7 Dicas sobre Linguagem Corporal

Novo vídeo no Portal IBRALC com dicas sobre linguagem corporal.
Muitas das dicas que existem na Internet sobre linguagem corporal são fruto de mitos e da ganância das pessoas em “vender” materiais que, supostamente, melhoram a performance nas vendas, em outros campos do trabalho e na vida pessoal.

Entretanto, a maior parte dessas dicas não encontra nenhum suporte científico (apesar de assim ser propagado pela maioria dos seus difusores). Observe que em muitos materiais vendidos por aí, as referências ficam misturadas no final dos textos e você perde a capacidade de verificar se aqueles estudos citados realmente se referem às argumentações dos autores. Isso é apenas uma estratégia persuasiva para emparelhar a autoridade dos estudos científicos ao que é difundido sem o compromisso de facilitar a verificação, não?

 

Como sempre explico, o conhecimento científico não é o único válido. Existe conhecimento construído na prática, que também tem a sua validade. Seguindo esse raciocínio, bastaria o instrutor ensinar que, na sua prática, acontece de determinada maneira (não seria necessário fazer vinculação a supostos estudos científicos). Acreditaria quem quisesse, assim como se acredita em uma religião…. Não vejo nenhum problema nisso.

Infelizmente, para dar mais respaldo às suas afirmações, pessoas inescrupulosas enganam afirmando que suas sandices são fruto de comprovação científica. Esse é o problema que sempre aponto.

 

Dou um exemplo: quer uma sandice maior do que descobrir se alguém está mentindo apenas observando o movimento dos olhos? Se isso fosse possível, nossos problemas com interrogatórios e com a justiça estariam resolvidos, não? É uma total loucura afirmar que isso provém de estudos científicos, como é comum encontrarmos por aí. Se você ficou curioso veja o artigo:


Mitos - Linguagem Corporal IBRALC

Você identifica a mentira pelo movimento dos olhos?

Se você acha que uma pessoa está mentindo apenas observando o movimentos de seus olhos, é melhor pensar uma segunda vez. Mais um estudo, publicado na revista PLoS ONE desmascara a concepção generalizada de que você pode afirmar que uma pessoa está mentindo pelo modo como seus olhos se movem ...
Leia Mais

Nesse vídeo eu trato de sete aspectos que você deve ter em mente para melhorar a sua linguagem corporal:

  • contato visual;
  • cruzar os braços;
  • movimentos de nervosismo;
  • espaço pessoal;
  • amplitude dos gestos;
  • frequência do toque;
  • o sorriso.

Assista o vídeo, pois procurei argumentar de uma forma bem diferente daquela que você encontra em outras postagens sobre linguagem corporal.

Um abraço

Sergio Senna


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. 7 Dicas sobre Linguagem Corporal. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/7-dicas-sobre-linguagem-corporal/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2014). 7 Dicas sobre Linguagem Corporal. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/7-dicas-sobre-linguagem-corporal/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Coaching, Comunicação Não Verbal, Dicas, Linguagem Corporal and tagged , , , , , .

One Comment

Deixe uma resposta