Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » *Tranferência » O prazer profundo: Duping Delight

O prazer profundo: Duping Delight

Compartilhe:
Tempo de leitura: 5 min.

O que é o duping delight?

O presente artigo visa reunir informações debatidas nos comentários de diversos artigos acerca de um assunto que gera bastante dúvida: o que seria o Duping Delight?

Duping-Delight-clinton

“Bill Clinton, em um discurso ocorrido em 26 de janeiro de 1998, resolve falar sobre o caso Mônica Lewiski. Note que ele, ao ser aplaudido, produz um breve sorriso que tenta controlar apertando os lábios. Esse sorriso é uma reação autonômica de satisfação (narcísica) pelo sucesso em enganar e é conhecido na literatura científica como duping delight.” Retirado do artigo “Expressões faciais fingidas são eficazes?” Fonte: //ibralc.com.br/a-mentira/expressoes-faciais-fingidas-enganam

O Duping Delight (Prazer Profundo) geralmente tende a se manifestar após “mentiras” mais elaboradas e de maior duração, diferentemente de mentiras “mais simples”. Alguns autores falam sobre as mentiras que são motivados pelo desejo de obter uma sensação de poder (por exemplo, Ekman, 1997; Ford, 1996), esta sensação de poder vem de possuir informações que o outro não tem, de enganar o outro, ou impulsionar o interlocutor à tomar decisões erradas.

Ford, em seu livro “Lies!Lies!!Lies!!!The psychology of deceit”, diz que o Duping Delight pode resultar do sucesso de uma piada (em relação a alguém ou uma situação), ou pode ser motivada por formas malignas de engano, como trapaças ou alguma patologia, como a síndrome de Munchausen, por exemplo.”

 

 

 

 

A Síndrome de Münchhausen é uma doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contínua, causa, provoca ou simula sintomas de doenças, sem que haja uma vantagem óbvia para tal atitude que não seja a de obter cuidados médicos e de enfermagem.

Na Síndrome de Münchausen, a pessoa afetada exagera ou cria sintomas nela mesma para ganhar atenção, tratamento e simpatia. Em casos extremos, pessoas com esta síndrome têm um alto conhecimento sobre medicina e conseguem produzir sintomas para operações desnecessárias. Por exemplo, podem injetar na veia um material infectado, causando infecção e prolongando sua estada no hospital. É diferente de Hipocondria, o paciente com Münchausen sabe que está exagerando, enquanto o hipocondríaco acredita que está doente de fato. – WIKIPEDIA

Segundo Dr. Sérgio Senna (IBRALC), essa expressão da língua Inglesa é utilizada para identificar o sorriso que ocorre quando um mentiroso percebe o sucesso de seu intento. Serve, também, para expressar o sorriso de desprezo contido diante de algum pensamento (não expresso) de êxito.

 

Como reconhecer o duping delight?

“É um breve sorriso unilateral. É uma mistura de desprezo e satisfação (alegria). É uma resposta quase autonômica e quando a pessoa percebe, tenta realizar algum movimento para encobrir. Pode ser baixando ou virando a cabeça. Algumas pessoas também pressionam os lábios na tentativa de ocultá-lo.” Debate o Dr. Sérgio Senna nos comentários do artigo “Lie to Me – Nono episódio

Recomendo a leitura do artigo “Expressões faciais fingidas são eficazes?” (clique aqui para ler) de autoria do Dr. Sérgio Senna. O mesmo levanta a questão se é possível falsificar tão bem as expressões faciais a ponto de que não seja possível perceber se as emoções relacionadas são reais ou não, inclusive fala um pouco sobre o Duping Delight.

No mesmo artigo, Dr. Sérgio Senna ainda comenta: “Essa é uma expressão muito importante e qualquer pessoa deveria ser capaz de reconhecê-la. Imagino que todos os adultos já foram vítimas do duping delight. Sabe aquele adversário que sentiu satisfação quando você se “deu mal” em algum trabalho? Pois é, o sorrisinho de satisfação secreta pelo o seu fracasso era o duping delight.”

Veja essa sequência de fotos, trata-se do julgamento de Casey Anthony, o ideal seria a análise do vídeo, mas para fins didáticos, percebam as imagens abaixo, onde após o sucesso do advogado, ele não se contém e solta um sorrisinho unilateral (tentando disfarçar ao abaixar o rosto).

Duping-Delight-casey-anthony

Casey chora ao lado de seu advogado ao ser inocentada. Ela era acusada pela morte da filha de dois anos, sufocada com fita adesiva. O caso tomava conta dos debates nos EUA

Duping-Delight-casey-anthony-2

Casey Anthony e seu advogado, Jose Baez(esq.), após o anúncio de Casey ter sido considerada inocente da acusação de assassinato

Agora observem o vídeo abaixo:

O duping ocorre muito rápido, como sempre, a pessoa quando percebe tenta dissimular. No caso apertando os lábios (como é o mais comum). A “dica” para ver o fechamento dos olhos é observar o levantamento da bochecha.

Abaixo uma imagem do momento:

Duping-Delight-video

Clique na imagem para ampliar.

Qual a importância deste indicativo?

