“Não existe mentira inocente na medida em que qualquer uma delas PREPARA o mentiroso para MENTIR MAIS E MELHOR”.
Dr. Sergio Senna
Descobrindo a mentira. Congratulações por se interessar por esse estudo!
A mentira e os mentirosos têm causado muitos problemas a cada um de nós.
No IBRALC você encontra conhecimento científico explicado de forma simples, mas precisa sobre esse tema.
A Mentira
Na busca sobre como reconhecer a mentira, muitas pessoas pensam que qualquer alteração da informação, qualquer versão que não corresponda à realidade pode ser considerada uma mentira. Não é bem assim, pois existem outros critérios a serem considerados para que uma versão seja considerada mentirosa. Leia o artigo com atenção, pois será de grande proveito aprender a identificar o que realmente é.
Definição
Qualquer controle intencional da informação para se criar um falso entendimento da mensagem (Burgoon, 1994)
Uma tentativa deliberada, sem aviso manifesto, para criar a crença do que o emissor considera não ser verdadeiro (Vrij, 2007)
Existe mentira inocente?
No contexto doméstico, existe um mito de que uma “mentirinha” não tem problema. Alguns chegam até a estimularem os seus filhos a mentirem de vez em quando. Mentir, sim, tem problema.
O mecanismo psicológico básico é muito parecido com o sucesso na aprendizagem. Há uma “premiação” pelo êxito. Nesse caso, o mentiroso consegue o que deseja por meio da mentira e recebe a “recompensa”.
Sob um ponto de vista estritamente comportamental (podem existir outros aspectos) seu comportamento mentiroso é reforçado pelo êxito. Estou aqui tratando do que chamo psicologia 1.0, processos psicológicos muito básicos, sem adentrar argumentações mais sofisticadas.
Se você quiser conhecer mais sobre os problemas que a mentira pode trazer, o botão abaixo abrirá uma nova janela com o conteúdo expandido.
3 Características da Mentira
Três coisas que você precisa saber para reconhecer a mentira
Decorre das definições acima que temos três elementos essenciais para considerar se alguma informação é mentirosa. Entretanto, muitas pessoas pensam que mentir é simplesmente contar algo que não aconteceu. Não é bem assim. Para considerarmos que algo é uma dissimulação, são necessários, no mínimo, os seguintes elementos:
- alterar a mensagem de forma consciente;
- alterar ou omitir alguma informação essencial;
- ter um propósito nisso.
Se você quiser conhecer mais sobre como reconhecer a mentira e as suas características, o botão abaixo abrirá uma nova janela com o conteúdo expandido.
Os 10 principais temas do Portal IBRALC
[widget id="cool_tag_cloud-5"]
Abaixo, as postagens sobre a mentira:
[widget id=”ink-blog-3″]Pagina do Dr. Ekman