A linguagem corporal comunica emoções!
A cada instante estamos nos mostrando aos outros as nossas intenções através do movimento corporal: a linguagem corporal comunica emoções. É algo que fazemos o tempo todo, poucas vezes conscientemente e, normalmente, de forma não consciente. Nossas emoções e intenções são reveladas pela forma que nos movemos,como sentamos, como movimentamos partes do nosso corpo em todas as nossas interações. Às vezes podemos tentar fingir algo que não somos, mas as possibilidades de êxito são remotas.
Podemos fingir bravata, quando, na verdade, estamos tremendo de medo por dentro. Saiba que as pessoas podem perceber isso, e estabelecem impressões pessoais sobre você a partir dessas percepções.
Você já deve ter notado que, às vezes, as pessoas “instintivamente” gostam ou não gostam de outra pessoa. Um dos fatores que mais influenciam para essa impressão é a leitura da linguagem corporal e a percepção das emoções pelas expressões faciais. Ainda que alguém pretenda mentir, seu corpo pode “vazar” a verdade sem qualquer controle consciente. Essa leitura se dá por meio dos sinais que o corpo informa automaticamente. Nesse contexto, nosso corpo é como um radiotransmissor não pode ser desligado com facilidade.
As mensagens que o corpo envia são indispensáveis para a interação social. Mesmo antes de falar com a pessoa do outro lado da sala, eles sabem mais sobre você do que você imagina. Cada um de nós tem a capacidade de interpretar os indicadores não verbais a tirar conclusões a partir deles. Por esse motivo, é tão importante conhecer esse campo e trabalhar esses indicadores para que funcionem a seu favor.
Algumas pessoas estão cientes de que o modo de agir tem uma influência sobre a outra parte e tentam agir da maneira que eles querem que a outra pessoa a vê-los. Infelizmente, muitas vezes, seu corpo não está dizendo o mesmo que sua voz.
Você nem presta atenção que pode estar dizendo algo e o seu corpo comunicando até mesmo o oposto. É como dançar com dois pés esquerdos: simplesmente não é divertido, nem colabora para a sua socialização. O que pode ser feito, então? Você precisa entrar em sintonia com o seu corpo!
Por exemplo, você está conversando com uma amiga, indicada na foto ao lado, quando ela vê um rapaz e comenta que não gostou dele. Como você receberia essa mensagem? Acreditaria nela?
Entretanto, é muito importante que você entenda que nada disso é mágico. Nossa movimentação e as nossas expressões faciais são parte de uma linguagem emocional que é o que realmente importa e que avaliamos indiretamente.
Sobre as emoções é importante saber o seguinte:
É um dos assuntos mais complexos da Psicologia. Envolve os nossos processos motivacionais e principalmente influencia o nosso processo decisório. Seu poder é tão grande que pessoas serão capazes de fazer coisas totalmente fora do seu padrão quando suas emoções são motivadas ou manipuladas.
De forma geral pode-se dizer que não há uma definição específica para emoções. O que se costuma fazer é defini-la por suas partes ou pela sua finalidade. Sob esse ponto de vista, as emoções têm três elementos básicos:
(1) há uma ativação fisiológica – você sente a emoção no seu corpo;
(2) há uma percepção subjetiva consciente e não consciente da experiência emocional (também conhecida como sentimento); e
(3) há uma tendência para fazer ou deixar de fazer alguma coisa (elemento motivacional).
Então o que a linguagem corporal faz é servir de canal para a comunicação dessas emoções.
Coloque, portanto, a linguagem corporal para trabalhar a seu favor. O rosto, a postura e os gestos tudo isso pode te ajudar a ter mais sucesso e a ser mais feliz. Conheça mais sobre o assunto utilizando a ferramenta de busca por categorias no menu a sua esquerda.
Comece por conhecer melhor e aprender a lidar com suas emoções.
Um abraço
Sergio Senna
Uma lista interessante de emoções [em inglês]
muito bom esse site…tirou várias dúvidas minhas
vai me ajudar na apresentação do meu seminário.
Que bom que gostou Naiara,
Navegue pelo portal, tem muito conteúdo sobre a área.
Abraço
Sergio Senna