A Linguagem Corporal Fala!


 

linguagem-corporal

A linguagem corporal diz tudo!

A cada instante estamos nos comunicando uns com os outros através do movimento corporal. É algo que fazemos o tempo todo, poucas vezes conscientemente e, normalmente, de forma não nconsciente. Nossas emoções e intenções são reveladas pela forma que nos movemos,como sentamos, como movimentamos partes do nosso corpo em todas as nossas interações. Às vezes podemos tentar fingir algo que não somos, mas as possibilidades de êxito são remotas.

Podemos fingir bravata, quando, na verdade, estamos tremendo de medo por dentro. Saiba que as pessoas podem perceber isso, e estabelecem impressões pessoais sobre você a partir dessas percepções. Você já deve ter notado que, às vezes, as pessoas “instintivamente” gostam ou não gostam de outra pessoa. Um dos fatores que mais influenciam para essa impressão é a leitura da linguagem corporal. Ainda que alguém pretenda mentir, seu corpo pode “vazar” a verdade sem qualquer controle consciente. Essa leitura se dá por meio dos sinais que o corpo informa automaticamente. Nesse contexto, nosso corpo é como um radiotransmissor não pode ser desligado com facilidade.

As mensagens que o corpo envia são indispensáveis para a interação social. Mesmo antes de falar com a pessoa do outro lado da sala, eles sabem mais sobre você do que você imagina. Cada um de nós tem a capacidade de interpretar os indicadores não verbais a tirar conclusões a partir deles. Por esse motivo, é tão importante conhecer esse campo e trabalhar esses indicadores para que funcionem a seu favor.

Algumas pessoas estão cientes de que o modo de agir tem uma influência sobre a outra parte e tentam agir da maneira que eles querem que a outra pessoa a vê-los. Infelizmente, muitas vezes, seu corpo não está dizendo o mesmo que sua voz.

linguagem-corporal-gestualVocê nem presta atenção que pode estar dizendo algo e o seu corpo comunicando até mesmo o oposto. É como dançar com dois pés esquerdos: simplesmente não é divertido, nem colabora para a sua socialização. O que pode ser feito, então? Você precisa entrar em sintonia com o seu corpo!

Por exemplo, você está conversando com uma amiga, indicada na foto ao lado, quando ela vê um rapaz e comenta que não gostou dele. Como você receberia essa mensagem? Acreditaria nela?

Coloque a linguagem corporal para trabalhar a seu favor. O rosto, a postura e os gestos tudo isso pode te ajudar a ter mais sucesso e a ser mais feliz. Conheça mais sobre o assunto utilizando a ferramenta de busca por categorias no menu a sua esquerda.

Um abraço

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. A Linguagem Corporal Fala!. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-fala/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2010). A Linguagem Corporal Fala!. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-fala/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Linguagem Corporal and tagged , , , .

3 Comments

    • Que bom que gostou Naiara,

      Navegue pelo portal, tem muito conteúdo sobre a área.

      Abraço,

      Edinaldo

Deixe uma resposta