Mentira – Entrevista na Band

Use o reprodutor de áudio abaixo para ouvir a entrevista sobre a mentira:

(Se o aúdio não tocar, abra a pagina em outro navegador)
Entrevista sobre a mentira

O Dr. Sérgio Senna foi entrevistado pelo radialista Paulo Galvão, no programa Bandeirantes Acontece, sobre a mentira.

Galvão perguntou se todas as pessoas mentem, ao que respondi que sim, umas mais outras menos. Acrescentei que a lista de mentiras pode aumentar dependendo do que se considera mentira e expliquei os seus três elementos básicos:

  • Alterar a informação;
  • Estar consciente dessa alteração deliberada;
  • Pretender alcançar algum objetivo.

Por outro lado, se alguém não tem noção de que a informação está sendo alterada, a sua fala não pode ser considerada mentirosa. Uma pessoa que acha mesmo ser Napoleão Bonaparte está com problemas de saúde mental. Isso não é mentira! Na mesma condição está a pessoa sadia que recebe uma informação equivocada (de seu chefe, por exemplo) e não sabe que os dados que recebeu são falsos. Essa pessoa trata com seus clientes, reproduzindo o que entende ser verdadeiro (mas não é). Nesse caso, a pessoa também não pode ser considerada mentirosa.

Na sequência, foi perguntado se a omissão pode ser considerada uma mentira. Respondi que as omissões de informações essenciais para o entendimento de uma mensagem pode ser considerada um procedimento enganosos, já que o mentiroso está, deliberadamente, negando acesso a informação importante para o processo decisório.

Paulo Galvão perguntou sobre os indicadores da mentira, ao que respondi acerca dos sinais não verbais de nervosismo e desconforto, dando exemplos.

Finalizou a entrevista perguntando sobre a criança exposta a pequenas mentiras e sobre quais os possíveis efeitos da mentira no desenvolvimento desse indivíduo. Respondi que não há mentira completamente inocente, pois cada uma delas bem sucedida prepara o mentiroso para mentir mais e melhor. Por esse motivo os pais devem prestar muita atenção e buscar não envolver crianças nem mesmo nas mentiras consideradas inocentes.

A partir daqui não dá para ver nada


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Mentira - Entrevista na Band. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/mentira-entrevista-na-band/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2014). Mentira - Entrevista na Band. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/mentira-entrevista-na-band/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in A Mentira, Comunicação Não Verbal, Linguagem Corporal, News, Reportagens and tagged , , , , , , , , .

2 Comments

  1. Adorei a entrevista. Consegui aprender MUITAS coisas interessantes.

    Uma pergunta: Como tenho acesso a todos os artigos de linguagem corporal do site? Não consigo encontrar nada que me dê acesso a lista completa.

  2. Olá Dr. Sérgio,

    Muito boa a entrevista, tocou em pontos importante, de forma rápida, porém embasada, como sempre.

    Abraço!

Deixe uma resposta