Expressões faciais reveladas.

Expressões Faciais

Expressões faciais reveladas.

Ao longo de postagens no portal do IBRALC, falamos da importância da expressão facial como indicador de incongruência verbal x não verbal (como possível indicador da mentira), mas você sabe realmente como podemos utilizar esta informação em nosso favor? expressões-reveladas-face

Ekman catalogou sete emoções básicas nos seres humanos e que são comuns a todas as culturas do mundo, a saber: tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo, desprezo e alegria, assim, expressões faciais seriam manifestações destas emoções mais básicas.

Diante de alguma situação ou de algo que foi dito, por mais que se tente disfarçar, em uma fração de segundos (veremos mais detalhes adiante), nossa face nos trai, deixando transparecer nossa emoção verdadeira diante do que presenciamos.

No portal do IBRALC dispomos de um teste de percepção destas emoções básicas. Faça agora mesmo o teste e veja como está sua percepção. Para fazer o teste, clique aqui

 

Como ocorrem estas expressões?

Tais expressões pode se manifestar de duas formas: Como macroexpressões e/ou microexpressões.

Macroexpressões normalmente duram de 1/2 segundo até 4 ou 5 segundos aproximadamente, esta é a mais comum durante nossas interações diárias com as pessoas e situações que nos cercam.

Observem um trecho de cinco minutos, extraído do curso “Desvendando a Face” ministrado pelo IBRALC, onde a menina ao reencontrar o pai fica surpresa ao vê-lo, vejam como a reação é mais demorada.

 

 

 

Microexpressões geralmente duram menos de 1/2 segundo e ocorrem quando as pessoas estão conscientemente ou não conscientemente tentando esconder ou reprimir o que eles estão sentindo. A maioria das pessoas relatam que eles não veem microexpressões (são bastante rápidas, frequentemente ocorrem na velocidade de 1/5 segundo ou até 1/15 segundo), porém, com treinamento especializado, é possível melhorar nossa percepção e começar a vê-las.

____________________________________________________

Conheçam o curso “As Emoções pelas Microexpressões Faciais” ministrado pelo IBRALC, maiores informações: http://ibralc.com.br/microexpressoes-e-analise-facial/

____________________________________________________

Agora observem um trecho de um vídeo do Dr. Ekman, onde o mesmo demonstra algumas microexpressões faciais. (em inglês, mas mesmo que não compreenda o idioma, apenas assista) – Clique na imagem para assistir.

 

Antecipando-se aos fatos.

É bastante curioso (e útil) a forma com a qual podemos utilizar tal informação. Durante uma conversa, venda, reunião, etc, observando a face do interlocutor, podemos antecipar decisões ou perceber se o assunto não é pertinente.

faces-reveladasComo exemplo, vamos assistir um vídeo de um quadro, chamado “Segredos Revelados”, que se passa no programa da Eliana. É interessante entender a “mecânica” do quadro:

1. Existe um candidato que deseja ter uma namorada/o;
2. Durante todo o programa, os pretendentes revelam seus segredos (que vão aumentando o “peso” ao longo do programa), e por tais segredos, o candidato que está escolhendo a namorada, vai eliminando, até restar um pretendente no final;
3. Ao final, a situação se inverte: o candidato revela para a/o pretendente final, quais seus segredos (são três opções e uma está correta), após isso, ele revela qual das três opções era seu segredo, cabendo o pretendente escolher namorar ou não.

Agora vem o fato interessante: é possível anteceder se o pretendente vai escolher ou não o candidato. Como? Observe a face do pretendente ao ouvir as opções (dos segredos) do candidato, faces de aversão ou sorriso de cortesia, geralmente indicará que o pretendente não aprovou o candidato, após ele revelar seus segredos.

Observem no vídeo abaixo que no minuto 1:30, a plateia começa a “agitar” e a pretendente, seguindo o ambiente, solta um sorriso, mas que logo depois revela outra expressão (rápida por conta do corte da edição do programa, mas inclui uma imagem).

Depois de revelado o segredo, e durante a explicação (por volta dos 2:30), a candidata revela outra expressão.

Não iremos entrar no detalhe sobre os tipos de expressões destacadas no vídeo, entretanto, mesmo sem revelar quais são – qual das sete emoções básicas – perceberão se são emoções “positivas” ou “negativas”.

Sem entrar em maiores detalhes, mas observando apenas estas duas expressões, a candidata estaria mais propícia a aceitar o namoro ou a negar? Reflitam e vejam o resultado no final do vídeo.

____________________________________________________

Outra situação bastante curiosa, é a possibilidade de perceber quem pode estar mentindo em determinado momento. Para entender melhor, assistam o vídeo abaixo, do programa “Encontro com Fátima”, 2º bloco, apresentado em 20/07/2012, onde o Dr. Sérgio Senna explica como ocorre este tipo de situação. Clique na imagem para assistir.

Sergio Senna na Fatima Bernardes

____________________________________________________

O Duping Delight (Prazer Profundo) geralmente tende a se manifestar após “mentiras” mais elaboradas e de maior duração, diferentemente de mentiras “mais simples”. Caso queira entender como funciona o “Duping Delight”, citado no programa da Fátima, pelo Dr. Sérgio, recomendo a leitura do artigo “O prazer profundo: Duping Delight” (clique aqui para ler)

Este tipo de mecanismo pode ser utilizado em diversas situações, conforme citado anteriormente. Atentem para a importância de podermos perceber as emoções reveladas através da face do interlocutor, o que nos dará a oportunidade de fazer uma escolha com maior chance de êxito.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

 

Referências:

KELNER, Dacher , EKMAN, Paul. Introduction: Expression of Emotion, 2003, Disponível em: <http://www.paulekman.com/wp-content/uploads/2009/02/Intoduction-Expression-Of-Emotion.pdf>. Acesso em 28 de outubro de 2011.

Expressões faciais reveladas.


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

JUNIOR, Edinaldo Oliveira. Expressões faciais reveladas.. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/expressoes-faciais-reveladas/> . Acesso em 4 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Junior, Edinaldo Oliveira. (2012). Expressões faciais reveladas.. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 4 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/expressoes-faciais-reveladas/.

The following two tabs change content below.

Edinaldo Oliveira

Graduado em ADMINISTRAÇÃO - GESTÃO DE NEGÓCIOS pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru/PE (2005) e Pós-Graduado em Engenharia de Software pela mesma faculdade, em 2010, além de graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pela ESTÁCIO, em 2014. Diletante do campo da psicologia, com foco no estudo da comunicação não verbal, especialmente no que se refere as expressões faciais, e como esta ferramenta pode ser aplicada em diversas áreas, a saber: segurança, defesa, educação, vendas, nas organizações e na saúde. Além disto, é amante da astronomia, astrofotografia e fotografia.
Posted in Microexpressões and tagged , , , , , , .

4 Comments

  1. Mais um excelente artigo, Edinaldo, parabéns e obrigado por ele!
    Realmente, é possível ter uma prévia da tomada de decisões das pessoas com base nas expressões faciais, além do que, como o exemplo que citei alguns dias atrás, se uma pessoa faz cara de nojo quando você fala de alguma medicação, pode ter certeza que ela não o quer.
    São sete as expressões básicas catalogadas pelo Dr. Ekman, você teria a imagem da sétima expressão? Pois foi postada seis imagens das expressões.
    Uma dúvida que eu tenho, qual a diferença entre a expressão de nojo e desprezo?
    Mudando um pouco de assunto, estava ontem lendo o jornal – Zero Hora terça-feira, 4 de setembro de 2012, página 28 – onde há um artigo chamado de ”Neuromaravilhas”. Basicamente o artigo foi criado para a demonstração breve de como a Neurociência pode ajudar na área de tratamentos, métodos de ensino marketing, design de produtos, etc.
    Porém há um em especial que me chamou a atenção, e por isso vou citá-lo, na “detecção de mentiras”. No artigo breve, relata: “Nos Estados Unidos, há empresas que desenvolveram métodos para determinar se uma pessoa está mentindo ou não, por meio de exames de ressonância magnética funcional do cérebro. O princípio é que uma pessoa precisa fazer um maior esforço cognitivo para mentir do que para dizer a verdade, provocando uma elevação do nível de sangue em certas áreas do cérebro, o que poderia ser detectado com a ressonância. Uma das metas dessas empresas é que seus exames sejam aceitos em tribunais.”
    Não entendo muito da fisiologia cerebral, mas sei muito a parte teórica deste tipo de ressonância. Este exame, consegue mapear funcionalmente as diferentes áreas corticais com uma grande eficácia, através de uma técnica chamada BOLD (blood oxygen level dependent contrast), resumidamente é uma espécie de contraste decorrente da ativação neural.
    Algum de vocês(Edinaldo e Dr. Sergio Senna) já tinha ouvido falar sobre isso? O que acham?

    Abraços e obrigado!

    Att. Rogério.

    • Olá Rogério,

      Obrigado pelos comentários…quando a suas dúvidas, vamos lá:

      Ekman elencou 7 emoções básicas, conforme descrito no artigo, a imagem que incluí foi meramente ilustrativa, mas de certa forma não deixa de estar correta.

      As sete emoções do Ekman seriam as da imagem abaixo:

      Emoções Básicas - Dr. EKMAN

      Agora observe essa outra imagem, criada pelo Dr. Sérgio/IBRALC:

      Emoções Básicas - Dr. Sérgio Senna

      Por qual razão a primeira imagem possui sete faces e a segunda apenas seis? O desprezo seria a faceta social do nojo, ou seja, o nojo é mais ligado a experiências sensoriais, já o desprezo é uma emoção social, mas na verdade, as duas podem ser classificadas como “Aversão”, conforme a segunda imagem, pois não tem muito sentido dividir em duas uma emoção basicamente semelhante.

      Quanto à dúvida sobre a ressonância, tocamos no assunto em alguns artigos, dos quais destaquei dois para sua leitura:

      “Quais são as técnicas para detecção de mentiras?” -> http://ibralc.com.br/a-mentira/quais-sao-as-tecnicas-para-deteccao-de-mentiras/

      “O cérebro e as expressões faciais das emoções básicas” -> http://ibralc.com.br/web-destaque/o-cerebro-e-as-expressoes-faciais-das-emocoes-basicas/

      Abraço,

      Edinaldo Oliveira

Deixe uma resposta