Programa Ação Nacional da TV Século XXI sobre Linguagem Corporal
Linguagem corporal na vida diária
1º Bloco
O Dr. Sergio Senna explica quais são as áreas da comunicação não verbal e esclarece a importância da observação da linguagem corporal para a identificação da mentira. |
2º Bloco
3º Bloco
4º Bloco
Doutor o senhor é um dos melhores do Brasil se não o melhor . Parabéns por seu trabalho. Estou editando o video para postar em que canal, logo enviarei o link para o senhor no whatssap . Fique com Deus professor !
Dr. o senhor me recomenda um ótimo livro da linguagem corporea para eu expandir meus conhecimentos? estarei aguardando, obrigado!
Ah, ou melhor linguagem não-verbal. rs
Olá Caique,
Recomendo inicialmente os artigos contidos no portal (que não são poucos). Nas referências bibliográficas você pode encontrar muita referência para leitura.
Abraço,
Edinaldo Oliveira
Olá Caique, obrigado pelo seu comentário.
A literatura sobre interpretação da linguagem corporal que está disponível em Língua Portuguesa é de péssima qualidade técnica.
Basicamente são diferentes traduções e compilações de livros originalmente elaborados em inglês. Além disso, em sua maior parte, incluem “dicas” provenientes da programação neurolinguística (sem dizer que a fonte é essa). Lamento muito que o assunto tenha se desenvolvido assim.
Atualmente, têm aparecido os livros do Dr. Ekman, que são literatura de divulgação científica na área. Seu objetivo não é basicamente “ensinar” interpretação, mas divulgar os estudos na área.
Sobre proxêmica, existe o livro do Edward Hall – A dimensão oculta. Apesar do nome parecer algo do tipo autoajuda, é um livro de divulgação científica.
Ainda neste semestre lançarei alguns títulos que estão em produção. Serão também livros de divulgação científica, mas com exercícios de aplicação.
Um abraço
Sergio Senna
Obrigado!
Parabéns pela entrevista Dr. Sergio Senna Pires!
Deve ser porque só 7% da nossa linguagem é verbal rsrsrs
Escrevo muita coisa sobre linguagem corporal, comunicação não verbal e sobre a mentira.
No entanto, é diferente quando a gente fala sobre o assunto. Parece mais fluído e mais agradável.
essa é uma entrevista longa, em um programa que tem 1 hora. são quatro blocos onde é possível tratar de muitos assuntos.
Mesmo assim, com essa duração, eu e a jornalista ficamos com a impressão de que foi muito pouco tempo. Engraçado, não?
abraço e bom dia.
Sergio Senna