Avançar para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » Linguagem Corporal » 9 mitos da linguagem corporal – Você acredita neles?

9 mitos da linguagem corporal – Você acredita neles?

Compartilhe:
Tempo de leitura: 7 min.

 

Os mitos da linguagem corporal vão aparecendo em meios à ganância dos “especialistas”, às técnicas agressivas de marketing e ao baixo senso crítico dos consumidores de conteúdo sobre linguagem corporal. Sim, o consumidor também é responsável pelo estabelecimento e pela difusão de mitos em determinado assunto.

Alguns mitos estão bem disfarçados e são difíceis de discernir. Outros, no entanto, são decifrados apenas com um pouco de lógica. Um exemplo é o mito de que 93% [ou 55 ou 38%, tanto faz] da comunicação é não verbal. Vejamos um desafio lógico:

Se essa afirmação fosse verdadeira e que apenas 7% da comunicação se devesse ao significado das palavras, seria possível ir a um País exótico (para nós é claro), digamos a China, e nos comunicarmos sem problemas….. O que obviamente não ocorre no mundo real.

A ciência sempre será um argumento de autoridade. Sou um acadêmico e estudei em algumas das melhores universidades brasileiras, por isso sei o trabalho que dá entender, com profundidade, de algum assunto.

Mas se o “especialista” e  linguagem corporal não quer passar anos estudando (porque para alguns é muito chato) e muito menos atender aos requisitos para conseguir certificações de peso, a tentação para empregar essas estratégias acaba sendo difícil de resistir….

Entretanto, a despeito dos mitos sobre linguagem corporal, a comunicação não-verbal continua desempenhando um papel fundamental em nossas vidas.

Os mitos foram aparecendo em meio à disseminação de informação de baixa qualidade que ocorre quando alguém, sem a devida qualificação, começa a “melhorar” as suas aulas e textos com versões sobre estudos e pesquisas científicas dos quais nada entende. Porque é chato e demorado estudar para poder explicar textos científicos para as pessoas.

Toda pesquisa tem possibilidades, limitações e um enquadramento que limita a compreensão dos seus resultados a determinado grupo ou situação.

Então, nem tudo o que você ouviu sobre a linguagem corporal é correto.

Eu separei nove mitos sobre linguagem corporal para você conhecer.

 

Pense! Você acredita em algum deles?

 

1

mehrabian-ibralc-linguagem-corporal-mitos-93%A linguagem corporal é responsável por 93% da comunicação (ou 55% ou 38%) Varia conforme o freguês.

Sem comentários. É o mito sobre linguagem corporal mais conhecido.

A variação do que dizem começou a ocorrer para “acomodarem” o absurdo que é atribuir 93% de um fenômeno complexo (comunicação humana) e um dos seus componentes. Até uma criança de 10 anos ou mais vê que tem algo de errado aí…..

Foi originado pela apropriação errônea de achados do Dr. Albert Mehabrian. Para uma explicação detalhada, veja esse artigo: O 93% não verbal da comunicação é verdade? É o artigo campeão de acessos no Portal IBRALC.

 

2

Usar a linguagem corporal para causar uma impressão positiva não é autêntico.

Este é um mito frequentemente divulgado na Internet. Algumas pessoas têm problemas em aceitar que você pode adquirir algumas habilidades pela aprendizagem.

Você pode aprender a dirigir um carro, a falar outro idioma e também a compreender e usar a sua linguagem corporal.

Assim como você aprende como apresentar um conteúdo, uma palestra, pode aprender a como reforçar as suas mensagens a partir da linguagem corporal. Realmente não vejo qualquer problema nisso… Essa comunicação multicanal precisa ser dominada. O que prejudica a pessoa é enviar mensagens incongruentes por meio de diferentes canais. Ai o bicho pega. É o caso do vendedor que sabe que o seu produto é ruim, mas afirma que é top…. Se não for um excelente mentiroso, as pessoas vão perceber.

Então agir com naturalidade é importante, mas nada impede que você aprenda como fazer isso.

 

3

Os mentirosos não fazem contato visual.

Um dos mitos mais importantes sobre a mentira é que os mentirosos evitam o contato visual. Enquanto alguns mentirosos (especialmente crianças) podem achar difícil mentir enquanto olham para você, outros bem mais experientes, vão olhar no fundo dos seus olhos e contar as maiores lorotas.

Caso você faça uma relação entre a falta de contato visual com a mentira, interpretará de forma equivocada os indicadores não-verbais das pessoas que são tímidas, introvertidas ou procedentes de culturas onde o contato visual prolongado é considerado rude ou ameaçador.

O Dr. David Matsumoto escreveu um artigo em 2009 sobre o mito dos mentirosos não fazerem contato visual (em inglês)

Então cuidado!

 

4

A pose de “Super-homem” ou “Mulher-Maravilha” muda a química do sangue.

pose-poder-super-homem-mito-linguagem-corporal-ibralc

O conceito de que dois minutos de “pose de força” (por exemplo, ficar com os pés afastados com as mãos nos quadris) aumentava a testosterona (um hormônio poderoso) e diminuía o cortisol (um hormônio associado ao estresse), foi popularizado pela palestra TED de Amy Cuddy.

Resultados impressionantes foram citados em vários blogs e discursos sobre linguagem corporal ao longo dos anos. Mas a reação recente de Dana Carney, co-pesquisadora de Cuddy, e a incapacidade de outras universidades de replicar os resultados, lançaram dúvidas sobre essa afirmação.

Entretanto, há alguns anos eu mostro um dos mecanismos básicos dos processos psicológicos de animais superiores [e dos humanos também] que serve para explicar vários fenômenos psicológicos. É o velho e bom CONDICIONAMENTO CLÁSSICO.

Diga-se que isso não tem nenhuma relação direta com POSES DE PODER e o seu suposto efeito benéfico.

De forma geral, o condicionamento clássico consiste em que a certos estímulos incondicionados podemos associar outros estímulos , com a repetição da coincidência e com o tempo, eles passam a reagir em conjunto. É por meio desse processo básico do comportamento humano que uma determinada emoção se associa a um lugar, a um perfume, a uma música, a uma pessoa etc… 

Dessa forma, as emoções subjacentes a posições confiantes podem ser eliciadas (provocadas)  ao tomarmos uma dessas posições, se isso fizer parte do nosso repertório pretérito.

Entretanto, apesar de ser um processo muito bem conhecido e estudado, os cientistas que gostam de novidades não querem usa-lo para explicar os fenômenos [afinal, foi descoberto no Sec XIX] e também não é garantido que funcione com todas as pessoas e nem em todas as situações….

Ninguém mais quer explicar usando esse conhecimento. Afinal, é muito básico….

Sobre isso veja o meu artigo: Linguagem Corporal e o Sistema Nervoso Autônomo 

 

5

Frio - linguagem corporalBraços cruzados sempre significam resistência.

Claro, braços cruzados podem indicar resistência, mas também pode significar muitas outras coisas – ou nada – dependendo do indivíduo e da situação. Se uma pessoa se sentar em uma cadeira que não tenha apoios de braços, aumenta a probabilidade de braços cruzados – assim como se a temperatura ambiente estiver fria.

Se alguém está absorto em seus pensamentos e andando de um lado para o outro, cruzar os braços é uma forma comum de aumentar a concentração. O problema de acreditar no mito do braço cruzado é que você pode não perceber que o gesto vem de alguém que está frio, concentrado ou simplesmente assumindo a posição normal e mais confortável.

Essa compilação de artigos científicos reúne algumas idéias sobre os mitos posturais.

 

6

A direção de movimento dos olhos está correlacionada com a mentira.

Sem comentários, outro CAMPEÃO dos mitos sobre linguagem corporal.

Esse mito já foi detonado por DEZENAS de pesquisas científicas. Até o Departamento de Defesa dos EUA (DOD) mandou fazer pesquisas sobre isso, pois seria genial saber se alguém está mentido apenas observando algum padrão dos movimentos oculares.

Eu ia adorar se fosse verdade! Porque convivo com muitos mentirosos no meu trabalho….

Veja esse meu artigo para conhecer muitos detalhes: Você identifica a mentira pelo movimento dos olhos?

 

7

Linguagem corporal bola de cristalVocê pode saber o que alguém está pensando, pela linguagem corporal.

Não, você não pode. Não somos leitores de mentes.

Se você acredita em Deus, Ele pode, mas só Ele!

Embora a linguagem corporal possa oferecer pistas, indicadores sobre o estado emocional de alguém (emoções básicas), não se pode dizer as razões pelas quais vemos alguma emoção. Por vezes, nem mesmo a própria pessoa sabe….

Eu explico isso no artigo:  Interpretar não é adivinhar 

 

8

linguagem-corporal-sorriso-8A linguagem corporal é uma ferramenta eficaz para disfarçar seus verdadeiros sentimentos.

O problema de confiar nesse mito é que a pesquisa moderna já mostrou que tentar suprimir a emoção genuína requer tanto esforço consciente que raramente a mentira é bem-sucedida. Sempre que você tenta esconder qualquer emoção e fingir outra, seu corpo quase sempre “vaza” pistas não-verbais que são percebidas pelo seu público.

A pesquisa moderna sobre supressão emocional mostra por que é tão difícil esconder suas verdadeiras emoções. Simplesmente não vale a pena.

 

9

O aumento da eficácia da comunicação exige grandes mudanças no comportamento não-verbal.

Experimente sorrir mais e veja o quanto isso melhora a dinâmica de suas interações. Um sorriso genuíno não apenas estimula sua própria sensação de bem-estar.

Entretanto, também diz às pessoas ao seu redor que você é acessível, cooperativo e confiável. a sua forma de movimentação e de olhar também comunica os mesmos elementos

Um sorriso genuíno surge lentamente, enruga os olhos, ilumina o rosto e desaparece lentamente. Mais importante ainda, sorrir influencia diretamente a forma como as outras pessoas reagem a você. Quando você sorri para alguém, essa pessoa quase sempre sorri de volta.

E, como as expressões faciais desencadeiam sentimentos correspondentes, o sorriso que você recebe realmente muda o estado emocional da pessoa de uma forma positiva. Nada mal para uma pequena mudança não-verbal. Veja o artigo de Edinaldo Oliveira: O sorriso é contagiante.

Preste, portanto, atenção aos mitos sobre linguagem corporal.

 

1 comentário em “9 mitos da linguagem corporal – Você acredita neles?”

  1. Pingback: O estudo da linguagem corporal é uma ciência? – IBRALE

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados