A Ciência da Atração: por que você acha um rosto bonito?

rosto-bonito

Estudos são realizados para descobrir o que nos atrai em um rosto

O que há de misterioso ou de agradável em um sorriso? Por que algumas mulheres têm certa preferência por um tipo de face?

Diversas pesquisas vêm sendo realizadas para descobrir a resposta a essas perguntas. David Perrett e Fhionna Moore pertencem a um grupo de pesquisadores que vêm analisando o mistério da atração e perseguindo o objetivo de descobrir o porquê da atração.

Sabemos que uma face nos atrai, mas por quê isso ocorre? Quais são as características de um rosto que nos passam informações sobre as pessoas?

É comum que as pessoas concordem que não devemos julgar pelas aparências. No entanto, as pesquisas científicas mais modernas mostram que fazemos isso o tempo todo.

Inúmeras vezes, a tomada de decisões sobre as pessoas ocorre antes mesmo de se estabelecer a comunicação verbal.

Isso é sensato? É real? É cientificamente comprovado? Obviamente, o rosto de uma pessoa revela informações básicas como sexo ou a idade aproximada. Mas haverá outro tipo de informação que fica disponível a partir da visualização de uma face? Será que observamos os estados emocionais ou aspectos sobre a saúde de alguém? Além disso, por que achamos alguns rostos mais atraentes do que outros?

A computação gráfica vem auxiliando os cientistas a descobrirem os mistérios do rosto. Cores e formas são digitalmente manipulados com o propósito de ressaltar ou reduzir determinadas características. Com esse material, são elaborados testes de percepção nos quais os sujeitos avaliam as imagens alteradas e emitem a sua opinião sobre a percepção de atração.

Os achados das pesquisas dão conta de que o rosto de alguém pode expressar uma grande variedade de sinais. Foi, ainda, levantada uma notável consistência nas preferências das pessoas pelos rostos.

 

[box]É certo que os estudos enfrentam uma série de dificuldades éticas, mas os primeiros resultados são promissores. Alguns dados sobre a palidez do rosto indicam que tomamos informações sobre a cor da pele para inferirmos sobre a saúde de alguém. Rostos mais rosados foram indicados como mais saudáveis nas pesquisas. [/box]

 

Um estudo, realizado pelos pesquisadores Craig Roberts da Universidade de Newcastle e Ben Jones, sugere que a pele da face que possua uma aparência saudável é interpretada como indicador de um estilo de vida saudável. Os pesquisadores argumentam que chegamos a essas conclusões inconscientemente, sem mesmo falar com a pessoa.

Em outro estudo, Ian Penton-Voak, da Universidade de Bristol, e Anthony L., da Universidade de Liverpool, pediram a um grupo de voluntários para escolher as palavras que melhor descrevessem sua própria personalidade. As pessoas que se classificaram como extrovertidas tenderam a usar palavras como “quente, sociável, emocional e afetivo, ao passo que aqueles que se classifiquem como introvertidos usar palavras com significados opostos.

Em um segundo momento, foi solicitados que os sujeitos avaliassem fotografias de voluntários e que descrevessem a personalidade da pessoa apenas pela avaliação das fotos. Os achados deram conta de uma alta correlação entre a auto-descrição dos juízes e as mesmas características que pudessem ser encontradas nas fotos.

De forma geral, a avaliação sobre introversão e extroversão foi mais significativa que o acaso. No entanto, os próprios pesquisadores têm o cuidado de ressaltar a importância de não confiar nas primeiras impressões, que podem ser equivocadas.

 

Fique atento(a), pois traremos informações sobre os mais recentes estudos nessa área.

Saudações Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. A Ciência da Atração: por que você acha um rosto bonito?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/rosto-bonito/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2011). A Ciência da Atração: por que você acha um rosto bonito?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/rosto-bonito/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Aparência Física and tagged , , , , .

One Comment

Deixe uma resposta