Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » Curiosidades » Micro-expressões e linguagem corporal

Micro-expressões e linguagem corporal

Compartilhe:
Tempo de leitura: 3 min.

Micro-expressões e linguagem corporal, de qual você é fã?

Graças ao seriado “Lie to Me”, houve uma popularização dos estudos acerca da comunicação não verbal, mais especificamente das micro-expressões da face: Todo o seriado é “recheado” de cenas em alta definição e câmera lenta de diversas expressões, onde cada uma termina por apontar os rumos emocionais do interlocutor. Situações semelhantes ocorreram com analistas de perfil criminal, através da série “Criminal Minds”, e de análise forense, graças ao seriado “CSI” e “Dexter”, só para citar alguns exemplos.

Desta forma, temos diversas pessoas, que são fãs da série Lie to Me, achando interessante adentrar no universo da comunicação não verbal, entretanto, será que é eficiente analisar somente expressões faciais?

 

linguagem-corporal-CSI

CSI

linguagem-corporal-criminal-minds

Criminal Minds

linguagem-corporal-Dexter

Dexter

linguagem-corporal-lie-to-me

Lie to Me

 

Analise o todo e não só uma parte.

Evidentemente que analisar as expressões faciais é um salto imenso no processo de percepção das emoções do interlocutor, no entanto, devemos treinar nossa percepção para verificar toda a movimentação do corpo (braços, pernas, posicionamento na sala, etc), assim teremos uma análise mais correta da linguagem corporal.

No IBRALC, além do curso sobre expressões faciais, ministramos cursos sobre a percepção da mentira pela linguagem corporal. Acreditamos que esta “dobradinha” seja a melhor solução para quem deseja adquirir um conhecimento mais sólido sobre o assunto. Para conhecer melhor nossos cursos clique aqui.

Por exemplo, podemos perceber algum tipo de raiva por parte do interlocutor ao analisarmos sua face, entretanto, imagine percebermos que além de uma possível expressão de nojo, houve um recuo ou uma mão ensaiando um “pare” (mesmo que não de forma tradicional), nossa análise será bem mais correta, não acham?

Observem as três imagens abaixo, todas utilizam o gesto que conhecemos culturalmente como “pare”, o mesmo pode ser empregado em sua forma “tradicional”, como na primeira foto, ou em algumas variações, como na segunda foto, em que o jogador provavelmente pede para que a torcida se acalme (ou seja, pare de festejar o gol) e na outra, em que o juiz provavelmente manda separar alguma coisa (ou mandando “parar” determinada atitude de jogadores).

linguagem-corporal-gesto-parar

Gesto “pare” tradicional

linguagem-corporal-parar-cristiano-ronaldo

Gesto “pare” com variação

linguagem-corporal-parar-2-juiz

Gesto “pare” com variação

Certa vez caminhando, tive a oportunidade de perceber alguns casais em uma provável discussão, mesmo não vendo suas faces (pois estavam me dando as costas) e nem ouvir o tom da voz. Então, como percebi que estavam em uma possível briga?

Notei que um dos dois levantava a palma da mão colada ao corpo, em um gesto de “pare”, mais ou menos parecido com o do jogador acima, criando assim uma barreira entre eles e mandando de forma não consciente que o outro parasse com algo (o debate, justificativa, etc)…quando me aproximei mais, aí sim, percebi que pelo tom da voz se tratava realmente de uma discussão.

Portanto, apenas com um simples exemplo, percebam que analisar apenas as famosas “micro-expressões” nem sempre pode ser a melhor solução, procure aprofundar seus estudos, abordando outros aspectos da linguagem corporal, assim, você ampliará sua percepção do ambiente que o rodeia.

 

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

 


Como eu acho o IBRALE no Telegram ou no Instagram?

IBRALE nas Redes

canal-ibrale-no-telegram-1

 

 

ibrale-testes-linguagem-corporal

 


Como citar este artigo?

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

JUNIOR, Edinaldo Oliveira. Micro-expressões e linguagem corporal. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Disponível em < https://ibralc.com.br/micro-expressoes-e-linguagem-corporal/> . Acesso em 16 Apr 2024.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Junior, Edinaldo Oliveira. (2012). Micro-expressões e linguagem corporal. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Recuperado em 16 Apr 2024, de https://ibralc.com.br/micro-expressoes-e-linguagem-corporal/.

Deixe o seu comentário

3 comentários em “Micro-expressões e linguagem corporal”

    1. Prezada Wanda,

      Você poderá encontrar maiores informações sobre o curso no nosso próprio portal, no endereço:

      http://ibralc.com.br/microexpressoes-e-analise-facial/

      Teremos um curso em São Paulo – 7 de março de 2015 – com um investimento R$ 610,00, que pode ser parcelado em até 3x.

      Horário: Das 8:30 às 18:00 horas.

      Local: Hotel Century Paulista – Rua Teixeira da Silva 647 – Paraíso – São Paulo. Próximo à estação Brigadeiro do Metrô.

      Qualquer dúvida:
      [email protected]
      Fones:
      11 3522 9646
      19 4062 9646
      61 4063 9443
      61 8181 7817

      2ª a 6ª, das 9h às 19h

      Atenciosamente,

      Edinaldo Oliveira

  1. Seria complicado realmente se nos concentrarmos somente nas expressões faciais e esquecer as expressões corporais. A Linguagem Corporal faz parte da comunicação não verbal e deve estar concentrado também.

    Bom Artigo. Abraços

    Bruno S. da Silva

    <>

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados