Qual é o efeito da mentira na confiança?

Divulgue e opinie

Qual é o efeito recíproco entre mentira e confiança? Um dos nossos leitores deixou um comentário com um pedido de ajuda sobre uma falsa acusação de que estava mentindo. Esse é um caso recorrente nas mensagens que recebo.

As primeiras perguntas que me vêm à mente são: será que essa pessoa mentiu com frequência antes? Será que é uma injustiça ou o resultado de um processo de perda da sua credibilidade?

Veja o vídeo abaixo no qual explico os riscos de qualquer mentira:

Qual é o efeito da mentira na confiança? 

O que tenho a dizer sobre isso é muito simples: a mentira abala um dos pilares mais importantes dos relacionamentos: a confiança! Uma vez que a confiança está perdida, é necessário trilhar um longo e árduo caminho para reconquistá-la.

Tal caminho nem todos estão dispostos a percorrê-lo….

Toda a mentira causa dano (imperceptível que seja) na medida em que quebra algum grau da confiança das pessoas, além de preparar o mentiroso para mentir mais e melhor.

 

Mentira e confiança | Existe mentira inocente?

Esse é um dos motivos pelos quais argumento não existir mentira inocente e que não cause dano.

Não existe mentira inocente na medida em que toda e qualquer de uma delas prepara o mentiroso para mentir mais e melhor.

O descrédito pela mentira é um processo acumulativo. Ninguém é tomado como mentiroso contumaz, da noite para o dia. A pessoa vai perdendo a credibilidade e, sem aviso manifesto, um belo dia, mesmo que ela esteja mentindo, não há mais crédito para a sua história.

Sabendo disso, pessoas inescrupulosas podem tirar proveito da falta de credibilidade de alguém instigando a dúvida na cabeça das pessoas.

Entretanto, existem alguns passos que podem ser dados para sair de uma enrascada dessas que acontecem na vida pessoal: 

  • entender que o processo de perda da credibilidade é acumulativo;
  • perceber que as pessoas podem tomá-lo como mentiroso, devido a pequenas mentiras contadas com certa frequência;
  • decidir que mudanças devem ser feitas;
  • reconhecer as mentiras anteriores;
  • pedir perdão pelas mentiras;
  • garantir que não voltará a mentir;
  • trabalhar para mudar o seu comportamento naquilo que for necessário;
  • estar preparado para os preços que devem ser pagos quando tais mudanças são implementadas.

Sob o ponto de vista psicológico e comportamental, apesar disso ser possível, todos os envolvidos devem estar preparados para um processo nada trivial.

Veja a nossa postagem: Como parar de mentir? Veja 10 passos, estratégias e dicas

Um exemplo clássico é o caso de dependentes químicos em recuperação. Durante o período em que a pessoa usa drogas ilícitas é comum ocorrerem muitas mentiras. A pessoa adere a um programa de tratamento para a sua dependência química, mas as feridas da família, por vezes, são muito profundas e ficam sem o devido cuidado.

Nesse contexto, durante o período em que o dependente químico recorre às drogas, não é raro que objetos domésticos sejam roubados e vendidos e que horários e certas regras familiares  sejam desrespeitadas. Consequentemente, muitas mentiras são formuladas para encobrir o uso de drogas. Durante esse período, a confiança é completamente aniquilada.

qual-e-o-efeito-da-mentira-na-confianca-ibrale-450

Uma das piores coisas que pode ocorrer durante o tratamento de um dependente químico é a falta de confiança da família na sua decisão de deixar o uso de drogas. É uma situação muito difícil, até porque as decisões anteriores e os fracassos nos tratamentos já tentados regulam esse processo.

Além disso, existe outro aspecto que se aplica de forma mais geral às avaliações que fazemos dos outros. É muito comum que sejamos a medida dos nossos semelhantes, então se mentiríamos na situação concreta que estamos avaliando, é muito possível que consideraríamos o nosso interlocutor, semelhantemente, um mentiroso.

Sem ajuda profissional competente é muito difícil sair dessa teia.

Entretanto, não desanime diante da perda da sua credibilidade, caso isso ocorra. Siga os passos acima, apoie-se em pessoas mais compreensivas e não tenha medo de pedir ajuda.

Agora você tem algumas reflexões sobre qual é o efeito da mentira na confiança. Esse é um artigo inacabado por que depende de sua participação nos comentários. Conte-nos sua experiência. No que diz respeito à mentira nos relacionamentos não há uma única receita, deixe a sua opinião.

Conheça mais sobre a MENTIRA.

Artigo originalmente elaborado em 4 de março de 2014. Revisado e ampliado em 05 de outubro de 2023

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!