A ciência em Lie to Me

Seriado Lie to Me foi ao ar pela Globo

A partir da segunda semana de março de 2011, a Rede Globo apresentou a primeira temporada da  série Lie to Me.  A série americana, que foi exibida às terças-feiras, tem como enredo as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. Atualmente, você pode ver as três temporadas da série em DVD ou baixando da Internet.

Esses profissionais prestam seus serviços a diversas instituições, como FBI, polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que queiram descobrir uma verdade escondida por alguém.

O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman (Tim Roth), um cientista que dedicou toda a sua vida ao estudo do comportamento humano, microexpressões e linguagem corporal como um todo. Lightman conta ainda com a ajuda da sua parceira e psicóloga, Dra. Gillian Foster (Kelli Williams), além do pesquisador Eli Loker (Brendan Hines) e de Ria Torres (Monica Raymund), uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões faciais humanas.

Nos EUA, conta-se que a série foi inspirada na vida de Paul Ekman, que atua como consultor da equipe de produção norte-americana. Para os que curtem o tema da linguagem corporal, o entretenimento está garantido. Apesar do natural realce cinematográfico, o seriado traz uma visão científica da linguagem corporal, variando do senso comum e das abordagens alternativas. A propósito da exibição da série, iniciamos uma série de artigos comentando cada um dos episódios.

Fazemos uma análise da Ciência por trás de Lie to Me. Vale a pena conferir, com certeza você vai gostar. Veja outro vídeo da série:

Veja os nossos comentários nesses episódios:

Um abraço e bom proveito!

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. A ciência em Lie to Me. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/lie-to-me-ciencia/> . Acesso em 3 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2011). A ciência em Lie to Me. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 3 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/lie-to-me-ciencia/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Lie to Me - Primeira Temporada and tagged , , , , , , , , , , .

4 Comments

Deixe uma resposta