Percepção do movimento biológico

Movimento BiológicoNós reconhecemos o movimento biológico sem a necessidade de termos informação sobre todo o corpo em movimento.

Nesse contexto, a nossa capacidade visual tem muitas possibilidades e limitações. O cérebro está sempre tentando “encurtar o caminho” para oferecer a melhor informação possível.

Um exemplo muito interessante da capacidade do sistema visual para recuperar informações sobre o movimento biológico é o seu reconhecimento a partir de alguns pontos.

Esse fenômeno é conhecido como movimento biológico. Observe o vídeo abaixo e veja se você reconhece o que os atores estão fazendo:

 

 

Os pontos brancos , estrategicamente colocados nos corpos dos atores, são suficientes para que reconheçamos que duas pessoas estão discutindo.

São os pontos luminosos e seu movimento que transmitem informações sobre o objeto ou sobre evento que está sendo apresentado. Nosso cérebro faz a integração global dos sinais de movimento no espaço e no tempo.

A percepção das sequências animadas são, na realidade, “uma montagem” a partir de figuras estáticas. Diversas experiências vêm sendo realizadas com o propósito de conhecer melhor esse fenômeno. Algumas são muito interessantes:

  • 1. Os observadores são capazes de identificar o sexo de um ator (e.g. Kozlowski e corte de 1977; Mather & Murdoch 1994);
  • 2. A atividade em que a pessoa está envolvida também é reconhecida (e.g. Johansson 1973);
  • 3. O estado emocional dos envolvidos é percebido (e.g. Brownlow et al 1997); e
  • 4. Bebês humanos, a partir de 3 meses, de idade podem perceber movimento biológico (e.g. Fox & McDaniel, 1982).

 

Essa capacidade de reconhecer o movimento biológico nos permite identificar a linguagem corporal da pessoa mesmo com poucos dados disponíveis, o que pode ocorrer de forma não consciente.

 

 

 

 

 

 

 

Isso não representa sempre uma vantagem, uma vez que, trabalhando com dados parciais, nosso processamento de informações o sistema decisório podem chegar a conclusões equivocadas.

Quer ver um exemplo?

1 - Leia o que está escrito:2 - Depois clique aqui3 - Explicação

frio

Você deve ter lido a seguinte frase:

frio-1

Será que é isso mesmo? Clique na próxima aba.

Isso estava escrito Veja novamente
frio-2 frio-4

 

Obviamente, a expressão HQIF EAZ EPJQ não faz nenhum sentido na Língua Portuguesa.

Então, mostramos que nem sempre essa tendência do nosso cérebro em “revolver” os problemas, completando informações que faltam, nos é benéfica. É por esse motivo que não devemos acreditar nessas propostas mágicas de que o nosso cérebro sabe de tudo e faz o trabalho de análise sem precisar de nossa atenção. Esses mecanismos “maravilhosos” do cérebro, assim como propagados pela Programação Neurolinguística, podem te ajudar ou te prejudicar. Vai depender da situação e da sua sorte.

 

Quando se trata de observação do comportamento, devemos tomar cuidado com essa tendência não consciente de chegar a conclusões mesmo sem ter todos os elementos necessários.

Lembre-se de que não existe mágica! Esse tipo de mecanismo pode levar você a tirar conclusões erradas e se envolver em problemas com graves consequências, dependendo das decisões que você tomar com base nessas informações que serão “completadas” pelo seu cérebro.

 

Se nós tivéssemos apostado que você não conseguiria ler a sentença inicial, ganharíamos a aposta. Os estelionatários, por exemplo, usam muitos desses mecanismos para aplicar os seus golpes. Então é muito benéfico conhecer como o seu sistema nervoso funciona.

Seu cérebro pregou uma peça em você, não?

Um abraço

Sergio Senna

 

Referências

Brownlow, S., Dixon, A. R., Egbert, C. A., & Radcliffe, R. D. (1997). Perception of movement and dancer characteristics from point-light displays of dance. The Psychological Record, 47, 411–421.

Kozlowski, L. T. & Cutting, J. E. (1977). Recognizing the sex of a walker from a dynamic point-light display. Perception & Psychophysics, 21, 575-580.

Fox, R., & McDaniel, C. (1982). The perception of biological motion by human infants. Science, 218, 486-487.

Johansson, G. (1973). Visual Perception of Biological Motion and Model for its Analysis. Perception and Psychophysics, 14, 201-211.

Blake R (1993) Cats perceive biological motion. Psychological Science 4, 54-57.

Mather, G., & Murdoch, L. (1994). Gender discrimination in biological motion displays based on dynamic cues. Proceedings of the Royal Society of London: Series B, 258, 273-279.

 


Visite as Seções do Portal:

 


Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Percepção do movimento biológico. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < https://ibralc.com.br/percepcao-do-movimento/> . Acesso em 2 Dec 2016.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2013). Percepção do movimento biológico. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 2 Dec 2016, de https://ibralc.com.br/percepcao-do-movimento/.

The following two tabs change content below.
Sergio Senna
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
Sergio Senna

Últimos posts de Sergio Senna (ver todos)

Posted in Cinésica and tagged , , , , , , , , .

One Comment

  1. Muito bom! Extremamente interessante esse artigo!
    Só há um ponto do que tenho opinião diferente, quanto a questão da PNL poder prejudicar ou ajudar dependendo da sorte e situação. Creio que no máximo ela pode NÃO prejudicar SE tiver sorte! Porque até hoje não vi uma verdade incontestável nessa matéria.
    Esse teste que foi colocado, do ”HOJE FAZ FRIO”, é muito semelhante a questões de raciocínio lógico sequencial, onde temos que dar uma continuação lógica para uma sequência de palavras.
    PS: Desculpe a minha presunção sobre ter apagado o post no ”falsas confissões”, acontece que sumiu de um dia pro outro, geralmente quando eu entro na página os comentários que estão para ser aprovados aparecem, aquele tinha sumido. E além do mais não recebi a notificação de que foi aceito. Bizarro. rs.

    Abraços até mais!

    Rogério B.

Deixe uma resposta