Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » *Tranferência » Como estudar linguagem corporal? 3 dicas.

Como estudar linguagem corporal? 3 dicas.

Compartilhe:
Tempo de leitura: 3 min.

Antes de mais nada você deve estar atento que, ao estudar a linguagem corporal, microexpressões e outros temas correlatos, na realidade, você está conhecendo maneiras de ter acesso aos estados emocionais das pessoas.

Você deve estar consciente disso, uma vez que essa é uma das formas de observar o surgimento e as alterações que esses estados emocionais passam ao longo do tempo [numa conversa, por exemplo].

É importante ter a noção que isso não é mágico, nem sobrenatural e nem vai te conceder poderes especiais sobre alguém. Você vai perceber as reações fisiológicas das pessoas ao que está ocorrendo, ao que está pensando ou até mesmo a processos não-conscientes.  Você deve estudar como as emoções influenciam o nosso comportamento e o que são. Veja duas de nossas postagens sobre isso:

Emoções: 6 fatos incontestáveis

Linguagem corporal e emoções

Ao estudar a linguagem corporal siga as seguintes dicas:

 

# Dica 1 – Toda caminhada começa pelo primeiro passo

Comece pelo básico e fuja da literatura de auto-ajuda

Procure os livros de divulgação científica [e.g. Dr. Paul Ekman e outros]. Se você tem leitura na Língua Inglesa, de preferência a esse idioma, no qual você encontrará uma farta literatura de divulgação científica.

 Visite a nossa sessão dedicada aos MITOS da linguagem corporal, na qual estão listados os campeões… Como ser possível identificar a mentira pelo movimento dos olhos e que 93% da comunicação é não verbal.

Conheça também as funções da comunicação não-verbal, isso te ajudará a inserir esse conhecimento de forma mais adequada nas avaliações que você fizer dos seus interlocutores.

 

# Dica 2 – Estudar linguagem corporal com pessoas de referência

Faça cursos com professores diferentes, mas nunca esqueça de avaliar a formação e a experiência profissional deles.

Não saia gastando o seu dinheiro em formações caras. Comece com pessoas renomadas e conhecidas. Cursos curtos que vão te dar a oportunidade de ter uma visão geral do assunto, dos seus campos de aplicação e sobre como você pode usar esse conhecimento no seu dia a dia.

O auto-intitulado “especialista” em linguagem corporal João Bananinha do Instituto Body Language de Marte pode não ser a pessoa mais adequada para te ensinar esse assunto. Cuidado. Nomes bacanas podem não significar muita coisa….

Muitas pessoas são boas na oratória, sendo capazes de sintetizar o conteúdo de um livro e transmiti-lo oralmente. Entretanto, essa pessoa pode não saber explicar e muito menos avaliar com profundidade o assunto. Para quem não sabe muito do assunto, ela até pode parecer bem entendida. Então para você que está começando, cuidado!

 

# Dica 3 – Certificação serve para que mesmo?

Descaracterizei os autores, mas a propaganda é real.

Cuidado com certificações, principalmente internacionais em promoção

Há algum tempo eu recebi uma propaganda de um instituto, supostamente internacional, cuja proposta era a oferta de um curso que resultaria em 3 habilitações/diplomas. Muito generoso e estranho, não?

Qual seria o motivo de “vender” 3 diplomas por um só valor? As melhores universidades fazem isso? Cursos sérios usam dessa estratégia?

Uma forma de interpretar essa proposta é pelo viés da INFLUÊNCIA. O que eles realmente querem é manipular o comportamento de compra das pessoas pelo CONTRASTE [oferendo mais por menos] e na ganância das pessoas que irão investir recursos de um curso e receberão três certificações [internacionais].

A grande pergunta é: o que você fará com essas “certificações”? Elas realmente te capacitarão? Abrirão portas no mercado de trabalho? Quem vai revalidar essas certificações no Brasil? Acredite em mim, esse diploma não vai fazer a menor diferença na sua vida profissional.

Então cuidado. Fica a minha dica. Certificados de “especialista” em linguagem corporal não vão te tornar um e não têm efeito legal, pois se você quiser analisar comportamento profissionalmente, existe a legislação de regulamentação da profissão de psicólogo que trata desse assunto. Se você gosta desse ofício, deveria conhecer melhor essa profissão e quem sabe procurar um curso superior nessa área.

Encerro, com uma reflexão. A pergunta certa a fazer é: “O que realmente eu desejo conseguir sendo um especialista em linguagem corporal?” A resposta a essa primeira pergunta vai orientar os próximos passos a seguir.

Você pode acabar descobrindo que quer estudar linguagem corporal para ser um influenciador digital ou standupper. O seu sucesso passa por entender o que você realmente quer!

Espero ter ajudado para a sua caminhada de aprendizagem na linguagem corporal. deixe suas dúvidas nos comentários. Terei o maior prazer em responder.

Um abraço

Sergio Senna 

 

 

 

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados