O que é Psicopatia?
A psicopatia é um transtorno mental caracterizado por respostas emocionais deficientes, falta de empatia e controles comportamentais inadequados, geralmente resultando em comportamentos abusivos e antissociais persistentes.
Apresenta muitas dessas características: mentira, astúcia, manipulação, exploração, negligência, arrogância, falas de grandeza, promiscuidade sexual, baixo autocontrole, desrespeito pela moralidade, irresponsabilidade, insensibilidade, falta de empatia e remorso.
Psicopatia Corporativa
“Ele é um líder carismático que inspira as pessoas a segui-lo. Um pensador estratégico que pode dominar os detalhes. Um trabalhador incansável com um foco incrível e habilidades de resolução de problemas. Ele é capaz de tomar e executar decisões difíceis e impopulares. Acima de tudo, ele é um comunicador excepcional que pode transmitir uma visão a qualquer público”
A citação acima pode descrever um líder ideal. Mas, na verdade, é um retrato de um psicopata corporativo. Pessoas com psicopatia anseiam por poder e posições dominantes. E nesse contexto se camuflam, disfarçando a sua crueldade e o comportamento antissocial sob o manto do charme e da eloquência.
Sobre isso veja o nosso artigo: Psicopatas Corporativos: os feitores modernos
Mas quando se trata do mundo corporativo, os psicopatas não são violentos e não fogem da lei porque mataram alguém. Ao invés disso aproveitam as vantagens de ter muita gente trabalhando para si .
Uma forma de explorar as pessoas e trabalhar pouco é subir os patamares corporativos. Há uma chance real de que, em algum momento de sua carreira, você seja colaborador de um chefe psicopata.
É justamente a coincidência entre certas características da psicopatia e da liderança que trazem essa confusão.
Os 10 principais temas do Portal IBRALC
[widget id=”cool_tag_cloud-5″][widget id=”ink-blog-15″]
Link para a página de Robert Hare (em inglês)