Mentiras Famosas

Uma mentira atrás da outra!

Navegando pela Internet a gente acha coisas interessantes. Recentemente vi um Blog sobre mentiras com um post intitulado “as maiores mentiras do mundo”.

Como a mentira é um dos temas que explicamos no Portal, resolvi reproduzir a matéria aqui, uma vez que a página somente está disponível no cache do Google e consta que o Blog foi desativado em outubro de 2009.

A matéria original era encontrada em http://mentira.blog.br

 

mentiraAqui vai uma seleção de algumas das maiores mentiras da História.

  • Eva e a serpente no Paraíso

A primeira mentira que se tem notícia foi contada pela serpente à Eva no jardim do Éden. Para convencer a mulher a comer o fruto proibido, a serpente conta uma mentira, dizendo que, ao contrário do que Deus declarou, a desobediência não resultaria em morte. No entanto, o resultado da desobediência foi a expulsão tanto de Adão quanto de Eva do Jardim do Éden.

  • Bill Clinton e Mônica Lewinsky

Quando a ex-estagiária da Casa Branca, Mônica Lewinsky, revelou que teve um caso com o então presidente dos EUA, Bill Clinton, ele negou veementemente que tivesse tido relações sexuais com a moça, afirmando que era uma mentira.

À medida que foram surgindo evidências e testemunhos cada vez mais incriminadores, Clinton acabou por assumir, completamente constrangido, seu envolvimento com Lewinsky diante de todo o país.

  • Galileu Galilei e a Terra quadrada

mentiraNo século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei conseguiu provas de que o planeta em que vivemos é redondo e não quadrado, como acreditava-se na época. Mais que isso: descobriu que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o contrário.

Sua descoberta batia de frente com o que pregava a Igreja e logo Galilei virou alvo da Santa Inquisição. Para fugir da execução, destino de quem discordava da Igreja naquela época, quando teve de prestar depoimento às autoridades clericais, negou tudo que tinha dito até então e declarou que concordava com a teoria da Igreja.

  • Vladimir Herzog e o suicídio

Em 1975, foram divulgadas fotos do corpo do jornalista Vladimir Herzog, preso político da ditadura, enforcado em sua cela. Segundo a versão oficial, ele teria cometido suicídio.

No entanto, depoimentos de outros presos políticos indicaram morte por tortura. A própria foto do corpo de Herzog evidencia a fraude e a mentira. A altura da qual pendia não era suficiente para que conseguisse se enforcar sozinho e seu corpo trazia marcas inegáveis de tortura. O legista que fez o laudo oficial na época confessou, anos depois, que nem sequer viu o corpo.

  • Tania Head e o 11 de setembro

Em setembro de 2006, o New York Times chocou o mundo ao revelar que Tania Head, um dos maiores ícones do 11 de setembro era, na verdade, uma fraude.

A hispano-americana não apenas sustentava estar presente no WTC no momento do atentado como elaborou uma história complexa e comovente, se tornou presidente da associação de sobreviventes, brigou por auxílio do governo ao grupo, deu palestras etc. Cinco anos depois, o jornal revelou que Tania, que na verdade se chama Alicia Esteves Head, nem sequer estava em Nova York na ocasião.

  • Gregos e o cavalo de Tróia

mentiraEm desvantagem na guerra contra Tróia, os gregos usaram a mentira para virar a mesa. Fingiram render-se e, como prova de que aceitavam a derrota, presentearam os inimigos com uma enorme escultura de cavalo. Os troianos o aceitaram de bom grado e levaram para dentro de seu território.

No interior do cavalo, estavam escondidos soldados gregos que, na calada da noite, atacaram os troianos desprevenidos.

 

E para você, quais foram as principais mentiras da história? Deixe o seu comentário ou história.

Aprenda a identificar a mentira pela linguagem corporal!



Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

. Mentiras Famosas. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/mentiras-famosas/> . Acesso em 4 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

. (). Mentiras Famosas. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 4 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/mentiras-famosas/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in A Mentira and tagged , , .

23 Comments

  1. Ontem achei um vídeo pela internet:

    https://www.youtube.com/watch?v=IwMLcnO5yMA

    Onde mostra uma possível vítima de vudu em uma igreja mostrando os fetos que ela deu a luz, que é possível ver que são apenas três caveiras de plástico.
    Não venho aqui questionar a crença dessa religião, mas o que pode ser analisado na expressão da linguagem não-verbal da suposta “mãe” que é filmada durante boa parte do vídeo.
    Sendo que a mentira neste caso é evidente.

    Obrigado, e não vou me sentir ofendido se isto não for aprovado.
    Mas é que achei interessante, pois são poucos os vídeos nos quais temos a possibilidade clara de perceber a mentira(pelos fatos), juntamente com o(s) mentiroso(s) em ação.

    Obrigado novamente.

  2. Boa noite Dr. Senna. Como faço para conseguir as AUs (unidades de ação muscular do Dr. Ekman)? Existe algum livro, artigo ou algo parecido com as AUs?

