Guia de estilo para candidatos ao poder

Divulgue e opinie

guia-de-estilo-candidatos-poder

Foi com muito prazer que participei da elaboração, em 2012, da parte sobre linguagem corporal do Guia de Estilo para Candidatos ao Poder, escrito e organizado pelos jornalistas Luci Molina e Sergio Kobayashi e pela consultora de estilo Milla Mathias com o conteúdo sobre linguagem corporal.

Em época de eleições, é sempre bom renovar as ideias e mostrar existir aprendizagem nesse tema.

O livro mostra diversas forma de causar uma boa impressão, já que, sem dúvida, isso pode ser decisivo para se iniciar uma relação de confiança entre candidato e eleitor.

Além disso, mesmo após eleito, o ambiente de constante negociação exige que o político hábil esteja sempre atento para a sua interação com as pessoas.

♦ DICA

Nesse contexto, saber o que vestir e como se comportar em diferentes ocasiões é importante para a criação da imagem como o candidato quer ser conhecido.

Esse livro apresenta diversas orientações de vestuário, de como lidar com a mídia e evitar gafes que podem ser aproveitadas não somente por aqueles que querem se destacar na política, mas também por todos que desejam aprender a se portar elegantemente em eventos sociais e profissionais.

Uma rápida vista no sumário pode nos dar uma ideia da abrangência e da inovação que essa obra traz:

Qual é o meu estilo? O que minha roupa transmite? Em uma campanha é melhor usar um blog ou um site? O que fazer em casos de gafes? O que os meus gestos podem dizer? Que gestos devo evitar ou incluir no meu repertório?

Para responder a essas e outras questões, a consultora de estilo Milla Mathias e os jornalistas Luci Molina e Sergio Kobayashi escreveram Guia de Estilo para Candidatos ao Poder – e para quem já chegou lá (Editora Senac São Paulo).

Os autores atestam, com exemplos, que a linguagem corporal, a vestimenta e o comportamento são ferramentas essenciais da comunicação e, quando bem trabalhados, tornam-se um importante trunfo para políticos, candidatos e gestores de empresas. Especialistas de várias áreas também foram entrevistados para elaborarem temas do seu domínio.

Foi nesse contexto que participei com a parte referente à linguagem corporal com o intuito de despertar o interesse dos políticos para a importância do comportamento não verbal, assunto que é o objeto principal do Portal IBRALE.

Guia de Estilo para Candidatos ao PoderEsse é o primeiro título nacional unicamente dedicado ao tema, sendo organizado de forma prática, com dicas sobre guarda-roupa ideal, etiqueta, discurso, comportamento e linguagem corporal.

É um manual de fácil consulta, com formato ideal para carregar na pasta ou na bolsa.

Divido em três partes, o livro ganhou objetividade:

  • a primeira trata dos elementos do estilo masculino;
  • a segunda, do modo como o candidato, homem ou mulher, deve se comportar em situações e meios diversos; e
  • a terceira, dos elementos do estilo feminino. 

Um dos diferenciais de Guia de Estilo Para Candidatos ao Poder é dar destaque a temas atuais e ainda pouco discutidos em obras do gênero, como é caso do uso da internet e das mídias sociais em campanhas.

 

“O livro, embora, seja destinado aos candidatos a cargos públicos também é valioso para empresários e qualquer pessoa que queira se candidatar a uma posição que envolva gestão de pessoas, por exemplo”, argumentam os autores.

 

Meus cumprimentos aos autores que organizaram esse Guia de Estilo para Candidatos ao Poder em prol de nossos políticos:

Luci Molina é jornalista e foi repórter especial de política e apresentadora no Grupo Bandeirantes de Rádio e TV. Trabalhou em várias campanhas eleitorais e em assessoria de imprensa dos governos estadual e municipal de São Paulo. É autora do livro Histórias e receitas de uma vida, com Lila Covas.

Milla Mathias é advogada e autora do livro Quem disse que você não tem nada para vestir?. Consultora de imagem e estilo pessoal, e palestrante e apresentadora de quadros de imagem e moda em diversos canais de rádio e TV.

Sergio Kobayashi é jornalista e co-autor do livro Eleição: vença a sua! As boas técnicas do marketing político. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo e secretário de comunicação da Prefeitura. Desde 1984 dirigiu diversas campanhas eleitorais nacionais, estaduais e municipais.

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!