Nascido no Irã, Mehrabian iniciou seus estudos acadêmicos na engenharia. Foi bacharel e mestre engenharia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Completou suas formação acadêmica com um PhD realizado na Clark University. Em 1964 iniciou uma extensa carreira de ensino e pesquisa na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Ele atualmente dedica seu tempo a escrever e prestar consultoria como Professor Emérito de Psicologia, UCLA.
Comunicação face a face
O professor Mehrabian acredita que existem três elementos centrais na comunicação face-a-face efetiva de emoções ou atitudes: comportamento não verbal (expressões faciais, por exemplo), tom de voz e o significado literal da palavra falada.
Esses três elementos essenciais explicam como transmitimos nossa preferência ou aversão por outra pessoa. Seu interesse sempre foi sobre a importância de tais “pistas” não-verbais quando elas parecem entrar em conflito com as palavras usadas e/ou o tom em que são faladas.
Mehrabian e a Teoria 7-38-55
Mehrabian desenvolveu suas primeiras teorias sobre o assunto durante a década de 1960. Com base nas descobertas de dois experimentos que conduziu em 1967, ele formulou a regra de comunicação de 7-38-55%, que acabou se tornando um dos maiores mitos sobre linguagem corporal.
Com base em suas primeiras descobertas, Mehrabian desenvolveu numerosas teorias, idéias e medidas complexas ao longo dos últimos 40 anos, dando uma contribuição significativa para a disciplina da psicologia. Durante este período, ele escreveu e pesquisou extensivamente, continuando seu interesse e compromisso com o estudo da comunicação não verbal.
Ele expandiu seu campo de interesse da comunicação não verbal em relação à expressão de emoções e atitudes, para sua aplicação em áreas como resposta humana, temperamento e características, e o impacto do ambiente emocional do local de trabalho no desempenho, para citar apenas alguns. Aplicou suas descobertas a campos tão diversos quanto relações conjugais, uso de drogas e comportamento do eleitor. Da mesma forma, suas pesquisas e teorias foram adotadas e aplicadas por outros em uma variedade de campos, incluindo comportamento do consumidor e marketing.
A importância do legado de Albert Mehrabian
Os primeiros trabalhos teóricos e experimentos de Mehrabian ajudaram a nossa compreensão sobre o papel que a comunicação não verbal desempenha na expressão de sentimentos em relação aos outros. No entanto, as implicações de sua pesquisa vão muito além dessa descoberta um tanto limitada.
O impacto social de seu trabalho é evidente em ‘The Mehrabian Polling Snowball Effect’, no qual ele identificou maneiras em que dados distorcidos de uma votação podem influenciar os eleitores.
Aplicações adicionais de suas pesquisas levaram à conclusão de que a escolha de um nome, seja para uma criança, um produto ou um negócio, influencia como essa pessoa, produto ou organização é percebido pelos outros. Não é difícil ver o quão valiosa esta pesquisa é, especialmente no mundo do comércio, onde as primeiras impressões são cruciais para atrair e reter clientes.
Livros
Nonverbal communication. Piscataway, NJ, Aldine Transaction, 1972
Silent messages: implicit communication of emotions and attitudes. 2nd ed. Belmont, Calif., Wadsworth, 1981
(Originally published in 1971)
Página da UCLA sobre Mehrabian (em inglês)
Conheça outros cientistas da linguagem corporal
- O uso de sistemas cibernéticos digitais é compatível com a pesquisa qualitativa da subjetividade?
- Caminhando pelas décadas | A linguagem corporal ao longo do tempo
- Albert Mehrabian – 93% da comunicação é não-verbal?
- David Matsumoto
- A sombra de Lombroso na análise do comportamento: por que devemos questionar?
- Maureen O’Sullivan – Lie to Me é cheio de mentiras para você
Boa leitura e um abraço
Sergio Senna
Nossos Cursos
Visite as nossas matérias em inglês – ELATI
Conecte-se ao IBRALE:
Receba nossa Newsletter
Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.
Nossos Temas
Aceleração Social Ansiedade Cientistas Famosos Conhecimento Básico Crenças e Valores Educação Socioemocional Emoções Emoções Básicas Estratégias e Dicas Golpes Influência Inteligência Emocional Linguagem Corporal Manipulação Mentira Mentira e Comportamento Mentira e Linguagem Corporal Microexpressões Persuasão Tecnologia e Emoções