Todas as pessoas gostam da verdade?

Escolher a mentira fica mais fácil em certas situações, pois a verdade pode ser muito dura e até cruel. Todas as pessoas gostam da verdade?

Diversas mentiras que são contadas têm relação com essa dureza e com a incapacidade das pessoas de, por um lado comunicar a verdade com amor e de uma forma proveitosa, por outro de ouvi-la e repensar a sua vida.

Alguns gostam da mentiraInúmeras pessoas preferem ouvir mensagens mentirosas, pois não estão emocionalmente preparadas para caminhar com a verdade, afastando-se da mentira. Talvez esse seja o motivo pelo qual existem muitas histórias de falsas mensagens que fizeram tanto sucesso no meio da população.

Outro dia assisti um documentário que contava a trajetória de recuperação de uma pessoa viciada em drogas cuja mãe ocultou a questão e secretamente alimentou o vício de sua filha por causa da vergonha que sentia. Sua vida era uma mentira!

Foi necessário chegar em uma situação limite para que essa mãe superasse a sua vergonha, superasse a mentira que vivia e aceitasse a verdade: sua filha era viciada e estava em rota de auto-destruição.

Em situações como esta, lidar com a verdade pode ser muito complicado, pois enfrentamos os nossos maiores temores. Ás vezes, nesses casos, a mentira é o caminho mais fácil. Uma vez que o medo é uma das emoções mais primitivas do ser humano, superá-lo é igualmente difícil.

Pense sobre isso antes de recriminar, a priori, uma pessoa que não sabe lidar com a verdade.

Além disso, existe aquela mentira que nos afaga. Quem não conhece algum bajulador que conta uma mentira aqui é ali, ou exagera os feitos de alguém para agradar uma personalidade narcisista?

É preciso ficar alerta para não deixar esse tipo de engano tomar conta de nossa vida e, na vida real, nem todos estão de prontidão para não deixar essas práticas entrarem sorrateiramente em suas rotinas.

Há recuperação para quem vive uma mentira?

Apesar de todas essas dificuldades e de um cenário não muito promissor, devemos manter bem claro em nossas mentes que todas as pessoas podem mudar o seu comportamento, mesmo adultos, e passarem a ter outra perspectiva em relação à verdade e deixando a mentira de para trás.

Se assim não fosse, a humanidade não terai desenvolvido valores como compaixão e emoções como o amor.

 

Aprenda os sinais da mentira na linguagem corporal


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

. Todas as pessoas gostam da verdade?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/todas-pessoas-gostam-da-verdade/> . Acesso em 3 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

. (). Todas as pessoas gostam da verdade?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 3 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/todas-pessoas-gostam-da-verdade/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in A Mentira and tagged , , , , .

5 Comments

  1. Muito tempo que eu tento procurar sites que expliquem com detalhes as emoções e os musculos envolvidos, mas não tive o sucesso esperado. Apesar que esse site, é muito bom.
    Obrigado pelo artigo.

    • Prezado Pedro, saudações e obrigado pelo seu comentário.

      Em nosso País existe uma escassez de conhecimento na área de linguagem corporal. Seja no que diz respeito aos trabalhos científicos, seja na sua divulgação.

      Por esse motivo, acho muito difícil que seja possível encontrar “sites que expliquem com detalhes as emoções e os músculos envolvidos”. Nem mesmo em língua inglesa você encontrará tal conteúdo, pois as pessoas comercializam cursos sobre esse tema.

      No entanto, sugiro que você navegue pela área do Portal que trata sobre Micro-expressões. Existem diversos artigos, com certo detalhamento, sobre o tema em questão. Por exemplo, o que trata dos sorrisos falsos e verdadeiros, que você acessa nesse link.

      Na medida do possível, irei escrevendo os artigos cada vez mais detalhados.

      Prossiga visitando e contribuindo no Poratl Segredos da Face.
      Att.
      Sergio Senna

    • Prezado Vicente, obrigado pelo seu comentário.

      Viver uma vida caminhando pela verdade por um lado consiste em conhecer o que significa isso e também como esses mecanismos funcionam, por outro é experimentar todas essas dificuldades sobre as quais trato no artigo e tentar superá-las.

      Na maioria das vezes, conhecer é a parte mais fácil. O difícil mesmo é viver a vida mantendo o compromisso com a verdade. No entanto, essa parte não depende de conhecimento algum. Depende apenas da decisão que tomamos a respeito de nossas ações.

      Siga participando e comentando nossos artigos.
      Saudações
      Sergio Senna

Deixe uma resposta