Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » Linguagem Corporal » O Sistema Nervoso como um todo.

O Sistema Nervoso como um todo.

Compartilhe:
Tempo de leitura: 3 min.

O sistema nervoso como um todo.

O nosso sistema nervoso desenvolveu-se a partir de um simples filamento de células nervosas que apenas conseguia produzir os mais simples movimentos reflexos como, por exemplo, os do anfioxo. Este pequeno animal é em, certa medida, o mais simples dos vertebrados e não é muito mais complicado que um verme.

sistema-nervoso-Anfioxo

No outro extremo desta linha de desenvolvimento está o ser humano com o mais complicado dos sistemas nervosos. O mais importante princípio de suporte a este desenvolvimento reside na adição contínua de novos elementos ao antigo sistema, e não na sua mera substituição.

No caso do ser humano, as antigas estruturas seguem funcionando em conjunto com as mais novas. Por vezes, o comportamento que observamos em  ser “originado” por alguma das estruturas mais primitivas. É o caso quando percebemos alguém nervoso. Parte desse “nervosismo” tem relação direta com a ativação do Sistema Nervoso Autônomo, então observamos a pessoa suando nas mãos, sua movimentação pode aumentar, observamos o aumento da frequência respiratória etc.

 

Entretanto, para realizarmos uma boa análise do comportamento, é muito importante considerar que não há uma hierarquia rígida entre esses sistemas e o funcionamento de suas áreas, sobre o que trataremos um pouco mais adiante. 

 

Podemos subdivir o sistema nervoso em: sistema nervoso central (SNC), que é composto pelo cérebro e pela medula , e o sistema nervoso periférico (SNP), que é a parte do sistema nervoso não abrangido pelo SNC e que é composto principalmente pelos nervos que se estendem a partir do SNC.

 

sistema-nervoso-snc

 

Outra divisão pode ser feita levando em conta o seu caráter funcional: o sistema nervoso voluntário e o sistema nervoso involuntário. O primeiro permite-nos controlar conscientemente os nossos músculos esqueléticos. O segundo, também chamado de sistema nervoso autônomo (SNA), regula todos os acontecimentos que não estão sobre o nosso controle consciente: a atividade dos órgãos internos, como o coração, estômago, etc. O sistema nervoso autônomo, em si, se divide em duas partes: o simpático e o parassimpático.

sistema-nervoso-sna

 

Qual a relação desse conhecimento com a linguagem corporal?

 A explicação acima é bastante simplificada e oferecida apenas como motivação para que você se aprofunde mais no assunto.

Nossa intenção não é oferecer conhecimentos extensivos em fisiologia, para o que existem muitos portais especializados na Internet.

Além disso, você pode consultar livros conhecidos como o Tratado de Fisiologia (Guyton) onde encontrará uma riqueza de detalhes sobre o tema.

Entretanto, algum conhecimento é fundamental para que você entenda que:

 

  • a relação do comportamento não verbal com as emoções é bastante estreita;

  • parte do complexo fenômeno emocional humano está relacionado ao funcionamento do Sistema Nervoso (Central e Periférico)

  • não há uma hierarquia rígida entre as estruturas mais primitivas e mais recentes do nosso sistema nervoso;

  • podemos observar comportamentos que estão sendo regulados por várias áreas e também por processos psicológicos distintos.

[one_half]

Encerro esse artigo com um exemplo para você pensar:

Um herói não é uma pessoa destemida, mas aquela que supera o medo, agindo contrariamente à natural tendência da preservação da própria vida.

Se pensarmos apenas em termos biológicos, o heroísmo não se explica.

[/one_half] [one_half_last]

 

 

 

 

 

 

sistema-nervoso-heroismo

[/one_half_last]

 

Como citar este artigo:

 

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. [post-name]. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/o-sistema-nervoso-como-um-todo/> . Acesso em [data-php].

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). [post-name]. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em [data-php], de https://ibralc.com.br/o-sistema-nervoso-como-um-todo/.

 

Ficamos por aqui.

Saudações

Sergio Senna

 

 


Como eu acho o IBRALE no Telegram ou no Instagram?

IBRALE nas Redes

canal-ibrale-no-telegram-1

 

 

ibrale-testes-linguagem-corporal

 


Como citar este artigo?

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

. O Sistema Nervoso como um todo.. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Disponível em < https://ibralc.com.br/o-sistema-nervoso-como-um-todo/> . Acesso em 19 Apr 2024.

Formato Documento Eletrônico (APA)

. (). O Sistema Nervoso como um todo.. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Recuperado em 19 Apr 2024, de https://ibralc.com.br/o-sistema-nervoso-como-um-todo/.

Deixe o seu comentário

1 comentário em “O Sistema Nervoso como um todo.”

  1. Olá Dr. Sérgio,

    Excelente artigo.

    Apenas por curiosidade, um assunto semelhante ao seu exemplo do “Herói” foi abordado na série “House”

    Sinopse:

    House e Park tratam um paciente, Benjamin, que entrou em colapso depois de fazer uma doação de caridade surpreendentemente grande, e se suspeita que o comportamento altruísta seja um sintoma de uma profunda desordem. Quando o paciente se oferece para doar um órgão para outro paciente, os médicos precisam convencer Dr. Adams de ajudá-los a confirmar se Benjamin está em juízo perfeito ou não.

    httpv://www.youtube.com/watch?v=VQv9SI35cyY

    Apenas para instigar mais… rsrsrs

    PS: considerem que é apenas um seriado.

    Abraço,

    Edinaldo Oliveira

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados