Guia de estilo para candidatos ao poder

Foi com muito prazer que participei da elaboração da parte sobre linguagem corporal do Guia de Estilo para Candidatos ao Poder, escrito e organizado pelos jornalistas Luci Molina e Sergio Kobayashi e pela consultora de estilo Milla Mathias com o conteúdo sobre linguagem corporal.

O livro mostra diversas forma de causar uma boa impressão, já que, sem dúvida, isso pode ser decisivo para que se inicie uma relação de confiança entre candidato e eleitor.

Além disso, mesmo depois de eleito, o ambiente de constante negociação exige que o político hábil esteja sempre atento para a sua interação com as pessoas.

Nesse contexto, saber o que vestir e como se comportar em diferentes ocasiões é importante para a criação da imagem como o candidato quer ser conhecido.

Esse livro apresenta diversas orientações de vestuário, de como lidar com a mídia e evitar gafes que podem ser aproveitadas não somente por aqueles que querem se destacar na política, mas também por todos que desejam aprender a se portar elegantemente em eventos sociais e profissionais.

Uma rápida vista no sumário pode nos dar uma idéia da abrangência e da inovação que essa obra traz:

Clique para ampliar

 

Qual é o meu estilo? O que minha roupa transmite? Em uma campanha é melhor usar um blog ou um site? O que fazer em casos de gafes? O que os meus gestos podem dizer? Que gestos devo evitar ou incluir no meu repertório? Para responder a essas e outras questões a consultora de estilo Milla Mathias e os jornalistas Luci Molina e Sergio Kobayashi escreveram Guia de Estilo para Candidatos ao Poder – e para quem já chegou lá (Editora Senac São Paulo).

Os autores atestam, com exemplos, que a linguagem corporal, a vestimenta e o comportamento são ferramentas essenciais da comunicação e, quando bem trabalhados, tornam-se um importante trunfo para políticos, candidatos e gestores de empresas. Especialistas de várias áreas também foram entrevistados para elaborarem temas do seu domínio.

 

[box type=”bio”]Foi nesse contexto que participei com a parte referente à linguagem corporal com o intuito de despertar o interesse dos políticos para a importância do comportamento não verbal, assunto que é o objeto principal do Portal IBRALC.[/box]

 

Esse é o primeiro título nacional unicamente dedicado ao tema, sendo organizado de forma prática, com dicas sobre guarda-roupa ideal, etiqueta, discurso, comportamento e linguagem corporal.

É um manual de fácil consulta, com formato ideal para carregar na pasta ou na bolsa.

Divido em três partes, o livro ganhou objetividade:

  • a primeira trata dos elementos do estilo masculino;
  • a segunda, do modo como o candidato, homem ou mulher, deve se comportar em situações e meios diversos; e
  • a terceira, dos elementos do estilo feminino. 

Um dos diferenciais de Guia de Estilo Para Candidatos ao Poder é dar destaque a temas atuais e ainda pouco discutidos em obras do gênero, como é caso do uso da internet e das mídias sociais em campanhas.

 

“O livro, embora, seja destinado aos candidatos a cargos públicos também é valioso para empresários e qualquer pessoa que queira se candidatar a uma posição que envolva gestão de pessoas, por exemplo”, argumentam os autores.

 

Meus cumprimentos aos autores que organizaram esse esforço coletivo em prol de nossos políticos:

Luci Molina é jornalista e foi repórter especial de política e apresentadora no Grupo Bandeirantes de Rádio e TV. Trabalhou em várias campanhas eleitorais e em assessoria de imprensa dos governos estadual e municipal de São Paulo. É autora do livro Histórias e receitas de uma vida, com Lila Covas.

Milla Mathias é advogada e autora do livro Quem disse que você não tem nada para vestir?. Consultora de imagem e estilo pessoal, e palestrante e apresentadora de quadros de imagem e moda em diversos canais de rádio e TV.

Sergio Kobayashi é jornalista e co-autor do livro Eleição: vença a sua! As boas técnicas do marketing político. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo e secretário de comunicação da Prefeitura. Desde 1984 dirigiu diversas campanhas eleitorais nacionais, estaduais e municipais.


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Guia de estilo para candidatos ao poder. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/guia-de-estilo-para-candidatos-ao-poder/> . Acesso em 3 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Guia de estilo para candidatos ao poder. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 3 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/guia-de-estilo-para-candidatos-ao-poder/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Política and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta