A linguagem corporal é importante para os políticos e candidatos?

A linguagem corporal é importante para os políticos e candidatos?

O domínio avançado da comunicação não verbal é fundamental para o êxito de políticos.

Seja na fase eleitoral, seja em momentos posteriores, o político necessitará atuar como negociador e como procurador das aspirações de seus eleitores.

Para tanto, a correta reafirmação de suas mensagens verbais nos domínios da linguagem corporal é muito importante.

linguagem-corporal-prioridades

Além disso, saber posicionar-se  nos ambientes e conhecer as possíveis mensagens não verbais que são sinalizadas para as pessoas tem significativa importância para que uma negociação seja bem sucedida.

Uma boa parte do trabalho como procurador dos interesses dos eleitores se baseia em perceber a relevância e urgência dos temas a serem tratados.

Essa percepção é ampliada pela correta interpretação dos indicadores não verbais.

linguagem-corporal-persuasao-retorica

É muito comum que as pessoas associem o conhecimento sobre comunicação não verbal à persuasão sob um ponto de vista negativo.

No entanto, essa é uma interpretação equivocada, uma vez que persuadir envolve a exposição clara de idéias legítimas de forma que pessoas livres e autônomas, diante de novos argumentos, possam tomar suas decisões.

Nesse contexto, a utilização hábil da comunicação não verbal é extremamente útil para repetir, enfatizar e complementar o que existe a ser dito, além de ser um modo único de expressar emoções que são, imediatamente, identificadas pelas pessoas.

Em minha experiência no meio político, tenho conhecido diversas personagens que possuem uma capacidade natural para utilizar e também para interpretar a linguagem corporal. Entendo que essas habilidades são, em certa medida, responsáveis pelo êxito desses políticos, que as utilizam para perceber as emoções e as necessidades de seus eleitores e, a partir daí, tomar suas providências.

É comum pensarmos que isso é ruim e somente será utilizado em prejuízo das pessoas, mas essa percepção não é, necessariamente, verdadeira. Um político honesto e bem intencionado será muito mais sensível às necessidades legítimas de seus eleitores por meio do aperfeiçoamento desses habilidades.


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

. A linguagem corporal é importante para os políticos e candidatos?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-e-importante-para-os-politicos-candidatos/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

. (). A linguagem corporal é importante para os políticos e candidatos?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/linguagem-corporal-e-importante-para-os-politicos-candidatos/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Política and tagged , , , .

Deixe uma resposta