Sabemos que não existe um único e definitivo sinal da mentira, entretanto, devemos tratar este sinal (o Duping Delight) de forma “diferenciada”, visto que o mesmo geralmente pode revelar algum fator interessante.

Recomendo a leitura do artigo “Não existe um único e definitivo sinal da mentira” (Clique aqui para ler), de autoria do Dr. Sérgio Senna. O mesmo nos lembra o risco de errar, chamando alguém de mentiroso com base apenas em um sinal!

No entanto, em diversos vídeos debatidos aqui no portal e na nossa comunidade do facebook, notamos a relevância de perceber este tipo de sorriso, que por vezes revela segundas intenções por parte do interlocutor.

Não confundam com um sorriso deliberado, que o interlocutor deseja que seja percebido, pois este pode estar ocultando algum outro tipo de emoção, como raiva ou desprezo por exemplo, já se tratando do duping delight, geralmente o interlocutor tenta controlá-lo, não desejando que sua satisfação seja percebida pelos demais.

Este artigo aborda conceitos básicos sobre o tema, para aprofundar seus estudos e ter um melhor entendimento, recomendamos que faça o curso “Sinais da Mentira” (clique aqui), ministrado aqui no IBRALC.

Assim, devemos “ligar o alerta” após este tipo de sinal, e procurar outros indicativos, aprofundar o debate (se tivermos oportunidade) ou simplesmente tomar cuidado com as informações que nos são passadas. Portanto, muita atenção com o prazer alheio.

E você? O que pensa sobre isso? Deixe-nos o seu comentário!

Saudações e prossiga acompanhando os nossos artigos.

Edinaldo Oliveira

 


Como eu acho o IBRALE no Telegram ou no Instagram?

IBRALE nas Redes

canal-ibrale-no-telegram-1

 

 

ibrale-testes-linguagem-corporal

 


Como citar este artigo?

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

JUNIOR, Edinaldo Oliveira. O prazer profundo: Duping Delight. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Disponível em < https://ibralc.com.br/o-prazer-profundo-duping-delight/> . Acesso em 20 Apr 2024.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Junior, Edinaldo Oliveira. (2012). O prazer profundo: Duping Delight. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Recuperado em 20 Apr 2024, de https://ibralc.com.br/o-prazer-profundo-duping-delight/.

Deixe o seu comentário

12 comentários em “O prazer profundo: Duping Delight”

  1. Edinaldo Oliveira via Facebook

    Realmente, como o Marcos Roberto falou…vi bastante aversão quando falava da vítima e no final, quando falava de si, veio o sorriso, que tentou disfarçar baixando a face…

    A aversão seria desprezo por suas vítimas?? pela vítima em específico? difícil dizer…mas a satisfação no final, para mim, é o mais relevante…

  2. Sergio Senna Pires via Facebook

    É muita cara de pau desses picaretas….. e ainda mentem muito mal. Esse é um péssimo indicador para o nosso país, pois os mentirosos se sentem tão à vontade que nem se aprimoram para mentir….

    Imaginem quando aprenderem a mentir mais e melhor….. Vou esperar mais algumas manifestações para postar o meu comentário.

    Abraços a tod@s.
    Sergio Senna

  3. Marcos Roberto via Facebook

    Bom dia à todos ! Nossa cada vez mais, fico impressionado, com audácia da bandidagem aqui no Brasil! É muita “cara de Pau”… até com os mortos os picaretas conseguem tirar vantagens … fico com pena das famílias que infelizmente tem que passar por mais, esse constrangimento e dor !

    Assisti o vídeo pelo menos 5 vezes… , bom não tem o que dizer sobre essa reportagem e nem, a cara de pau dessas pessoas! Vamos acordar Brasil !!!

    Gostaria de dizer e analisar sobre o “Cara de Pau”, que está com a camisa da seleção brasileira:

    Tempo de 00:51 – temos ai indicadores de desprezo e, muita aversão ao responder ( já na ponta da língua uma resposta preparada, pensando muito bem as respostas as perguntas do repórter. E seu sorriso mascarado, falso de puro sarcasmo !

    Tempo de 8:16 / 8: 22 / 8: 41 – temos indicadores de Raiva (au4) + aversão (au9 + au10) + e , o famoso Dupping Delight (8:41).

    Já o outro “cara de pau” sem camisa, no tempo de 8:07 – faz um leve movimento do ombro quando acusa o comparsa… sua face é de muita raiva (pura raiva). Fora que sua fala sai com dificuldade , ao falar do comparsa ! ai com certeza, tem alguma coisa a esconder?

    Abraços a todos do ibralc, ao Prof. Dr. Sérgio Senna, Edivaldo Oliveira… sucesso sempre !

  4. Marisa Assis via Facebook

    Estou curiosa para ver o que vocês que são especialistas vão dizer sobre o golpista Thiago, sua expressão facial é visivelmente “estranha”.

  5. Edinaldo Oliveira via Facebook

    Obrigado Marcos Roberto, reuni algumas informações básicas sobre este importante indicador. Mas como você fez o curso “Sinais da Mentira”, já deve estar fera, pois o mesmo é bem aprofundado durante o curso…

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados