Nós reconhecemos o movimento biológico sem a necessidade de termos informação sobre todo o corpo em movimento.
Nesse contexto, a nossa capacidade visual tem muitas possibilidades e limitações. O cérebro está sempre tentando “encurtar o caminho” para oferecer a melhor informação possível.
Um exemplo muito interessante da capacidade do sistema visual para recuperar informações sobre o movimento biológico é o seu reconhecimento a partir de alguns pontos.
Esse fenômeno é conhecido como movimento biológico. Observe o vídeo abaixo e veja se você reconhece o que os atores estão fazendo:
Os pontos brancos , estrategicamente colocados nos corpos dos atores, são suficientes para que reconheçamos que duas pessoas estão discutindo.
São os pontos luminosos e seu movimento que transmitem informações sobre o objeto ou sobre evento que está sendo apresentado. Nosso cérebro faz a integração global dos sinais de movimento no espaço e no tempo.
A percepção das sequências animadas são, na realidade, “uma montagem” a partir de figuras estáticas. Diversas experiências vêm sendo realizadas com o propósito de conhecer melhor esse fenômeno. Algumas são muito interessantes:
- 1. Os observadores são capazes de identificar o sexo de um ator (e.g. Kozlowski e corte de 1977; Mather & Murdoch 1994);
- 2. A atividade em que a pessoa está envolvida também é reconhecida (e.g. Johansson 1973);
- 3. O estado emocional dos envolvidos é percebido (e.g. Brownlow et al 1997); e
- 4. Bebês humanos, a partir de 3 meses, de idade podem perceber movimento biológico (e.g. Fox & McDaniel, 1982).
Quer ver um exemplo?
Você deve ter lido a seguinte frase:
Será que é isso mesmo? Clique na próxima aba.
Isso estava escrito | Veja novamente | |
![]() |
![]() |
Obviamente, a expressão HQIF EAZ EPJQ não faz nenhum sentido na Língua Portuguesa.
Então, mostramos que nem sempre essa tendência do nosso cérebro em “revolver” os problemas, completando informações que faltam, nos é benéfica. É por esse motivo que não devemos acreditar nessas propostas mágicas de que o nosso cérebro sabe de tudo e faz o trabalho de análise sem precisar de nossa atenção. Esses mecanismos “maravilhosos” do cérebro, assim como propagados pela Programação Neurolinguística, podem te ajudar ou te prejudicar. Vai depender da situação e da sua sorte.
Lembre-se de que não existe mágica! Esse tipo de mecanismo pode levar você a tirar conclusões erradas e se envolver em problemas com graves consequências, dependendo das decisões que você tomar com base nessas informações que serão “completadas” pelo seu cérebro.
Se nós tivéssemos apostado que você não conseguiria ler a sentença inicial, ganharíamos a aposta. Os estelionatários, por exemplo, usam muitos desses mecanismos para aplicar os seus golpes. Então é muito benéfico conhecer como o seu sistema nervoso funciona.
Seu cérebro pregou uma peça em você, não?
Um abraço
Sergio Senna
Referências
Brownlow, S., Dixon, A. R., Egbert, C. A., & Radcliffe, R. D. (1997). Perception of movement and dancer characteristics from point-light displays of dance. The Psychological Record, 47, 411–421.
Kozlowski, L. T. & Cutting, J. E. (1977). Recognizing the sex of a walker from a dynamic point-light display. Perception & Psychophysics, 21, 575-580.
Fox, R., & McDaniel, C. (1982). The perception of biological motion by human infants. Science, 218, 486-487.
Johansson, G. (1973). Visual Perception of Biological Motion and Model for its Analysis. Perception and Psychophysics, 14, 201-211.
Blake R (1993) Cats perceive biological motion. Psychological Science 4, 54-57.
Mather, G., & Murdoch, L. (1994). Gender discrimination in biological motion displays based on dynamic cues. Proceedings of the Royal Society of London: Series B, 258, 273-279.
Muito bom! Extremamente interessante esse artigo!
Só há um ponto do que tenho opinião diferente, quanto a questão da PNL poder prejudicar ou ajudar dependendo da sorte e situação. Creio que no máximo ela pode NÃO prejudicar SE tiver sorte! Porque até hoje não vi uma verdade incontestável nessa matéria.
Esse teste que foi colocado, do ”HOJE FAZ FRIO”, é muito semelhante a questões de raciocínio lógico sequencial, onde temos que dar uma continuação lógica para uma sequência de palavras.
PS: Desculpe a minha presunção sobre ter apagado o post no ”falsas confissões”, acontece que sumiu de um dia pro outro, geralmente quando eu entro na página os comentários que estão para ser aprovados aparecem, aquele tinha sumido. E além do mais não recebi a notificação de que foi aceito. Bizarro. rs.
Abraços até mais!
Rogério B.