Albert Mehrabian – 93% da comunicação é não-verbal?

Divulgue e opinie
Leitura: 2 min.

Nascido no Irã, Mehrabian iniciou seus estudos acadêmicos na engenharia. Foi bacharel e mestre engenharia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Completou suas formação acadêmica com um PhD realizado na Clark University. Em 1964 iniciou uma extensa carreira de ensino e pesquisa na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Ele atualmente dedica seu tempo a escrever e prestar consultoria como Professor Emérito de Psicologia, UCLA.

Comunicação face a face

O professor Mehrabian acredita que existem três elementos centrais na comunicação face-a-face efetiva de emoções ou atitudes: comportamento não verbal (expressões faciais, por exemplo), tom de voz e o significado literal da palavra falada.

ibrale-1967-albert-mehrabian-linguagem-corporal-300

Esses três elementos essenciais explicam como transmitimos nossa preferência ou aversão por outra pessoa. Seu interesse sempre foi sobre a importância de tais “pistas” não-verbais quando elas parecem entrar em conflito com as palavras usadas e/ou o tom em que são faladas.

Mehrabian e a Teoria 7-38-55

Mehrabian desenvolveu suas primeiras teorias sobre o assunto durante a década de 1960. Com base nas descobertas de dois experimentos que conduziu em 1967, ele formulou a regra de comunicação de 7-38-55%, que acabou se tornando um dos maiores mitos sobre linguagem corporal.

Com base em suas primeiras descobertas, Mehrabian desenvolveu numerosas teorias, idéias e medidas complexas ao longo dos últimos 40 anos, dando uma contribuição significativa para a disciplina da psicologia. Durante este período, ele escreveu e pesquisou extensivamente, continuando seu interesse e compromisso com o estudo da comunicação não verbal.

Ele expandiu seu campo de interesse da comunicação não verbal em relação à expressão de emoções e atitudes, para sua aplicação em áreas como resposta humana, temperamento e características, e o impacto do ambiente emocional do local de trabalho no desempenho, para citar apenas alguns. Aplicou suas descobertas a campos tão diversos quanto relações conjugais, uso de drogas e comportamento do eleitor. Da mesma forma, suas pesquisas e teorias foram adotadas e aplicadas por outros em uma variedade de campos, incluindo comportamento do consumidor e marketing.

silent-messages-albert-mehrabian-ibrale-450x633A importância do legado de Albert Mehrabian

Os primeiros trabalhos teóricos e experimentos de Mehrabian ajudaram a nossa compreensão sobre o papel que a comunicação não verbal desempenha na expressão de sentimentos em relação aos outros. No entanto, as implicações de sua pesquisa vão muito além dessa descoberta um tanto limitada.

O impacto social de seu trabalho é evidente em ‘The Mehrabian Polling Snowball Effect’, no qual ele identificou maneiras em que dados distorcidos de uma votação podem influenciar os eleitores.

Aplicações adicionais de suas pesquisas levaram à conclusão de que a escolha de um nome, seja para uma criança, um produto ou um negócio, influencia como essa pessoa, produto ou organização é percebido pelos outros. Não é difícil ver o quão valiosa esta pesquisa é, especialmente no mundo do comércio, onde as primeiras impressões são cruciais para atrair e reter clientes.

Livros

Nonverbal communication. Piscataway, NJ, Aldine Transaction, 1972

Silent messages: implicit communication of emotions and attitudes. 2nd ed. Belmont, Calif., Wadsworth, 1981
(Originally published in 1971)

Página da UCLA sobre Mehrabian  (em inglês)

Conheça outros cientistas da linguagem corporal

Receba nossa Newsletter

Toda terça-feira, um tópico sobre educação socioemocional, linguagem corporal e emoções.

Opine sobre isso!