O FBI e seu novo sistema de reconhecimento facial

reconhecimento-facialDepois de seis anos e mais de um bilhão de dólares gastos em desenvolvimento, a Polícia Federal Norte-americana (FBI) acaba de anunciar que seu novo sistema de software de reconhecimento facial está finalmente completo. Em breve, fotos de dezenas de milhões de rostos de cidadãos norte-americano e estrangeiros serão analisadas pelo sistema nacional todos os dias.

O programa Next Generation Identification (NGI) irá registrar todos os rostos e referenciá-los em relação á sua crescente base de dados. Está prevista a integração e compartilhamento do Sistema Interestadual de Fotos. Será possível identificar tatuagens, cicatrizes e outras características para garantir uma identificação. Além do mais, o FBI está estimando que o NGI vai incluir até 52 milhões de faces no próximo ano.

Person of Interest - Linguagem Corporal

A coleta de imagens será realizada pelo sistema de identificação criminal e de emprego. Então, se alguém fizer uma entrevista que exija identificação esses dados serão enviados ao governo para processamento.

Alguns críticos afirmam que o sistema não é totalmente perfeito. Apontam, por exemplo, para a dificuldade de se conseguir uma boa resolução das câmeras e para as já conhecidas questões de violação de privacidade.

Uma das maiores preocupações sobre o NGI tem sido o fato de que ele irá incluir imagens conseguidas em situações não- criminais. Sabe-se que o banco de dados já conta, em 2015 , com mais de 4,3 milhões de imagens tiradas para fins não-criminais, como as enviadas para os diferentes tipos de visto de entrada nos EUA.

Veja o que o FBI diz em sua nota de imprensa: (passe o mouse aqui para ver a tradução):

Since phase one was deployed in February 2011, the NGI system has introduced enhanced automated fingerprint and latent search capabilities, mobile fingerprint identification, and electronic image storage, all while adding enhanced processing speed and automation for electronic exchange of fingerprints to more than 18,000 law enforcement agencies and other authorized criminal justice partners 24 hours a day, 365 days a year.Nota de imprensa - FBI

Parece mesmo que estamos caminhando para o cenário do seriado Person of Interest, que vale a pena você conhecer.

[wikibox lang=”pt”]Person of Interest[/wikibox]

Os cidadãos americanos e turistas que se cuidem!

Agradeço ao Renato Ribeiro por ter me alertado para esse assunto.

Um abraço

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. O FBI e seu novo sistema de reconhecimento facial. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/fbi-e-seu-novo-sistema-de-reconhecimento-facial/> . Acesso em 4 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2014). O FBI e seu novo sistema de reconhecimento facial. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 4 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/fbi-e-seu-novo-sistema-de-reconhecimento-facial/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Segurança Pública e Privada and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta