Esse é o artigo que explica a fase dos golpes conhecida como fidelização ou adesão e faz parte de nossa série sobre as fases da trapaça e dos golpes.
Na matéria As etapas dos golpes e trapaças | Explorando cada detalhe, vimos que, no geral, os golpes têm três fases:
- a promessa;
- a adesão [fidelização]; e
- o truque.
Quando explicamos a fase da promessa, dissemos que o vigarista precisa chamar a atenção da vítima, estabelecer algum tipo de contato e introduzir a sua proposta.
Veja como explico a fase da Adesão ou da Fidelização.
Aqui você vai ver:
A credibilidade em um golpe
Depois que a promessa é realizada, é necessário construir a credibilidade de que o grande negócio é verdadeiro, e de que a vítima deve aderir à proposta, ainda que a promessa pareça impossível.
♦ ATENÇÃO
Essa é uma fase em que os golpistas exercitam a sua criatividade, principalmente, abusando de estratégias não verbais. Sem ganhar a credibilidade por um período limitado não há como aplicar o golpe.
Vou explicar com base na figura abaixo:
Nessa situação temos um trapaceiro atuando na fase da adesão ou fidelização. Ele deseja passar um cheque sem fundos. Para tanto:
- enviou para si mesmo uma radiografia que fez questão de examinar em frete da vítima, o que vemos na foto 1;
- logo depois ele propõe pagar com cheque (o que é proibido pelo hotel);
- na sequência (foto 2), ele recebe uma ligação sobre uma operação urgente, e o monólogo telefônico diante da vítima.
O contexto de credibilidade já está criado – um médico importante, totalmente confiável.
Baseada nessas evidências: ver o “médico” examinando uma radiografia (estratégia não verbal) e na suposta ligação (estratégia verbal), a vítima está convencida de que pode aceitar o cheque sem medo.
Nossos sentidos e os golpes
Os estelionatários se aproveitam do funcionamento básico de nosso psiquismo que é contextualizarmos através do que percebemos pelos nossos sentidos. Quando ficamos cientes disso, passamos a confiar menos no que vemos, ou pelo menos a considerar que nossos sentidos têm muitos limites.
Vejam a ilustração a seguir:
Ganhar a proposta envolvia puxar os cordões que estavam escondidos. Aqueles que apareciam não proporcionariam ganho à vítima, então o golpista não tinha como perder!
Esse é um exemplo de como os picaretas enganam os nossos sentidos. Entretanto, na fase da fidelização ou adesão você deverá estar atento às coisas que ocorrem na sua frente e que tentam dar credibilidade à proposta.
Encerro com a citação de uma estelionatária:
Os golpistas conhecem as pessoas – eles sabem como pensam e por que fazem certas escolhas.
Uma mulher atraente, que parece doce e inocente, pode ser a mais perigosa estelionatária, porque as pessoas vão naturalmente baixar a guarda e esse será o seu pior erro …
Radiografia dos golpes
Boa leitura e um abraço
Sergio Senna
Nossos Cursos
Visite as nossas matérias em inglês – ELATI
Conecte-se ao IBRALE:
Receba nossa Newsletter
Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.
Nossos Temas
Aceleração Social Ansiedade Cientistas Famosos Conhecimento Básico Crenças e Valores Educação Socioemocional Emoções Emoções Básicas Estratégias e Dicas Golpes Influência Inteligência Emocional Linguagem Corporal Manipulação Mentira Mentira e Comportamento Mentira e Linguagem Corporal Microexpressões Persuasão Tecnologia e Emoções