Ouvindo com atenção

Demonstrando atenção

Às vezes achamos que ouvir com atenção não envolve as nossas posturas e a nossa linguagem corporal. Entretanto, é nos detalhes do nosso corpo que as pessoas mais vão notar se estamos atentos ou não. Veja como melhorar a demostração da sua atenção:

 

conversa-linguagem-corporal-3-rIgnorar as distrações

Na minha opinião é o mais importante. Durante uma conversa ou uma aula, há muitos estímulos que concorrem pela sua atenção. Se você é capaz de ignorar esses estímulos, seja uma olhada para a porta, para a janela ou mesmo para a tela do seu celular, você passará um poderoso sinal não verbal lisonjeiro: “Eu estou interessada(o) em você “.

 

Não movimentar-se em excesso

O movimento do corpo pode passar a ideia de distração. Muitas vezes, numa conversa, ficamos distraídos, mesmo com os nossos pensamentos e podemos aumentar a movimentação do corpo. Se você quer informar pelo não verbal que está atento, quanto menos movimento, melhor!

 

conversa-linguagem-corporal-1-rInclinação do seu corpo

Quando uma pessoa está interessada no que está sendo dito, ela tende a se inclinar na direção do seu interlocutor. Esse é um reflexo natural de apreço fruto do sem número de emparelhamentos comportamentais que ocorrem durante a vida. Nos aproximamos do que gostamos, nos afastamos do resto…. Então, cuide desse detalhe. Se quiser mostrar apreço, atenção incline-se na direção de quem fala. Se quiser mostrar aversão, afaste-se….

 

Inclinação da cabeça

Uma pessoa atenta pode inclinar a cabeça ligeiramente para a frente. Pode também mostrar curiosidade quando a inclina para o lado.

 

Olhando para o seu interlocutor

Uma pessoa atenta olha para a outra pessoa. Evite desviar muito o olhar, ficar olhando outras coisas, como o celular….

 

conversa-linguagem-corporal-rFranzir a testa

A concentração também pode ser indicada pela testa e pelas rugas que se formam ao contrair o músculo Frontal. Essa é uma reação natural e as pessoas vão interpretar como interesse e que você está tentando entender o que está sendo dito. Esse display pode ser complementado pela mão apoiando o queixo. Entretanto, se você tentar produzi-la intencionalmente, pode acabar parecendo raiva. Então, cuidado. Nada de exageros!

Conheça mais sobre linguagem corporal.

Visite a nossa seção exclusiva sobre esse assunto:

Linguagem Corporal

Um abraço

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Ouvindo com atenção. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/ouvindo-com-atencao/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2014). Ouvindo com atenção. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/ouvindo-com-atencao/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Comunicação Não Verbal, Conhecimento Básico, Curiosidades, Dicas, Educação, Linguagem Corporal, News and tagged , , , , , , , , .

Deixe uma resposta