Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » Linguagem Corporal » Comunicação Não Verbal – a expressão sem palavras

Comunicação Não Verbal – a expressão sem palavras

Compartilhe:
Tempo de leitura: 5 min.

Comunicação Não Verbal

A comunicação não verbal, expressão sem palavras, a linguagem dos gestos e do corpo, juntamente com as microexpressões, representam a maior parte do comportamento não verbal observável. São os seguintes os principais campos de estudo da Comunicação Não Verbal:

  • Paralinguagem;
  • Proxêmica;
  • Aparência;
  • Cinésica (inclui Tacesica, expressões faciais, gestos).

É nesse último campo que encontramos os gestos, os movimentos e as expressões faciais. Veja, então, como a ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos e das expressões faciais:

9 tipos de comunicação não verbal, expressões sem palavras

A pesquisa científica sobre comunicação e comportamento não-verbal começou com a publicação, em 1872, de A expressão das emoções no homem e nos animais, de Charles Darwin. Desde aquela época, inúmeras pesquisas foram conduzidas sobre os tipos, efeitos e expressões de comunicação e comportamento não verbais. Embora esses sinais sejam frequentemente tão sutis que não temos consciência deles, a pesquisa científica identificou vários nove tipos diferentes de comunicação não verbal e de expressar sem palavras.

Expressões Faciais

desvendando-ibralc-linguagem-corporal

As expressões faciais são responsáveis ​​por uma grande parte da comunicação não verbal. Considere quantas informações podem ser transmitidas com um sorriso ou uma cara de descontentamento. A expressão no rosto de uma pessoa costuma ser a primeira coisa que vemos, mesmo antes de ouvir o que ela tem a dizer.

Embora a comunicação e o comportamento não-verbal possam variar dramaticamente entre as culturas, a pesquisa científica mostra que, pelo menos, as expressões faciais de alegria, tristeza, raiva e medo são semelhantes em todo o mundo.

Gestos

Movimentos e sinais deliberados são uma forma importante de comunicar significado sem palavras.  Os gestos comuns incluem acenar, apontar e usar os dedos para indicar valores numéricos. Outros gestos são arbitrários e relacionados à cultura.

Conteúdo RelacionadoTipos de Gestos: Emblemas, Ilustradores e Manipuladores

 

Paralinguagem

A paralinguagem se refere à comunicação vocal separada da linguagem falada. Isso inclui fatores como tom de voz, volume, inflexão e altura.

Considere o efeito poderoso que o tom de voz pode ter sobre o significado de uma frase. Quando dito em um tom de voz forte, os ouvintes podem interpretar aprovação e entusiasmo. As mesmas palavras ditas em um tom de voz hesitante podem transmitir desaprovação e falta de interesse.

Considere todas as maneiras pelas quais simplesmente mudar seu tom de voz pode mudar o significado de uma frase. Um amigo pode perguntar como você está indo e você pode responder com o padrão “Estou bem”, mas como você realmente diz essas palavras pode revelar uma quantidade enorme de como você realmente está se sentindo.

Um tom de voz frio pode sugerir que você realmente não está bem, mas você não deseja discutir o assunto. Um tom de voz alegre e alegre revelará que você está realmente indo muito bem. Um tom sombrio e abatido indicaria que você é o oposto de bom e que talvez seu amigo deva perguntar mais.

Conteúdo relacionado: Paralinguagem

Linguagem corporal, postura e expressões sem palavras

Postura e movimento também podem transmitir uma grande quantidade de informações.  A pesquisa sobre a linguagem corporal cresceu significativamente desde a década de 1970, mas a mídia popular tem se concentrado na superinterpretação de posturas defensivas, cruzamentos de braços e pernas, especialmente após publicação do livro Body Language, de Julius Fast.

Embora esses comportamentos não-verbais possam indicar sentimentos e atitudes, a pesquisa sugere que a linguagem corporal é muito mais sutil e menos definitiva do que se acreditava anteriormente. Então todo cuidado é pouco!

Conteúdo Relacionado: O que é linguagem corporal?  e Linguagem Corporal

 

Proxêmica

As pessoas costumam referir-se à necessidade de “espaço pessoal”, que também é um tipo importante de comunicação não verbal, em expressar sem palavras. A distância de que precisamos e a quantidade de espaço que percebemos como pertencente a nós é influenciada por uma série de fatores, incluindo sociais normas, expectativas culturais, fatores situacionais, características de personalidade e nível de familiaridade.

A quantidade de espaço pessoal necessária ao ter uma conversa casual com outra pessoa geralmente varia entre 50 centímetros a 1,5 metros. Por outro lado, a distância pessoal necessária ao falar para mais pessoas é de cerca de mais de 3 metros.

 

expressão sem palavrasOlhar

Os olhos desempenham um papel importante na comunicação não-verbal. Olhar fixamente e piscar, por exemplo, são comportamentos não-verbais importantes. Quando as pessoas encontram pessoas ou coisas de que gostam, a taxa de piscadas aumenta e as pupilas dilatam. Olhar para outra pessoa pode indicar uma série de emoções, incluindo hostilidade, interesse e atração.

Apesar de não haver qualquer comprovação científica, as pessoas também consideram  o “olhar fixo” como um meio de determinar se alguém não está mentindo. O contato visual normal e constante costuma ser considerado um sinal de que uma pessoa está dizendo a verdade e é confiável. Olhos evasivos e incapacidade de manter contato visual, por outro lado, são freqüentemente vistos como  indicadores de que alguém está mentindo. Cuidado então com essas interpretações!

Conteúdo relacionado: O olhar mente?

 

Toque

 

A comunicação por meio do toque é outro comportamento não-verbal importante. Tem havido uma quantidade substancial de pesquisas sobre a importância do toque na primeira infância.

O estudo clássico de Harry Harlow, com macacos, demonstrou como o toque e o contato privados impedem o desenvolvimento. Macacos bebês criados por mães de arame farpado experimentaram déficits permanentes no comportamento e na interação social. O toque pode ser usado para comunicar afeto, familiaridade, simpatia e outras emoções. Veja Harlow’s Experiment (em inglês)

Em seu livro “Interpersonal Communication: Everyday Encounters”, a autora Julia Wood escreve que o toque também é frequentemente usado como uma forma de comunicar status e poder.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos de status elevado tendem a invadir o espaço pessoal de outras pessoas com maior frequência e intensidade do que indivíduos rotulados de status “inferior”. As diferenças sexuais também desempenham um papel na forma como as pessoas utilizam o toque para comunicar um significado.

As mulheres tendem a usar o toque para transmitir carinho, preocupação e carinho. Os homens, por outro lado, são mais propensos a usar o toque para afirmar o poder ou controle sobre os outros.

Conteúdo relacionado: Quais são os tipos de expressão corporal?

 

Aparência

Nossa escolha de cor, roupas, estilos de cabelo e outros fatores que afetam a aparência também são considerados um meio de comunicação não verbal. Pesquisas sobre a psicologia das cores demonstraram que cores diferentes podem evocar estados emocionais diversos. A aparência também pode alterar reações fisiológicas, julgamentos e interpretações.

Pense em todos os julgamentos sutis que você faz rapidamente sobre alguém com base em sua aparência (ainda que não totalmente conscientes quando ocorrem). Essas primeiras impressões são importantes, e é por isso que os especialistas sugerem que os candidatos a emprego se vistam de maneira adequada para entrevistas com seus potenciais empregadores.

Os pesquisadores descobriram que a aparência pode desempenhar um papel na forma como as pessoas são vistas e até mesmo no quanto elas ganham. Um estudo de 1996 descobriu que os advogados que foram classificados como mais atraentes do que seus pares ganhavam quase 15% mais do que os classificados como menos atraentes.

A cultura é uma influência importante sobre como as aparências são julgadas. Enquanto a magreza tende a ser valorizada nas culturas ocidentais, algumas culturas africanas relacionam corpos cheios de figura a melhor saúde, riqueza e status social.

 

Artefatos

Objetos e imagens também são ferramentas que podem ser usadas para comunicação sem palavras. Em um fórum online, por exemplo, você pode selecionar um avatar para representar sua identidade online e para comunicar informações sobre quem você é e as coisas de que gosta.

As pessoas costumam passar muito tempo desenvolvendo uma imagem específica e se cercando de objetos projetados para transmitir informações sobre as coisas que são importantes para elas.

Os uniformes, por exemplo, podem ser usados ​​para transmitir uma enorme quantidade de informações sobre uma pessoa. Um soldado vestirá farda, um policial vestirá uniforme e um médico vestirá jaleco branco. Com um simples olhar, essas roupas dizem às pessoas o que uma pessoa faz para viver. O cuidado que devemos ter é observar tudo isso com atenção, pois golpistas utilizam essas pressuposições para embasar os seus golpes. Por exemplo examinar uma radiografia para sugerir que é um médico. Então, muito cuidado!

Conteúdo relacionado: Radiografia dos golpes

Boa leitura

Sergio Senna

 


Como eu acho o IBRALE no Telegram ou no Instagram?

IBRALE nas Redes

canal-ibrale-no-telegram-1

 

 

ibrale-testes-linguagem-corporal

 


Como citar este artigo?

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Comunicação Não Verbal – a expressão sem palavras. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Disponível em < https://ibralc.com.br/comunicacao-nao-verbal-expressao-sem-palavras/> . Acesso em 22 Apr 2024.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2020). Comunicação Não Verbal – a expressão sem palavras. Instituto Brasileiro de Linguagem Emocional. Recuperado em 22 Apr 2024, de https://ibralc.com.br/comunicacao-nao-verbal-expressao-sem-palavras/.

Deixe o seu comentário

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados