Linguagem Corporal – TV Século XXI

Programa Ação Nacional da TV Século XXI sobre Linguagem Corporal

 Linguagem corporal na vida diária

 

 1º Bloco

 

O Dr. Sergio Senna explica quais são as áreas da comunicação não verbal e esclarece a importância da observação da linguagem corporal para a identificação da mentira.

 2º Bloco

  3º Bloco

  4º Bloco


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Linguagem Corporal - TV Século XXI. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-tv-seculo-xxi/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Linguagem Corporal - TV Século XXI. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-tv-seculo-xxi/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Reportagens and tagged , , , , , , , , , , , , , .

7 Comments

  1. Dr. o senhor me recomenda um ótimo livro da linguagem corporea para eu expandir meus conhecimentos? estarei aguardando, obrigado!
    Ah, ou melhor linguagem não-verbal. rs

    • Olá Caique,

      Recomendo inicialmente os artigos contidos no portal (que não são poucos). Nas referências bibliográficas você pode encontrar muita referência para leitura.

      Abraço,

      Edinaldo Oliveira

    • Olá Caique, obrigado pelo seu comentário.

      A literatura sobre interpretação da linguagem corporal que está disponível em Língua Portuguesa é de péssima qualidade técnica.

      Basicamente são diferentes traduções e compilações de livros originalmente elaborados em inglês. Além disso, em sua maior parte, incluem “dicas” provenientes da programação neurolinguística (sem dizer que a fonte é essa). Lamento muito que o assunto tenha se desenvolvido assim.

      Atualmente, têm aparecido os livros do Dr. Ekman, que são literatura de divulgação científica na área. Seu objetivo não é basicamente “ensinar” interpretação, mas divulgar os estudos na área.
      Sobre proxêmica, existe o livro do Edward Hall – A dimensão oculta. Apesar do nome parecer algo do tipo autoajuda, é um livro de divulgação científica.

      Ainda neste semestre lançarei alguns títulos que estão em produção. Serão também livros de divulgação científica, mas com exercícios de aplicação.

      Um abraço
      Sergio Senna

  2. Escrevo muita coisa sobre linguagem corporal, comunicação não verbal e sobre a mentira.

    No entanto, é diferente quando a gente fala sobre o assunto. Parece mais fluído e mais agradável.

    essa é uma entrevista longa, em um programa que tem 1 hora. são quatro blocos onde é possível tratar de muitos assuntos.

    Mesmo assim, com essa duração, eu e a jornalista ficamos com a impressão de que foi muito pouco tempo. Engraçado, não?

    abraço e bom dia.
    Sergio Senna

Deixe uma resposta