Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » O Mito de Mehrabian

O Mito de Mehrabian

Compartilhe:
Tempo de leitura: 3 min.

 

Seja consistente em sua comunicação, essa é a verdadeira dica  de Mehrabian !

O mito de Mehrabian é muito conhecido. Quando se trata da interpretação da linguagem corporal, a maioria de nós já viu algum tipo de estatística assim atribuída a Albert Mehrabian:

55% da mensagem geral é como a pessoa se movimenta ao entregar a mensagem.

38% da mensagem geral é forma [seu tom, volume da voz, velocidade da fala etc] como a pessoa entrega a mensagem.

7% da mensagem geral pode ser atribuída às palavras que a pessoa usa.

Se você levar esses números e explicações ao pé da letra, eles podem sugerir que você pode assistir a um filme estrangeiro sem legendas, simplesmente observando a forma como dois atores conversam. Segundo essa lógica, você poderia ouvir como as palavras são ditas, observar os gestos dos atores e obter 93% da mensagem. O significado das palavras simplesmente não faria muita diferença….. Por isso, chama-lo de mito de Mehrabian, pois o professor não quis dizer isso.

silent-messages-ibralc

No entanto, este não é o caso. Em nosso exemplo, você poderá até reconhecer algumas emoções, mas não entenderia o que é dito. Compreenderá significativamente menos de 93% do que acontece na cena observada.

Em um livro de divulgação científica, os números 55, 38 e 7 apareceram pela primeira vez em um livro de 1971 intitulado Silent Messages [Mensagens Silenciosas], escrito por Albert Mehrabian e cujo conteúdo está baseado em uma de suas pesquisas. Entretanto, a forma como o senso comum se apropriou desses achados tem pouca semelhança com o que o professor Mehrabian originalmente pretendia. Esse é o mito sobre linguagem corporal mais difundido na Internet.

Anteriormente à essa elaboração, Mehrabian havia publicado dois artigos científicos sobre os quais faço comentários no artigo abaixo. As leituras se complementam, então vá até o final dessa matéria e depois leia o seguinte: O 93% não verbal da comunicação é verdade?

Mehrabian usa duas equações em Silent Messages (nas páginas 43 a 45) para descrever os resultados de uma seção de sua pesquisa, em um capítulo intitulado “The Double-Edged Message”. Nesse momento, nos interessa a segunda de suas equações:

Total feeling = 7% verbal feeling + 38% vocal feeling + 55% facial feeling

Comunicação de sentimentos = 7% verbal + 38% vocal + 55% facial

O raciocínio do professor Mehrabian (que acabou sendo transformado em um mito) é de que as palavras, a voz e a linguagem corporal devem ser consistentes umas com as outras durante a comunicação.

Se quem interpreta a informação detectar alguma inconsistência, será o não verbal, prioritariamente, a ser utilizado para se obter uma impressão geral sobre a mensagem.

Além disso, nem precisa comentar sobre o absurdo que é fazer cálculos de porcentagem sobre isso e generalizar para a comunicação humana como fenômeno….

Em seus estudos, ele concluiu [e entendemos que essa é a forma que esses dados devam ser interpretados] que as expressões faciais têm um impacto mais relevante ao comunicarmos os nossos sentimentos; em segundo lugar a forma como se fala e em terceiro a mensagem propriamente dita.

estou-bem-ibralc

Estou bem!

Por exemplo: alguém gritando, com a cara fechada, mas dizendo que está bem…. não será muito convincente…… Nesse caso, um ouvinte atento priorizará os indicadores não verbais uma vez que a questão é inferir sobre as emoções da pessoa que grita.

Em outras palavras, se você decidir manipular a sua linguagem corporal ou a forma como fala, faça-o de forma profissional, pois os seus interlocutores perceberão facilmente a inconsistência, o que diminuirá a probabilidade das pessoas acreditarem em você. Como Mehrabian escreve, “as pessoas dependem mais de ações para inferir sobre as emoções de outra pessoa”.

Por esse motivo é importante “ser você mesmo”. Treine suas apresentações em público, grave com uma câmera e assista sem manter uma postura “defensiva”. Não tenha receios, todos precisamos melhorar em algo…

Seja natural! Se você usa gestos quando conversa ao telefone (e praticamente todos nós fazemos isso), deve trazer esses gestos para as suas interações. Deixe-os acontecer de forma natural. Eles são um componente integral de quem você é como ser humano e, portanto, fundamentais para você dar vida ao conceito de “seja você mesmo”.

Usar os gestos naturalmente e estar consciente de suas verdadeiras emoções sobre determinado assunto são duas estratégias fundamentais para garantir a consistência entre o que é dito [como as palavras soam] e como você se movimenta nesse contexto. Tenha isso em mente e a sua eficácia em comunicar será aperfeiçoada.

Veja também:


Veja as nossas matérias sobre os MITOS em linguagem corporal: 


 

 

 


Como eu acho o IBRALE no Telegram ou no Instagram?

IBRALE nas Redes

canal-ibrale-no-telegram-1

 

 

ibrale-testes-linguagem-corporal

 


Como citar este artigo?

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. O Mito de Mehrabian. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Disponível em < https://ibralc.com.br/o-mito-de-mehrabian/> . Acesso em 28 Mar 2024.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). O Mito de Mehrabian. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Recuperado em 28 Mar 2024, de https://ibralc.com.br/o-mito-de-mehrabian/.

Deixe o seu comentário

1 comentário em “O Mito de Mehrabian”

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados