10 de março de 2016 Homens contam mais mentira do que as mulheres?

Homens mentem mais do que mulheres?

Homens contam mais mentira do que as mulheres?Antes de mais nada, vale a pena explicar como se realizam as pesquisas sobre mentira. Algumas delas se baseiam em perguntar às pessoas me que temas mente e com que frequência. Outras são realizadas solicitando que os participantes anotem, durante um tempo determinado, as suas mentiras. Após o tempo determinado, a equipe de pesquisa pode catalogar o conteúdo com base no que foi anotado pelos sujeitos.

De qualquer forma, deve ficar clara para nós a dificuldade em ter acesso a esse conteúdo, uma vez que o próprio sujeito pode “esconder” certas informações. Além disso, como já vimos em outros artigos, a própria definição de mentira pode variar de uma pessoa para outra. Veja o artigo: A Mentira e Três Coisas que Você Precisa Saber

Há algum tempo, uma empresa de comparação de preços de seguros mandou realizar uma pesquisa sobre a mentira. A decisão é bastante compreensível, uma vez que mentir na contratação de um serviço pode trazer graves consequências comerciais para todos os envolvidos. Esse é outro aspecto importante, uma vez que as mentiras podem produzir diferentes consequências dependendo do contexto em que são contadas….

As mulheres mentem mais sobre seus sentimentos, sua condição emocional ou para fazer alguém se sentir melhor.

Os homens, no entanto, tendem a mentir mais no contexto do trabalho e das relações comerciais, o que pode afetar negócios como os das companhias de seguros.

Os achados da pesquisa, que consistiu em uma entrevista com os participantes de origem britânica, são os seguintes:

  • o mentiroso “médio” do sexo masculino disse mentir 4 vezes por dia;
  • a mentirosa “média” do sexo feminino disse mentir 3 vezes por semana;
  • a mentira mais comum é dizer que está bem quando, de fato, não está.
Cabe comentar que já escrevemos um artigo questionando a validade do chamado “mentiroso médio”, figura fictícia resultante da média da quantidade de mentiras que as pessoas alegam contar. Na presença de uma grande mentiroso e de uma pessoa que quase não conta mentiras, não concordamos que ajude a esclarecer o fenômeno de mentir que cada um deles conta metade das mentiras…. Sobre isso veja o artigo: A Mentira na Vida Diária:


Linguagem corporal e mentira

A mentira na vida diária

A psicóloga Bella DePaulo, em seus estudos, levantou uma série de questionamentos acerca da mentira. Um dos seus artigos sobre o assunto intitula-se “The Many Faces of Lies” e busca ...
Leia Mais

Mesmo assim, esse tipo de pesquisa e a sua forma de interpretar os dados vem sendo realizada.

Não obstante essas considerações, a pesquisa chegou a conclusões interessantes e que encontram respaldo em outras pesquisas. No que diz respeito à diferença entre homens e mulheres:

As mulheres mentem mais sobre seus sentimentos, sua condição emocional ou para fazer alguém se sentir melhor.

Os homens, no entanto, tendem a mentir mais no contexto do trabalho e das relações comerciais, o que pode afetar negócios como os das companhias de seguros.

Muito embora tenham chegado a essa conclusão, eu pessoalmente considero muito mais eficiente, e capaz de produzir danos consideráveis, a mentira elaborada por mulheres estelionatárias e profissionais.

Então considere isso na próxima vez que for fechar um negócio….

Veja o resumo da pesquisa (em Língua Inglesa): It’s Official – Men Are More Dishonest Than Women

Um abraço e boa leitura

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Homens mentem mais do que mulheres?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/homens-mentem-mais-que-mulheres/> . Acesso em 25 Feb 2018.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2016). Homens mentem mais do que mulheres?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 25 Feb 2018, de https://ibralc.com.br/homens-mentem-mais-que-mulheres/.

The following two tabs change content below.
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Um comentário em “Homens mentem mais do que mulheres?

  1. Voltei depois de anos ao IBRALC e finalmente tenho mais tempo para ler e comentar e, quando possível, tentar agregar mais informações à discussão, apesar do meu conhecimento não ser vasto como do Dr. Senna.
    Quando o assunto é a mentira vejo muitas pessoas se prendendo ao gênero para defender suas posições, muitas vezes equivocadas, para justificar o fato de que uma pessoa X ou Y mente mais ou mente menos.
    Quem nunca ouviu as frases: ”homem não sabe mentir tão bem quanto a mulher”, ”mulher não mente quando ama”… frases do cotidiano tiradas da cultura com conhecimento apenas empírico sobre o assunto.
    A verdade é que tanto homens quanto mulheres podem ser bons ou péssimos mentirosos, tudo depende da intenção, prática e o objetivo que está por trás das ações.
    E afirmar que um gênero mente mais que o outro é um tiro tão no escuro e sem base científica que até o próprio estudo feito não fornece total credibilidade e certeza sobre o tema.

    Abraços e até a próxima!

    Att.

Deixe uma resposta