  3. Sergio Senna Pires
    Exelente o seu Blog, você fala de um assunto que ultimamente tem se tornado o principal foco da minha atenção, que são as, microexpressões e linguagem corporal.
    Pretendo ler o livro A Linguagem das emoções – Paul Ekman para aumentar e massificar o meu aprendizado. Muito bom o seu trabalho estarei acompanhando sempre que puder .

  4. Dr. Sergio Senna,

    Quanto mais “vasculho” seu site, mais conteúdo acho rsrs falando em AUs, achei o assunto bem detalhado aqui: http://ibralc.com.br/sf/microexpressoes/codigos-da-acao-facial/

    Parabéns mesmo pelo site e obrigado pela experiência, pois apesar dos erros, sinto que avanço pouco a pouco na área, com muitos erros mas com alguns acertos já.

    Quem sabe não acontece um curso aqui em Pernmabuco, aí seria um 10!

    Abraços,

    Edinaldo Junior

    • Prezado Edinaldo, mais uma vez obrigado pela sua participação em nossos debates.

      A foto que estampa a matéria mostra o ex-goleiro Bruno chorando.

      Para analisar uma face, costumo dividi-la em duas partes:

      a. superior (até um pouco abaixo da pálpebra inferior); e

      b. inferior (a partir das pálpebras inferiores até o pescoço).

      Na parte superior não vemos muito coisa acontecendo a não ser as lágrimas que caem e um olhar perdido. Nesse caso, também seria esperado: tristeza mais intensa ou raiva. Lembre-se que ao analisar uma face, procuramos o que aparece, mas também procuramos o que era esperado e nos falta.

      Não existem sinais de contração do Corrugador do Supercílio, nem do músculo Prócero, que poderiam indicar tristeza. Tampouco há indícios de ação do músculo Frontal, parte interna. Também não há sinal de tensão nas pálpebras inferiores, o que seria um indicador inequívoco de raiva.

      No entanto, o olhar perdido pode indicar a ocorrência de muitos pensamentos aos quais não temos acesso. Nesse caso, alguém pode se emocionar ao lembrar de algo, que é uma hipótese PLAUSÍVEL diante da foto que vemos.

      Na parte inferior vemos uma expressão unilateral causada pela contração do músculo Bucinador. Essa é uma expressão típica de desprezo e também aparece quando a pessoa discorda do que alguém está falando.

      Para uma análise mais precisa, é necessário ter acesso ao vídeo do que ocorreu. No entanto, posso dizer que algumas pessoas expressam sua tristeza do forma que vejo na foto. Isso depende muito do que estava ocorrendo naquele momento. Outro aspecto relevante é o fato de que as emoções humanas aparecem MISTURADAS.

      Na vida real, as coisas não ocorrem como em Lie to Me ou nos livros de divulgação científica. As emoções se sobrepõem. Nesse contexto, o desprezo é compatível e aparece juntamente com a tristeza.

      Com esse comentário, não estou defendendo que o ex-goleiro Bruno, nessa foto específica, estava triste. O que estou pontuando é que o display é compatível com tristeza. No entanto, para uma análise precisa É NECESSÁRIO incluir a foto em seu CONTEXTO, o que não temos.

      Também é relevante considerar que interpretar as emoções pelas expressões faciais não é magia. Temos uma idéia muito precisa sobre as emoções que alguém pode estar experimentando, mas é muito importante manter em mente que a intensidade e as razões pelas quais a pessoa se emocionou, SOMENTE ELA É CAPAZ DE AS DESCREVER.

      Um abraço e siga participando.
      Sergio Senna

    • Ola,

      Realmente desprezo e tristeza estão mais claros…me equivoquei ao achar que as sobrancelhas estavam mais juntas no meio “Tampouco há indícios de ação do músculo Frontal, parte interna”, olhando novamente vi isso.

      Com certeza que com o vídeo seria bem melhor, a foto só estampa um momento, e não pode nos dizer tanto.

      Obrigado pelas dicas.

      Edinaldo

    • Entendo a sua interpretação e faço um alerta. Se você acompanha o seriado Lie to Me, pode notar que as personagens interpretam muito a partir de mínimos detalhes. Ver as sobrancelhas se ajuntarem por um breve momento e, a partir daí, montar todo um cenário sobre como a pessoa está se sentindo e dizer que é raiva, por exemplo, não é uma boa prática.

      Explico por que!

      Muitas unidades de ação, a 1 e 2, por exemplo, estão associadas a mais de uma emoção. Na verdade, poucas AUs (unidades de ação muscular do Dr. Ekman) estão associadas a uma única emoção, como é o caso da AU 20 (músculo Risório) que indica medo ou a AU 7 (tensão na parte palpebral inferior) que indica raiva.

      Fora umas poucas, você precisará ver mais AUs para fazer uma boa interpretação.

      Sempre lembro os nossos leitores que interpretar a linguagem corporal não é adivinhação. É ciência na vida real!

