gali – PSC – MT

Sr. Presidente, eu sou a favor que todo o cidadão denunciado seja investigado e pela estabilidade da nossa economia; de mais emprego para o nosso País e contra a Globo-lixo que está destruindo as nossas famílias, as nossas crianças. E se o PT vai para a esquerda eu tô na direita. O meu voto é sim!.

Comentário: Curioso: “eu sou a favor que todo o cidadão denunciado seja investigado” …. e vota sim ao relatório? 😯


 

Deputado Ronaldo Fonseca – PROS – DF

Sr. Presidente, eu voto pelo prosseguimento da denúncia nos termos da Constituição Federal e das razões jurídicas do relatório da CCJ. Meu voto é sim.

 

Deputado Tenente Lúcio – PSB – MG

Sr. Presidente, eu acredito que o Presidente, e torço pra isso, que ele responda na Justiça sobre todas as acusações a ele imputadas, no momento da Constituição, no momento certo. Voto com o Relator Bonifácio de Andrada do PSDB

Comentário: torce para que o Presidente seja investigado e vota sim ao relatório? 😳


 

Deputado Vitor Lippi – PSDB – SP

Sr. Presidente, eu sou a favor da prisão do Lula e sou favorável às investigações. Voto sim! …[Ninguém entendeu e chamaram o parlamentar para confirmar o voto…] Eu falei sim às investigações, não ao relatório.

Comentário: Se emocionou demais e votou sim sem dizer a que…..? 😛



Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Fora Temer - Argumentação na Câmara dos Deputados. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/fora-temer-argumentacao-na-camara-dos-deputados/> . Acesso em 20 Nov 2017.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2017). Fora Temer - Argumentação na Câmara dos Deputados. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 20 Nov 2017, de https://ibralc.com.br/fora-temer-argumentacao-na-camara-dos-deputados/.

The following two tabs change content below.
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Publicado em Política e com a Tags , , , , , , , , , .

One Comment

Deixe uma resposta