Anatomia de um sorriso

Quando eu era criança, ouvi um ditado popular de que era preciso mais de 40 músculos para franzir a testa, mas apenas 15 para dar um sorriso.  A moral do ditado era que devíamos sempre sorrir por que era mais fácil e gastava menos energia.

Ouvi também versões desse dito em que variavam as quantidades de músculos envolvidos. Mesmo descobrindo que as coisas não funcionam assim, a idéia central (sorrir x franzir a testa) do ditado ainda me parece boa, mas não pelas razões apontadas.

A justificativa apresentada não poderia ser mais imprecisa, pois os principais músculos expressivos da face não passam de quarenta (segundo as maiores listagens).
Então, para acionarmos 40 músculos expressivos, precisaríamos da face inteira e mais alguma coisa, não apenas do Frontal (que o principal músculo responsável per franzirmos a testa).
Abaixo, listo os músculos expressivos da face, com o número ao lado que indica existirem dois (bilaterais) ou apenas um músculo:

Frontal (1)
Músculos Expressivos da Face - SorrisoPrócero (1)
Corrugador do supercílio (2)
Orbicular dos olhos (2)

Levantador lábio superior (2)
Levantador lábio superior e da asa do nariz (2)
Levantador do ângulo da boca (2)
Zigomático maior (2)
Zigomático menor (2)
Nasal (2)
Orbicular da boca (1)

Bucinador (2)
Risório (2)
Platisma (1)
Depressor do ângulo da boca (2)
Depressor do lábio inferior (2)
Mento (1)

No total 29 músculos principais (mas poderíamos acrescentar alguns como o Masseter(2), por exemplo). Então, perceba que a lista dos músculos expressivos pode variar um pouco.

 

O sorriso e os músculos

Afinal, quais são os responsáveis pelo sorriso ou por franzir a testa?

Para franzir a testa você precisa apenas contrair o músculo FRONTAL (1). Algumas pessoas também contraem o Prócero e o Corrugador do Supercílio nessa expressão. Então, para franzir a testa precisamos, no mínimo, de apenas um músculo!

Para sorrir, você pode utilizar o Zigomático Maior(2) (que produzirá um grande sorriso largo) e de outros levantadores de lábio superior como o Levantador do Ângulo da Boca(2) e o Levantador do Lábio Superior(2). Além disso, o sorriso pode envolver também a área dos olhos. Nesse caso, contraímos a parte orbicular do Músculo Orbicular dos Olhos(2). Existem diversos tipos de sorrisos que podem envolver a contração de outros músculos como o Platisma e o Risório, por exemplo.

 _____________________________

 (A) Aqui temos um sorriso largo em que o principal músculo envolvido é o Zigomático Maior e no qual observamos a contração da parte orbital do músculo Orbicular dos Olhos.  (B) Nesse sorriso, vemos a contração do Frontal, do Platisma e do Risório. Tudo indica que é um sorriso utilizado para encobrir alguma situação embaraçosa.

 _____________________________

 

Então, sorrir envolve uma quantidade de músculos maior do que franzir a testa. Entretanto, sorrir lhe trará mais felicidade.

Em uma próxima postagem, explicarei como (e o porquê) você pode mudar o seu humor colocando um sorriso no rosto naqueles dias que você não está muito animado.

Para um maior aprofundamento, veja também os artigos: O Sorriso é Contagiante, de Edinaldo Oliveira e Sorrisos Falso e Verdadeiros: você sabe a diferença? de minha autoria:


sorriso-contagiante

O sorriso é contagiante.

O sorriso é contagiante. Através da experimentação do atendimento em determinado local, como hospital, loja, clínica, restaurante, etc, podemos perceber ...
Leia Mais
Sorriso Falso

Sorrisos Falsos e Verdadeiros. Você sabe a diferença?

Saber a diferença entre um sorriso falso e outro verdadeiro é muito importante. Fechar bons negócios e entender as emoções ...
Leia Mais

 

Abraço

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Anatomia de um sorriso. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/anatomia-de-um-sorriso/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Anatomia de um sorriso. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/anatomia-de-um-sorriso/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Face and tagged , , , , , , , , , , , .

4 Comments

  1. boa noite, com relação ao artigo gostaria(por curiosidade) de mais esclarecimentos já que artigo resume uma expressão de descontentamento a um simples franzir de testa, quando envolve outros setores da face, logo a contestação pode até está correta mas no contesto do ditado popular me parece que o argumento não está bem formulado.
    Desde já lhe agradeço.
    alex

    • Prezado Alex, obrigado pela sua participação no Portal IBRALC.

      Li várias vezes o artigo e o seu comentário, mas confesso que não consegui entender a sua colocação.
      O que eu não consegui entender?
      1. Vc afirma que o artigo resume o descontentamento a um “!simples franzir de testa”. Onde você leu isso?
      2. Os objetivos do artigo foram: explicar um pouco sobre o funcionamento da musculatura facial e brincar um pouco com o dito popular que franzir (seja lá o que isso queira significar) a testa emprega mais músculos do que sorrir.

      Fiz uma abordagem da mecânica muscular sem me delongar ou analisar as emoções subjacentes. Creio que foi isso que você não compreendeu….

      Mesmo assim, obrigado pelo comentário que me proporcionou a oportunidade de enfatizar esses aspectos.
      Um abraço
      Sergio Senna

  2. Primeiramente feliz ano novo para todos que fazem o IBRALC continuar crescendo! Especialmente ao Dr. Sergio Senna e Edinaldo Oliveira! Tudo de bom, muitos sucessos e felicidades! Sei que já é um pouco tarde pra isso, porém, o que vale é a intenção. rs.
    Excelente artigo Dr. Sergio Senna, lembro da primeira vez em que entrei no portal, me deparei com o teste dos sorrisos falsos e verdadeiros. Esperei estudar um pouco mais sobre a anatomia e linguagem corporal para realizá-lo e quando o fiz, acertei 9/10 – o sorriso da foto 7 no teste me complicou – após essa notável melhoria, não deixei mais de conferir o portal, rs.
    Uma dica pro portal, seria interessante colocar mais alguns testes de análises de expressões, para os frequentadores poderem avaliar se estão evoluindo no estudo. Posso até ajudar a encontrar essas imagens se assim quiserem. rs.

    Obrigado!
    Abraços e até mais!

    Rogério B.

    • Olá Rogério,

      Feliz ano novo para você também!! E mais uma vez, agradeço em nome do IBRALC os elogios feitos ao conteúdo do portal.

      Sua sugestão é bastante interessante, com certeza iremos analisar ela com carinho, pois sabemos da importância de analisar constantemente nossa evolução nos estudos.

      Abraço,

      Edinaldo Oliveira

Deixe uma resposta