O Dr. Sérgio Senna foi entrevistado pelo radialista Paulo Galvão, no programa Bandeirantes Acontece, sobre os critérios da mentira.
Galvão perguntou se todas as pessoas mentem, ao que respondi que sim, umas mais outras menos. Acrescentei que a lista de mentiras pode aumentar dependendo do que se considera critérios da mentira e expliquei os seus três elementos básicos:
- Alterar a informação;
- Estar consciente dessa alteração deliberada;
- Pretender alcançar algum objetivo.
Use o reprodutor de áudio abaixo para ouvir a entrevista sobre a mentira:
Por outro lado, se alguém não tem noção de que a informação está sendo alterada, a sua fala não pode ser considerada mentirosa. Uma pessoa que acha mesmo ser Napoleão Bonaparte está com problemas de saúde mental. Isso não é mentira! Na mesma condição está a pessoa sadia que recebe uma informação equivocada (de seu chefe, por exemplo) e não sabe que os dados que recebeu são falsos. Essa pessoa trata com seus clientes, reproduzindo o que entende ser verdadeiro (mas não é). Nesse caso, a pessoa também não pode ser considerada mentirosa.
Na sequência, foi perguntado se a omissão pode ser considerada uma mentira. Respondi que as omissões de informações essenciais para o entendimento de uma mensagem pode ser considerada um procedimento enganosos, já que o mentiroso está, deliberadamente, negando acesso a informação importante para o processo decisório.
Paulo Galvão perguntou sobre os indicadores da mentira, ao que respondi acerca dos sinais não verbais de nervosismo e desconforto, dando exemplos.
Finalizou a entrevista perguntando sobre a criança exposta a pequenas mentiras e sobre quais os possíveis efeitos da mentira no desenvolvimento desse indivíduo. Respondi que não há mentira completamente inocente, pois cada uma delas bem sucedida prepara o mentiroso para mentir mais e melhor. Por esse motivo os pais devem prestar muita atenção e buscar não envolver crianças nem mesmo nas mentiras consideradas inocentes.
Link para a página do Prof. Ekman (em inglês)
Adorei a entrevista. Consegui aprender MUITAS coisas interessantes.
Uma pergunta: Como tenho acesso a todos os artigos de linguagem corporal do site? Não consigo encontrar nada que me dê acesso a lista completa.
Olá Dr. Sérgio,
Muito boa a entrevista, tocou em pontos importante, de forma rápida, porém embasada, como sempre.
Abraço!