      Siga participando.
      um abraço
      Sergio Senna

    • Relendo “Na parte superior não vemos muito coisa acontecendo a não ser as lágrimas que caem e um olhar perdido. Nesse caso, também seria esperado: tristeza mais intensa ou raiva. ” – então poderia ser raiva mais contida? Agora fiquei na dúvida.

    • Mais uma vez…

      Observando as imagens: http://www.diariodasaude.com.br/news/imgs/emocoes-ekman.jpg

      Descrição: 1) Tristeza. 2) Nojo. 3) Alegria. 4) Raiva controlada. 5) Medo controlado. 6) Raiva controlada. 7) Medo ou surpresa. 8) Desdém ou orgulho. 9) Preocupação, apreensão ou leve medo.[Imagem: Paul Ekman]

      Imaginei raiva pela foto 4, muito parecida com a 1 – tristeza… por isso achei que ele tava com raiva…

    • Prezado Edinaldo, obrigado pelo seu comentário.

      Essas fotos do Dr. Ekman são bem antigas e retratam sua filha. As fotos 1 e 4 são muito diferentes. Na foto 1 você verá as pálpebras superiores caídas, com um “relaxamento” da musculatura facial. Apesar da boca estar fechada, observe que os lábios não estão pressionados.

      Já na foto 4, vemos a expressão de raiva que se caracteriza pelo apertamento dos lábios (AU 23) e pela tensão na pálpebra inferior (AU 7).

      São, então, expressões muito diferentes!

    • Prezado Raimundo, muito obrigado pelas palavras de incentivo.

      Um dos meus propósitos é divulgar o conhecimento científico sem panacéia e de forma que qualquer pessoa possa ter acesso a informação de qualidade.

      Você verá por aí pessoas que manifestam a opinião que descobrir mentirosos é muito fácil e que basta aplicar alguma “receita” ou “método revolucionário”. Não existem tais métodos e descobrir a mentira nem sempre é tão fácil assim, mesmo para pessoas muito bem treinadas.

      Siga acompanhando nossos artigos, divulgue esse trabalho e, se possível, faça algum de nossos cursos. Você verá como esse conhecimento te ajudará bastante em sua vida.

      Saudações
      Sergio Senna

    • Prezado Ezio, obrigado pelas palavras de incentivo e continue nos acompanhando.

      Aproveite os botões de compartilhamento das redes sociais para ajudar em nossa divulgação.
      Obrigado
      Sergio Senna

  5. Sem sombras de duvida que Bush é um dos campeões da mentira de todos os tempos, e provou que os americanos e uma serie de nações europeias são parvas, quando arrastou consigo todos para o Iraque, o publico até aqui não percebe que O conselho de segurança das nações unidas é um consorcio de negocio internacional, os seus membros só agem por interesses lucrativos mas as pessoas continuam até hoje a pensar que tem o controlo das coisas, sem ofender o grande trabalho que tem prestado a Unicef e outras,, podemos juntar as diversas fraudes da Igreja católica ao longo da historia, omissões de constantes de casos de pedofilia, proteger pessoas que maltratam seres humanos pelo globo todo so para satisfazer as suas fantasias sexuaise ainda ai como se tivesse tudo bem.

  6. Prezado Paulo, obrigado pela sua colaboração.
    Também estive dando uma olhada no que existe publicado a respeito e vi que existem versões diferentes uma com mais detalhes que outras. Na verdade, muita história está por ser reescrita à luz de outros elementos que vão sendo descobertos.
    É possível que o autor do post original, ainda lá no Blog “As Maiores Mentiras do Mundo”, conforme indico na introdução, pode ter desejado indicar a mentira sobre Galileo ser o primeiro a conseguir provas e defender que a Terra era redonda. Essa hipótese é coerente com as suas observações.
    Vale a pena ver o link abaixo:
    http://www.projetoockham.org/historia_terraplana_1.html

  7. Desculpe-me a ousádia, mais acredito haver uma informação incorreta (de acordo com meu conhecimento).
    Galileu Galilei foi a julgamento pela teoria do heliocentrismo (de Copérnico), em seu primeiro julgamento a inquisição absolveu-o e proibiu de questionar a igreja, e anos mais tarde com o encorajamento do novo papa, Urbano VIII, redigiu sua teoria e publicou com ajuda de um amigo; a inquisição não gostou levou-o a julgamento e questionado sobre os fatos ele implorou por perdão (não tanto), e a igreja tendo proibido em seu primeiro julgamento questionar o geocentrismo condenou Galileu, e este faleceu em uma prisão da inquisição em Roma.
    A teoria de que a terra é redonda já vem desde a grécia, e na idade média esta teoria de Ptolomeu já era aceita, mais não admitiam de que a terra não era o centro do universo – geocentrismo.
    Caso haja algum equívoco em meus conhecimentos fico grato com correções. Abraços!

  8. Para mim, além dessas listadas, entre as grandes mentiras da história temos:
    1. Colombo foi o primeiro a chegar às Américas, que como todos sabem uma galera já tinha dado umas voltas aqui antes…
    2. O cavalo não tão branco de napoleão, que de branco só tinha o nome!

    Taí! Ótimo post, cativante!

Deixe uma resposta