Mentiras sinceras nos interessam?

Mentiras sinceras nos interessam? Por que as pessoas usam a mentira?

Antes de mais nada, é necessário esclarecer que esta não é uma manifestação de apoio à mentira. No entanto, em meio ao engano, aos sinais da mentira e à insensibilidade de muitos, é preciso ter clareza sobre os motivos que conduzem a mentira para perto de nós e sobre as razões pelas quais alguém decide pela mentira.

As pessoas nos mentem por diversos motivos. Não raras vezes, a mentira que nos contam não tem nenhuma relação conosco. É fruto de uma incapacidade do próprio mentiroso em lidar com suas emoções, seus desejos ou com as concepções que têm a respeito de nós ou de nossas possíveis reações.

Se uma pessoa achar que você não tem condições ou maturidade para entender algo, ficará propensa a mentir. Falar a verdade, apesar de mais fácil sob o ponto de vista biológico, nem sempre continua sendo simples quando consideramos os aspectos psicológicos do mentiroso e o contexto onde as mentiras ocorrem.

Entretanto, uma mentira pode nos ser contada por que nossa reação à verdade é desproporcional ou demasiado negativa. Às vezes é a nossa reação verbal que denuncia agressividade, outras é a linguagem corporal, sobre a qual não temos tanta consciência, que revela o nosso próprio despreparo para escutar e lidar com a verdade e com as mentiras. Diante de tal reação, nossos interlocutores podem decidir pela mentira.

Nesse caso, é de fundamental importância estar alerta para os motivos pelos quais alguém mente para nós. Agindo dessa forma, poderemos descobrir o papel que desempenhamos na mentira que nos é contada. Lembre-se que já isolamos aquela mentira para a qual não colaboramos nem um pouco e que é de única responsabilidade do mentiroso e de sua incapacidade em lidar com a verdade.

A mentira está próxima de nós?

Esse cenário pode estar mais próximo que pensamos, uma vez que é muito comum encontrarmos esses casos dentro das famílias ou mesmo entre amigos. Não adianta fecharmos os nossos olhos, pois as mentiras não desaparecerão de nossas vidas como por encanto…. Existem filhos que mentem para os pais, pois têm medo da reação se a verdade for dita…. Podem não representar a maioria, mas são casos que ocorrem no dia a dia.

Essa, em minha opinião, são as mentiras sinceras que nos interessa, uma vez que podem me levar à reflexão sobre o que precisamos mudar para que as pessoas não tenham receio de nos contar a verdade. Precisamos deixar de lado a concepção que lidar com a verdade é sempre mais fácil.

Certamente é melhor lidar com a verdade, mas nem sempre será mais fácil do que com a mentira ou a ilusão.

Às vezes, dependendo das pessoas e do contexto, a verdade é muito difícil e amarga. Aprender a lidar com ela é muito importante.

Saber lidar com as verdades que nos são contadas é fundamental para diminuir a ocorrência de mentiras em nossa vida.

Aprenda a interpretar os sinais da mentira na linguagem corporal


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Mentiras sinceras nos interessam?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/mentiras-sinceras-nos-interessam/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2011). Mentiras sinceras nos interessam?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/mentiras-sinceras-nos-interessam/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in A Mentira and tagged , , .

4 Comments

  1. Olá!!
    Gostei muitíssimo da postagem, estou estudando um pouco sobre esse assunto e fiquei feliz em encontrar um texto tão rico em informações. Tenho profunda admiração pelo senhor e continuarei acompanhando o blog.
    Obrigada pela postagem.
    Grande abraço

  2. Mas que excelente qualidade encontrei nos posts muito bem redigidos desse blog. Necessitava mesmo aprender mais sobre isso e você produziu uma grande fonte de informações aqui. Continuarei seguindo seu blog. Magnifíco trabalho e meus cumprimentos!

    • Fico feliz que o conteúdo tenha sido do seu agrado. Estamos sempre procurando escrever algo significativo para os nossos leitores.
      Em breve teremos mais novidades, aproveite e cadastre-se para receber nossos informativos.

      Um abraço
      Sergio Senna

Deixe uma resposta