O Córtex Cerebral

Uma boa parte do nosso comportamento não verbal é não consciente. Conheça a importância dos centros subcorticais para a expressão de nossas emoções. Por outro lado, o processamento da informação perceptual se dá no córtex, o que também é fundamental para entendermos o nosso comportamento não verbal e as possibilidades e limitações de nossa capacidade em observar.

Os Centros subcorticais

subcortical-linguagem-corporalEles são os centros de comunicação entre, o tronco cerebral e o sistema límbico, por um lado, e o córtex cerebral por outro. Os padrões complicados de comportamento são organizados neles. Uma parte importante destes centros, e que alguns consideram parte do sistema límbico é o núcleo accumbens.

O papel que estes centros desempenham fica claro com o observado numa experiência na qual animais de laboratório com um eletrodo implantado permanentemente, estimulam-se a si mesmo premindo um botão.

Quando um eletrodo desses é implantado no núcleo accumbens, e o animal conhece que a sensação que sente é causada pela pressão no botão, a sensação é tão agradável que ele não sairá de cima do botão.

Outros locais neste centro tem um efeito reverso. A teoria atual afirma que esta estrutura funciona como uma espécie de centro de punição e recompensa. A estimulação deste centro pode provocar uma sensação agradável, sem que exista necessariamente um comportamento recompensador.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor (em inglês):

O córtex cerebral

O córtex cerebral é o elemento mais complexo do sistema nervoso. Está dividido em quatro partes: o lóbulo frontal, lóbulo parietal, lóbulo temporal, e o lóbulo occipital. Todas as percepções sensoriais são projetadas no córtex cerebral e o mundo exterior é representado por estes campos de projeção. Por exemplo, cada ponto no campo visual é representado por um ponto no campo de projeção visual no lóbulo occipital.

Disso deriva a história de que se pode cegar um humano que cai sobre o cóccix. O choque é conduzido ao longo da medula à parte traseira da cabeça e crânio comprime o campo de projeção visual. O seu dano causa cegueira mesmo que nada esteja errado nos olhos.

Da mesma forma, todos os sons, dos mais elevados aos mais baixos, são representados no campo de projeção auditiva no lóbulo temporal, toda a superfície do corpo é representada no córtex sensorial localizado no lóbulo parietal e todos os músculos no lóbulo frontal.

Além destes campos de projeção, também temos campos associativos onde é feita a conexão entre estas entradas sensoriais e as saídas motoras.

A região do cérebro que aloja a linguagem é particularmente grande, mesmo quando comparada com a correspondente no chimpanzé. Neste campo associativo têm lugar os diferentes aspectos da linguagem, audição, visualização (quer de objetos quer de letras) e a coordenação vocal (músculos da laringe). O menor dano nesta área pode originar anormalidades como a afasia, dislexia, etc.

 

Qual a relação desse conhecimento com a linguagem corporal?

Uma boa parte de nossa linguagem corporal e de nossas microexpressões faciais são involuntárias. Daí a importância de compreendermos como todas essas estruturas funcionam e qual o impacto têm naquilo que observamos e também, naquilo que mostramos aos outros e que pode ser observado.

Ficamos por aqui.

Saudações

Sergio Senna

 


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. O Córtex Cerebral. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/o-cortex-cerebral/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2015). O Córtex Cerebral. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/o-cortex-cerebral/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Fisiologia e Linguagem Corporal and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta