Pular para o conteúdo
IBRALE | Socioemocional » Linguagem Corporal » Mentira branca… existe isso?

Mentira branca… existe isso?

Compartilhe:
Tempo de leitura: 4 min.

 

Não existe mentira “branca” ou inocente na medida em que qualquer uma delas prepara o mentiroso para mentir mais e melhor…Sergio Senna

A afirmação sobre a mentira branca, em destaque, pode parecer uma exagerada, mas é sempre bom destacar que, sob um ponto de vista mais amplo, cada mentira contada coopera para o aumento da probabilidade de alguém se tornar um mentiroso eficiente.

 

A mentira bem sucedida (não importando se é boba ou séria) causa dois efeitos principais:

  •  Aumenta a motivação para uma próxima mentira;
  • Enfraquece a vontade de lidar com a verdade.

metira-familia-linguagem-corporal-ibralc-1 mentira brancaComo já tratamos extensivamente em outro artigo ( Mentira na família: o que fazer? ), é comum que a prática de um mentiroso profissional inicie na infância, mentindo sobre bobagens e manipulando os adultos à sua volta.

Pode parecer um pouco confuso a princípio, mas são os adultos aqueles que devem ter a clareza em diferenciar as mentiras contadas pelas crianças para os manipular e as fantasias infantis que são parte dessa fase do desenvolvimento humano ( Mentiras infantis: Como lidar? ) .

Para isso, se houver dificuldade, deve-se recorrer aos psicólogos, que são os profissionais habilitados para ajudar nesse momento. Sobre como diferenciar mentiras veja: Três aspectos da mentira

Sendo uma pessoa  objetiva, não vou discorrer sobre o óbvio, que é a minha primeira afirmação. Ao conseguir atingir um objetivo com a mentira, seu protagonista (criança ou adulto), sente-se motivado a prosseguir utilizando as técnicas que deram certo.

Isso aumentará a possibilidade da ocorrência de novas mentiras, afirmação que não carece de maiores demonstrações. Então, você que é pai ou mãe, preste atenção ao sucesso da mentira (branca): é o primeiro passo para que um cenário pior se estabelece no futuro.

A mentira, entre muitas outras das suas facetas, serve como um lubrificante social. esse é um dos principais motivos pelo qual ela pode ser tão sedutora ( A mentira na vida diária ). Ao invés de enfrentar uma situação emocionalmente difícil, é sempre possível contar uma mentira e tratar com o caso depois. Na pior das hipóteses, é possível conseguir uma protelação do desgaste emocional de lidar com uma situação incômoda.

Esse raciocínio serve para qualquer fase do desenvolvimento humano. Para as crianças e adolescentes, pode ser uma oportunidade resolver conflitos em suas emoções , nem sempre muio claras para eles. No caso dos adultos, pode ser uma ocasião de não entrar em conflito com alguém, por exemplo.

Com esse contexto em mente, fica muito fácil entender o segundo aspecto que eu desejo destacar sobre a mentira (branca ou inocente): mentir pode evitar uma desgaste emocional imediato.

Apesar da afirmação anterior ser verdadeira, pois a mentira branca pode mesmo evitar uma embate no curto prazo, um dos seus efeitos é colaborar para que o mentiroso venha a ser um imaturo emocional. Você já deve ter conhecido pessoas assim….

metira-familia-linguagem-corporal-ibralc mentira brancaMentir é um processo que leva o mentiroso a fugir de situações emocionalmente estressantes (sendo muito comum nas mentiras que ocorrem no ambiente familiar. São daquele tipo sobre o qual você pergunta: Por que fulano(a) está mentindo? ou ainda Isso é mentira…. mas não há necessidade de fazer isso……) Esse tipo de mentira não resiste a uma análise da sua funcionalidade que extrapole a própria pessoa do mentiroso.

Essas mentiras ocorrem pela própria incapacidade do mentiro em lidar com suas emoções ( Por que certas pessoas mentem sem necessidade? ) . O grande problema é não identificarmos que, ao alimentarmos as mentiras brancas, estamos colaborando para a não resolução da imaturidade emocional dos nossos queridos.

Nada melhor que atravessar os conflitos da vida (sejam quais forem) para desenvolvermos a nossa maturidade. Mil livros lidos sobre o assunto não substituem a experiência de resolver os próprios problemas emocionais. No caso das crianças, somos nós adultos que devemos guia-las nesse processo. Mas como fazer isso, se nós mesmos somos imaturos? Essa é uma pergunta que fica para a nossa reflexão…

O fato é que as pessoas, independentemente da suas idades, continuamente estarão diante de dilemas entre falar a verdade ou mentir. Devo ser sincero e admitir que nem sempre a decisão sobre o caminho a seguir será fácil, mas falar a verdade, por mais difícil que seja é uma boa opção. Sob esse ponto de vista, sem nenhuma conotação religiosa, a verdade realmente liberta a pessoa. 

Concluo, afirmando que falar a verdade tira um enorme peso emocional dos nossos ombros e desenvolve autonomia e maturidade emocional (Além disso..  Falar a verdade melhora a sua saúde). Lembre-se então que não existe mentira “branca” e que ninguém começou a sua vida de estelionatário dando golpes de milhões…. é possível que tenha iniciado mentindo ao dizer que alguém não estava em casa por que essa pessoa não queria atender uma ligação telefônica….

Explicação do porquê se diz que as mentiras são brancas (em inglês)

Boa leitura

Sergio Senna

 

 

Deixe sua opinião - Seja educado - Os comentários são moderados